Os SUVs também podem ser sinônimo de carros econômicos; veja os modelos mais eficientes produzidos no Brasil de acordo com o Inmetro
Os SUVs são tradicionalmente o contrário daquilo que se espera de um carro econômico: geralmente são modelos altos, com pneus grandes e de uso misto e que trazem motores mais potentes e não necessariamente voltados para a eficiência.
Mas o avanço da tecnologia automotiva, combinado com a maior pressão das normas de emissões mais atuais, tem feito com que alguns modelos de utilitários esportivos atinjam um nível de eficiência tão bom (ou até melhor) do que o de um carro popular 1.0.
Confira a seguir os SUVs mais econômicos produzidos no Brasil. Os dados são do PBE Veicular, do Inmetro.
Toyota Corolla Cross
O médio Toyota Corolla Cross é atualmente o único SUV brasileiro equipado com um conjunto motriz híbrido. Pois é exatamente essa configuração que faz do modelo da marca japonesa o utilitário esportivo mais econômico do Brasil.
A combinação do motor 1.8 flex com um propulsor elétrico permite que o Corolla Cross registre médias de consumo (com gasolina) de 13,9 km/l (estrada) e 17 km/l (cidade).
Chevrolet Tracker
O SUV Chevrolet Tracker usa em suas versões mais acessíveis o mesmo motor 1.0 turbo de 116 cv da linha Onix e Onix Plus. Que já faz dos dois compactos os modelos mais econômicos do mercado automotivo brasileiro.
No SUV, a versão mais econômica é a que combina o motor 1.0 sobrealimentado com o câmbio manual de seis marchas. As médias de consumo com gasolina são de 14,8 km/l (estrada) e 13 km/l (cidade).
Fiat Pulse
Um dos SUVs novatos do mercado brasileiro, o modelo compacto da Fiat tem como uma das opções de motores o 1.3 Firefly de quatro cilindros, que desenvolve até 107 cv.
A versão mais econômica da linha é a equipada com esse motor 1.3 e o câmbio automático CVT. As médias de consumo com gasolina são de 14,3 km/l (estrada) e 12,9 km/l (cidade). E foi exatamente um Pulse 1.3 CVT que já testamos aqui no Blog da InstaCarro.
Nissan Kicks
O SUV compacto Nissan Kicks usa um motor 1.6 16V aspirado de 114 cv, que pode ser combinado a um câmbio manual de cinco marchas ou a um automático CVT.
Pois os Kicks CVT são mais econômicos que os manuais. A média com gasolina é de 13,6 km/l (estrada) e 11,3 km/l (cidade), de acordo com o PBE Veicular, do Inmetro.
Citroën C4 Cactus
O Citroën C4 Cactus usa em suas versões mais acessíveis o veterano motor 1.6 EC5 aspirado de até 118 cv. Bem menos potente do que o 1,6 THP turbo de 173 cv da topo de linha Shine.
Por outro lado, esse motor aspirado, que é combinado a um câmbio automático de seis marchas, faz do SUV produzido em Porto Real (RJ) um dos utilitários mais econômicos do Brasil. Média de 13,1 km/l (estrada) e 11,1 km/l (cidade).