Mercado automotivo brasileiro: tudo o que você precisa saber
Dois homens, um está comprando carro e outro negociando

Mercado automotivo brasileiro: tudo o que você precisa saber

Antes da crise, em 2013, foram vendidas 2,7 milhões de unidades. Em 2018, os números começam a impressionar novamente, apresentando um aumento de 14,5% em relação ao mesmo período de 2017.

O aquecimento do mercado ainda se mostra de forma tímida, mas se espera para os próximos anos que o país supere a marca de 3,8 milhões de veículos novos vendidos, recorde registrado em 2012.

cta blog venda seu carro

As expectativas das montadoras são positivas, visto que o Brasil passou a ser um grande exportador de automóveis. Esse mercado se propagou no período de crise, quando cerca de 50% dos veículos novos ficavam parados nas montadoras por falta de demanda nas lojas. Somente em 2017, aproximadamente 47 mil automóveis deixaram o Brasil e o principal destino da frota foi o mercado sul-americano.

Quer saber um pouco mais sobre tudo que está acontecendo e o que está por vir no cenário automotivo brasileiro? Então acompanhe este post!

Principais características do mercado automotivo

Os carros, que antes tinham um perfil de uso pessoal, agora passaram a ser uma forma de trabalho.

A crise despertou uma nova necessidade de ocupação profissional e o carro de passeio se tornou a ferramenta de trabalho para muitos brasileiros.

O surgimento de aplicativos para motoristas demandou um crescimento de veículos para esse fim. Antes os carros usados para fins comerciais, como táxis e carros de empresa, tinham preço diferenciado e até mesmo subsídio para venda das concessionárias.

Os consumidores estão com uma tendência maior de adquirir veículos para passeio, mas que possam ser uma ferramenta de trabalho autônomo. Com isso, o investimento em carros que tenham mais desenvolvimento tecnológico caminha de forma crescente.

5 principais marcas do mercado automotivo brasileiro

Com a abertura comercial entre os países, várias montadoras se instalaram no Brasil e estão se popularizando na última década, principalmente as japonesas e coreanas. Mas, por afinidade e também confiança, os consumidores não dispensam as tradicionais marcas que compõem o mercado.

Por isso, ao mesmo tempo que nos deparamos com várias marcas diferentes quando circulamos pelas ruas, em maior proporção encontramos os modelos mais famosos e comercializados há anos no país. Chevrolet, Fiat, Volkswagen e Ford estão sempre no topo da lista de vendas e a tendência é que isso permaneça inalterado por muitos anos.

Chevrolet

A montadora está no topo da lista dos carros novos vendidos com os modelos:
– Onix;
– Cobalt;
– Prisma.

No mercado dos sedãs, a montadora também tem sua marca: o Cruze está cada vez mais despontando para números acima da média em 2018.

Volkswagen

Tradição e confiança são os grandes quesitos para que a Volkswagen se mantenha competitiva no mercado e com modelos na lista dos 10 mais vendidos do país. 

Em 2017, a Volks vendeu mais de 308 mil unidades dos seus mais variados modelos, entre eles o novo Polo e o Fox, que estão ganhando espaço no mercado com o lançamento das novas versões.

Fiat

Confiança e influência são o que movem essa montadora italiana que se instalou no Brasil em meados da década de 70 e até hoje se mantém ativa e na dianteira dos mais vendidos no país.

Entre os seus modelos mais cobiçados estão:
– Uno;
– Argo;
– Strada.

Ford

A montadora americana sempre foi forte no mercado nacional, mas até pouco tempo atrás não ultrapassava as suas concorrentes no número de vendas.

Nos últimos anos, com as remodelagens promovidas no Ford Ka, a marca está ganhando força e competindo com os seus concorrentes.

Hyundai

Para fechar as top 5 do mercado brasileiro podemos inserir a montadora sul-coreana Hyundai. A marca vem ganhando espaço com seus carros tecnológicos e com preços competitivos no mercado brasileiro.

Com o HB20 despontando entre os mais vendidos, os consumidores estão aprendendo a apreciar essa marca e a montadora está ganhando a confiança dos clientes com veículos que apresentam excelente valor de revenda.

Carros mais vendidos no mercado automotivo brasileiro

Em 2019 o brasileiro está se sentindo mais motivado para voltar a consumir e, com isso, o mercado automobilístico está mais aquecido. Os números apontam para aumento de mais de 21% no número de vendas, levando em consideração os resultados de 2018.

Está curioso para saber quais são os 5 carros mais vendidos nos primeiros 7 meses de 2019? Então confira a lista e veja como as montadoras estão se saindo após a crise!

1. Chevrolet Onix

Líder de vendas nos 4 últimos anos e, pelo que tudo indica, não perderá a hegemonia nesse ano de 2019.

A Chevrolet acertou na combinação conforto, tecnologia e preço, e, por isso, registra um crescente aumento no número de vendas. 

2. Hyundai HB20

O HB20 encanta os seus clientes pela combinação ideal entre:
– Conforto;
– Preço;
– Economia;
– Mão de obra barata em relação aos seus concorrentes importados.

3. Ford Ka

Mês após mês, o número de unidades vendidas se assemelha entre o HB20 e o Ford Ka.

Ao que tudo indica, os clientes estão encantados com os resultados dessa nova versão do Ka, que está mais esportiva e confortável.

Os valores também têm agradado os clientes, que cada vez mais estão buscando por veículos que prezam pela relação entre conforto, acabamento e preço.

4. Fiat Strada

A Fiat Strada está deixando para trás a marca de utilitário usado para trabalho, para uma picape descolada no mercado.

Para quem precisa fazer pequenos transportes ou gosta de carros no estilo picape, a Strada apresenta motorização arrojada.

É um veículo robusto e tem um design que chama a atenção dos consumidores. Com certeza será muito difícil para os concorrentes desbancar essa picape pelos próximos anos!

5. Volkswagen Gol

O Gol continua sendo uma daquelas opções de veículos que nunca sai da lista de compras dos motoristas mais tradicionais.

A perda do mercado se deu mais pelo preço do que pela confiança, como os seus concorrentes trouxeram modelos dotados de mais tecnologia e com preços mais atrativos, por consequência o Gol teve uma queda no número de vendas.

Tendências do mercado automotivo para os próximos anos

Carros mais eficientes energeticamente são a promessa para o horizonte da sustentabilidade. Os carros híbridos e elétricos estão se popularizando e prometem ganhar espaço.

De uma forma geral, o mercado automobilístico brasileiro vem sofrendo grandes mudanças como:
– Alteração nos padrões de consumo dos consumidores;
– Avanços da internet;
– Facilidade de negociar um veículo; 
–  Rapidez na busca por informações têm criado necessidades de compra.

As montadoras estão se adequando e caminhando com essas mudanças e, por isso, conquistando cada vez mais espaço na fase de retomada econômica.

O cenário é propício para o crescimento, basta que as empresas invistam em novidades e tecnologia como, por exemplo, a popularização dos veículos híbridos e movida a eletricidade.

Posts relacionados

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…
São Paulo irá receber a abertura da nova temporada da Fórmula E

São Paulo irá receber a abertura da nova temporada da Fórmula E

A capital paulista será palco do E-Prix da abertura da temporada 11 da Fórmula E, categoria de elétricos, em 7…

One Comment

  1. Marluce Souza

    Excelente artigo, com muitas informações relevantes foi de grande importância para a minha pesquisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *