Toyota Corolla: a trajetória do carro mais vendido do mundo
toyota corolla 12

Toyota Corolla: a trajetória do carro mais vendido do mundo

O Toyota Corolla é o veículo mais vendido de toda a história. Conheça a trajetória inicial do modelo e as suas gerações fabricadas no Brasil

Um dos mais emblemáticos veículos já produzidos até hoje, o Toyota Corolla realmente tem muita história para contar desde sua primeira unidade. 

cta blog venda seu carro

Seu nome vem do latim “Coroa de Flores”. Além disso, a empresa também decidiu colocar um nome com a inicial “C” porque havia um padrão. Naquela época, a Toyota usava nomes com essa letra em outros modelos.

toyota corolla 1

O sedã foi lançado em 1966 para atender à mudança de perfil do consumidor nipônico da época, que com o crescimento econômico e tecnológico do país começou a procurar algo mais do que um meio de transporte básico.

A Toyota notou que as pessoas se deslocavam mais durante o dia, logo, era necessário um veículo compacto de categoria superior ao que era oferecido no mercado local na época, para que esses traslados fossem mais ágeis.

De olho na demanda que seria gerada pelo Corolla, a marca japonesa investiu na construção da nova unidade industrial de Takaoka, também localizada na cidade de Toyota (Japão) e que começaria a operar poucos meses após o lançamento do modelo.

Em 1968 a empresa expandiu a fabricação do Corolla para a Austrália e Malásia. Pouco depois, foi a vez de o modelo chegar aos Estados Unidos.  

A aposta deu certo, e de 1965 a 1968, a Toyota mais do que dobrou sua produção anual do Corolla, saltando de 480 mil unidades para 1,1 milhão de veículos produzidos.

Em 1974 o Corolla era o carro mais vendido do mundo, com menos de dez anos de mercado. Depois disso, foi só ladeira acima para o modelo.

Toyota Corolla no Brasil

toyota corolla 8

O Corolla começou a ser importado em 1992, com a abertura do mercado brasileiro para as importações de veículo. Chegou em sua sétima geração, nas carrocerias sedã e station wagon.

No Brasil, o veículo começou a ser fabricado em 1998, na oitava geração, quando inaugurou a linha de produção da fábrica de Indaiatuba (SP). Feito nesta unidade industrial até hoje, já ultrapassou mais de 1,4 milhão de unidades produzidas.

Na produção local, a empresa investiu para que o Corolla tivesse um visual mais clássico e elegante, vindo do modelo vendido no Japão. Oferecido nas versões XLi, XEi e SE-G, tinha um motor 1.8 de 116 cv e estava disponível apenas como sedã.

Foi apenas em sua décima geração (2006 -2013) que o Corolla brasileiro ganhou a opção de um motor 2.0 flex, que inicialmente desenvolvia até 153 cv, ante os 144 cv do carro com motor 1.8

O Corolla fabricado nacionalmente, além de atender ao nosso mercado, também é exportado para Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Colômbia, entre outros países da América Latina.

Atualmente, o veículo possui mais de 50% de participação de mercado no segmento de sedãs médios, sendo que foi campeão de vendas por diversas vezes no mercado brasileiro. 

Versão hatch do Toyota Corolla?

toyota corolla hatch

Sim! Ele existe e inclusive é muito popular lá fora. O problema, para nós brasileiros, é que ela nunca chegou aqui. Além do Japão, a versão pode ser encontrada em outros países da Ásia e Europa.  

Aqui no Brasil, o fabricante trouxe apenas o Toyota Corolla em sua versão sedã e perua. Embora já não seja comercializada nacionalmente, a station wagon segue disponível no exterior.

Híbrido flex

toyota corolla 12

Lançado no Brasil em setembro de 2019, o Toyota Corolla de 12ª geração, teve como grande destaque ser o primeiro híbrido flex de produção em série no mundo.

Equipado com dois motores elétricos, o Corolla Hybrid traz um motor 1.8 de quatro cilindros capaz de funcionar com gasolina, etanol, ou uma mistura dos dois combustíveis.

O conjunto motriz elétrico consegue gerar até 72 cv de potência. Já o motor a combustão rende 101 cv. Trabalhando juntos, os dois propulsores desenvolvem a potência combinada de 122 cv.

Essa tecnologia equipa atualmente as versões Altis Hybrid e Altis Hybrid Premium do Corolla.

Posts relacionados

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Em levantamento em mais de 115 países, Tesla Model Y desbanca Corolla e se torna carro mais vendido do mundo,…
Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…

One Comment

  1. dirceu duarte jr

    uauuuuu…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *