A sigla SUV vem do inglês ‘Sport Utility Vehicle’ (veículo utilitário esportivo, em tradução livre), e se caracterizam por serem carros grandes e espaçosos.
Originalmente, quando o Ford Ecosport chegou ao Brasil, em 2003 – considerado o primeiro SUV compacto a rodar no país -, os utilitários eram conhecidos por serem carros enormes, com tração 4×4 e, capazes de andar em estradas de terra e montanhas.
Neste post, iremos explicar o que realmente é considerado um SUV e mostrar, também, alguns desses modelos vendidos como SUV que na verdade são, no máximo, hatches maiores.
O que é um SUV?
Traduzindo ao pé da letra, o SUV é um veículo utilitário esportivo. Normalmente derivados de caminhonetes, essa categoria remete a carros com capacidade para andar fora da estrada – devido a sua característica tração 4×4.
No interior, apresentam um design que lembra muito os veículos familiares conhecidos como peruas. Em resumo: são carros grandes, extremamente espaçosos – podem totalizar até nove assentos para passageiros – e capazes de andar fora da estrada.
Cinco “SUVs” que não são SUVs
O termo SUV, hoje em dia, não é muito preciso quando se fala de estilo de veículos. Para se enquadrarem na categoria, basta serem carros altos. Porém, há algumas montadoras que estão extrapolando nesse sentido.
Em alguns casos, se o veículo é um pouquinho maior comparado a um compacto simples, já o consideram um mini-SUV. É o caso do novo Renault Kwid – que, vendo de perto, não engana nem o mais leigo no assunto. Confira alguns casos que são dignos de questionamento:
Honda WR-V
O “mini-SUV”, não passa de um hatch com traços musculosos derivado do Fit. Para quem não possui dinheiro suficiente para adquirir um HR-V, o WR-V pode ser uma opção, saindo a partir de R$ 83.700.
Mercedes-Benz GLA
Considerado um veículo de luxo, com valor acima de R$ 100 mil, o GLA está mais para um hatch anabolizado. Sua carroceria acaba comprometendo o espaço interno, tornando-o um pouco mais baixo do que concorrentes direto do segmento, como a BMW X1 e o Audi Q3.
Renault Kwid
A Renault teve a brilhante ideia de lançar o Kwid como um micro-SUV. O maior desafio mesmo é achar algum elemento de utilitário no modelo, visto que ele tem porte para ser comparado com o Volkswagen UP!, um dos menores carros de todo o mercado.
Suzuki S-Cross
Mesmo trazendo tração 4×4 nas versões de topo, o S-Cross não possui carroceria de SUV. No máximo, pode ser considerado um crossover.
E aí, você lembra de mais algum modelo que é chamado por aí de SUV mas na verdade não passa de um hatch mais robusto? Deixe nos comentários!