Por que carros de passeio a diesel não são permitidos no Brasil?
carro a diesel abastecendo

Por que carros de passeio a diesel não são permitidos no Brasil?

Há mais de 3 décadas os carros de passeio a diesel não são permitidos no país. Saiba os motivos para isso e se existe chances de isso mudar.

Embora em queda na Europa, os carros a diesel já foram queridinhos por lá, sendo comum encontrar inclusive sedãs de luxo de marcas premium com esses motores. Mas o Brasil restringe em sua legislação o uso desse combustível para utilitários e veículos comerciais.

cta blog venda seu carro
quanto vale o seu carro na instacarro

Criada em 1976, a portaria MIC nº 346 – mais tarde atualizada para DNC nº 23 – determina que “fica proibido o consumo de óleo diesel como combustível nos veículos automotores de passageiros de carga e de uso misto, nacionais e importados, com capacidade de transporte inferior a 1.000 kg (mil quilogramas), computados os pesos do condutor, tripulantes, passageiros e da carga”.

Cenário político da época

Em 1973, o mundo sofreu o impacto da 1ª crise do petróleo. Motivada por um embargo dos países árabes produtores de petróleo pelo apoio dado pelos Estados Unidos a Israel durante a Guerra do Yom Kippur, fez o preço do barril de petróleo aumentar em mais de 400%.

O resultado foi catastrófico para as economias dos países em desenvolvimento, com o aumento do endividamento externo do Brasil e o desabastecimento de postos de combustíveis.

No Brasil, resultou ainda no surgimento do Proálcool (Programa Nacional do Álcool). Com ele, o governo tinha a intenção de incentivar a produção do etanol para substituir a gasolina pura no Brasil e reduzir assim a dependência da importação de petróleo.

Outro passo foi a implantação da lei que proíbe o diesel em carros de passeio. Com ela, o governo militar da época conseguiu garantir que o diesel comprado seria suficiente, além de evitar um possível problema: a falta desse combustível no país. Desde então o diesel está concentrado no transporte de cargas e transporte coletivo de passageiros.

Quem pode usar diesel?

Até o momento, os únicos que podem receber motorizações a diesel são os ônibus, caminhões e picapes com capacidade de carga superior a 1 tonelada. Além desses, apenas os utilitários com tração 4×4 ou com a primeira marcha muito curta.

carro de passeio a diesel abastecendo

Benefícios do Diesel

Não é de hoje que essa regra é questionada. De tempos em tempos, parlamentares apresentam projetos pedindo a liberação do uso do diesel em carros de passeio.

Durante anos, um dos argumentos mais utilizados para manter a decisão de não permitir carros pequenos a diesel era a justificativa ambiental. Isso por que, antigamente o diesel emitia muito material considerado maligno para a saúde humana.

mecânico consertando um van a diesel

No entanto, em janeiro de 2013 chegou ao mercado nacional o diesel S10, que é mais limpo e menos nocivo à saúde. Um dos ganhos do S10 é ter baixo teor de enxofre em sua composição – esse elemento químico é o principal responsável pela emissão de gases poluentes.

Os motores a diesel são mais caros que os propulsores flex ou gasolina atuais. No entanto, costumam ser mais robustos, oferecerem mais torque e chegam a ser até 35% mais eficientes que os motores a gasolina.

Posts relacionados

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…

3 Comments

  1. José Nazaré pereira

    A razão da não liberação dos carros diesel é o loby do petróleo e álcool, aliados ao governo que quer arrecadar impostos, os ricos podem andar no diesel, camionetas, e peruas, a

    Pagam o ICMS qdo compram os carros, acho que o carro elétrico vai mudar essa situação..

  2. Junior

    hipoteticamente se eu colocar 4×4 e reduzida em um carro a gasolina e deixar ele mais alto com ângulos de entrada e saída de carro off Road eu posso tornar legal o ato de colocar um motor a diesel nele ?
    hipoteticamente um opala por exemplo. ele vai atender os requisitos, 4×4, reduzida, e com os ângulos de entrada e saída creio poder ser considerado um “utilitario” ou não?

    1. Fernando Naccari

      Olá, tudo bem? Infelizmente não, porque não é autorizada a conversão de um veículo a gasolina para um Diesel pela legislação, mesmo que ele tenha as características técnicas para o offroad.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *