Há mais de 3 décadas os carros de passeio a diesel não são permitidos no país. Saiba os motivos para isso e se existe chances de isso mudar.
Embora em queda na Europa, os carros a diesel já foram queridinhos por lá, sendo comum encontrar inclusive sedãs de luxo de marcas premium com esses motores. Mas o Brasil restringe em sua legislação o uso desse combustível para utilitários e veículos comerciais.
Criada em 1976, a portaria MIC nº 346 – mais tarde atualizada para DNC nº 23 – determina que “fica proibido o consumo de óleo diesel como combustível nos veículos automotores de passageiros de carga e de uso misto, nacionais e importados, com capacidade de transporte inferior a 1.000 kg (mil quilogramas), computados os pesos do condutor, tripulantes, passageiros e da carga”.
Cenário político da época
Em 1973, o mundo sofreu o impacto da 1ª crise do petróleo. Motivada por um embargo dos países árabes produtores de petróleo pelo apoio dado pelos Estados Unidos a Israel durante a Guerra do Yom Kippur, fez o preço do barril de petróleo aumentar em mais de 400%.
O resultado foi catastrófico para as economias dos países em desenvolvimento, com o aumento do endividamento externo do Brasil e o desabastecimento de postos de combustíveis.
No Brasil, resultou ainda no surgimento do Proálcool (Programa Nacional do Álcool). Com ele, o governo tinha a intenção de incentivar a produção do etanol para substituir a gasolina pura no Brasil e reduzir assim a dependência da importação de petróleo.
Outro passo foi a implantação da lei que proíbe o diesel em carros de passeio. Com ela, o governo militar da época conseguiu garantir que o diesel comprado seria suficiente, além de evitar um possível problema: a falta desse combustível no país. Desde então o diesel está concentrado no transporte de cargas e transporte coletivo de passageiros.
Quem pode usar diesel?
Até o momento, os únicos que podem receber motorizações a diesel são os ônibus, caminhões e picapes com capacidade de carga superior a 1 tonelada. Além desses, apenas os utilitários com tração 4×4 ou com a primeira marcha muito curta.
Benefícios do Diesel
Não é de hoje que essa regra é questionada. De tempos em tempos, parlamentares apresentam projetos pedindo a liberação do uso do diesel em carros de passeio.
Durante anos, um dos argumentos mais utilizados para manter a decisão de não permitir carros pequenos a diesel era a justificativa ambiental. Isso por que, antigamente o diesel emitia muito material considerado maligno para a saúde humana.
No entanto, em janeiro de 2013 chegou ao mercado nacional o diesel S10, que é mais limpo e menos nocivo à saúde. Um dos ganhos do S10 é ter baixo teor de enxofre em sua composição – esse elemento químico é o principal responsável pela emissão de gases poluentes.
Os motores a diesel são mais caros que os propulsores flex ou gasolina atuais. No entanto, costumam ser mais robustos, oferecerem mais torque e chegam a ser até 35% mais eficientes que os motores a gasolina.
3 Comments
A razão da não liberação dos carros diesel é o loby do petróleo e álcool, aliados ao governo que quer arrecadar impostos, os ricos podem andar no diesel, camionetas, e peruas, a
Pagam o ICMS qdo compram os carros, acho que o carro elétrico vai mudar essa situação..
hipoteticamente se eu colocar 4×4 e reduzida em um carro a gasolina e deixar ele mais alto com ângulos de entrada e saída de carro off Road eu posso tornar legal o ato de colocar um motor a diesel nele ?
hipoteticamente um opala por exemplo. ele vai atender os requisitos, 4×4, reduzida, e com os ângulos de entrada e saída creio poder ser considerado um “utilitario” ou não?
Olá, tudo bem? Infelizmente não, porque não é autorizada a conversão de um veículo a gasolina para um Diesel pela legislação, mesmo que ele tenha as características técnicas para o offroad.