Feito sobre a mesma plataforma do Pulse, SUV cupê da Fiat vai ganhar o nome Fastback e irá disputar o público do Volkswagen Nivus
Você já deve ter ouvido falar do novo SUV cupê da Fiat, certo? Então, o modelo, que até então era chamado de “Progetto 376”, deve estrear ainda este ano com o nome de Fastback.
O modelo será a segunda aposta da Fiat no segmento de SUVs do mercado automotivo brasileiro, iniciada com o lançamento do SUV Pulse no fim de 2021. E é justamente dele que vem a plataforma do Fastback.
O Fiat Fastback deverá manter o mesmo entre-eixos de 2,53 m de Pulse. Por outro lado, o porta-malas será generoso, com capacidade superior aos 525 litros do sedã Cronos. Já sob o capô, o modelo irá adotar também um propulsor da família GSE.
O SUV cupê deverá contar com o 1.0 turbo de três cilindros e 130 cv em suas versões de entrada e o 1.3 turbo de 185 cv, usado atualmente na Fiat Toro, em uma versão esportiva com apelo semelhante ao futuro Pulse Abarth.
Para se mostrar mais robusto e se diferenciar do Pulse, o Fastback deverá apostar em rodas maiores, embora mantendo o mesmo perfil lateral, além de uma dianteira com elementos exclusivos.
Por dentro, o modelo deverá seguir também o mesmo padrão do Pulse, inclusive com o quadro de instrumentos digital e a central multimídia com tela de 10,1″. Porém incorporando novos recursos como o freio de estacionamento com acionamento eletrônico.
Concorrente
Sem dúvidas, o principal concorrente do Fastback será o Volkswagen Nivus. Além de ser o único SUV cupê do segmento de compactos do mercado automotivo brasileiro, o modelo da marca alemã tem características técnicas bem próximas.
Com o mesmo entre-eixos de 2,566 m do hatch Polo, está disponível em duas versões (Comfortline e Highline). Ambas equipadas com o motor 1.0 turbo de três cilindros e 128 cv e um câmbio automático de seis marchas.