Toyota Gazoo Racing: a história da divisão esportiva da marca!
toyota gazoo racing historia toyota corolla gr-s

Toyota Gazoo Racing: a história da divisão esportiva da marca!

A Toyota Gazoo Racing não é só uma divisão automobilística da marca, mas uma das responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico de ponta.

Com o carro mais vendido da história e uma marca extremamente bem sucedida, a japonesa Toyota também tem sua divisão voltada ao automobilismo: a Toyota Gazoo Racing. A GR aparece em várias modalidades de corrida diferentes, sabia disso?

cta blog venda seu carro

Exemplos disso, são os campeonatos: Mundial de Rali (WRC), Mundial de Endurance, Britânico de Carros de Turismo e rally cross-country. O “GR” e o “GR-S” também aparecem em alguns carros de rua esportivos, trazendo a veia automobilística para os veículos comuns. Isso inclui modelos como o GR 86, GR Yaris e GR Supra.

A ideia deste post é contar um pouco sobre a história da Toyota Gazoo Racing, quando surgiu, quais veículos que carregaram essa sigla e quais modelos no Brasil fazem parte da grife. Boa leitura!

Qual a história da Toyota Gazoo Racing?

A Toyota Gazoo Racing começou a dar seus primeiros passos ainda em 2007. Uma equipe liderada pelo piloto de testes Hiromu Naruse competiu na tradicional 24 Horas de Nürburgring — a corrida anual de endurance que acontece na pista alemã. O nome original, “Works Toyota Racing”, não pôde ser usado.

Então, a escolha foi para “Team Gazoo”, em homenagem a um portal online que a Toyota estava desenvolvendo. Mas a marca contava com um orçamento mais baixo. Por isso, veículos mais simples, como Toyota Altezza e o BMW E90s para o projeto de carro de corrida. Ainda assim, modelos em desenvolvimento começaram a dar as caras em 2009.

Isso inclui o Lexus LFA e o Toyota FT-86. O segundo daria origem ao GT-86, comercializado pela marca em parceria com a Subaru e batizado também como BRZ. O escopo da Toyota Gazoo Racing passou a ser aumentado e a marca organizou alguns eventos. Por exemplo, o “Toyota Gazoo Racing Festival” e o “86/BRZ Race”.

Qual é o objetivo da Toyota Gazoo Racing?

O principal foco das corridas da Toyota Gazoo Racing é o desenvolvimento de veículos da marca. A pista Nordschleife do complexo Nürburgring, no noroeste da Alemanha, foi construída por sugestão de Adolf Hitler antes da segunda guerra mundial e existe há vários anos.

Assim, conta com um layout similar às redes de rodovias europeias normais, mesmo sendo voltado para o automobilismo. Com seus quase 21 quilômetros por volta e variações de 300 metros de altitude, há uma variação de velocidades de condução bem grande.

A superfície é ondulada e estreita, exigindo o máximo dos veículos. Por isso, a Toyota passou a usar o enorme complexo esportivo para testes. Assim, a Gazoo passou a apostar nas corridas com alguns objetivos.

Isso inclui o desenvolvimento de carros, o aprimoramento de Recursos Humanos e o incentivo à interação dos amantes do automobilismo. Com as competições, a marca passou a melhorar os veículos e as equipes.

Além do desenvolvimento tecnológico, a grife apostou na promoção de grandes talentos. Por isso, modelos como o LFA se baseavam em veículos de produção em massa ao invés de usar tecnologia exclusiva de carros de corrida.

Como a Toyota Gazoo Racing se desenvolveu?

Até 2015, as divisões de automobilismo da Toyota eram divididas em marcas como Gazoo Racing, Toyota Racing e Lexus Racing. Mas todas foram unificadas como Gazoo, tornando-se Toyota Gazoo Racing e Lexus Gazoo Racing. Vale lembrar que a Lexus é o ramo de carros de luxo da própria Toyota.

Assim, os veículos também passaram a unificar a identidade visual, apostando no vermelho, preto e branco. A Gazoo Racing também profissionalizou o treinamento de pessoas para participar das atividades da marca, principalmente focando nos ralis e nas corridas em Nürburgring.

Algumas figuras conhecidas se aproximaram da marca. O piloto japonês da Super GT, Juichi Wakisaka, se tornou embaixador da Gazoo em 2016, enquanto o ator Takeru Satoh passou a fazer parte da publicidade.

Quais são os veículos que carregaram a sigla?

toyota gazoo racing historia botao start stop corolla gr-s

Em 2017, a Toyota Gazoo Racing fundou a Gazzo Racing Company, uma empresa voltada a trazer a tecnologia do automobilismo para os carros de rua. Assim, a Toyota criou a linha GR, voltada especialmente para os veículos da linha.

O primeiro a inaugurar a nova aposta foi o GR Supra, em 2019. A Gazoo Racing “ressuscitou” o veículo cuja produção tinha sido descontinuada em 2002. A máquina foi criada em parceria com a BMW. Já em 2020, o GR Yaris foi anunciado (essa é uma variação esportiva do Yaris XP210).

A Toyota também criou a Sport, marcada pela sigla GR-S. Assim, modelos como Corolla, Hilux, Prius, Camry e Fortuner ganharam suas versões voltadas para o desempenho.

Existem veículos no Brasil que têm a sigla GR-S?

Embora a assinatura Gazoo Racing exista há alguns anos, no Brasil a picape Hilux e o Corolla entraram para a grife esportiva da marca. A ideia foi trazer uma versão especial de um modelo que o consumidor brasileiro já estava acostumado a consumir desde os anos 1990.

O veículo conta com mudanças como um spoiler e emblemas exclusivos da GR, entregando 177 cv de potência. A transmissão tem uma engrenagem para dar força na arrancada, tornando o desempenho ainda mais eficiente. Assim, a suspensão também tem mudanças, adaptada para contar com mais rigidez.

A linha ainda começou a se envolver com atividades do automobilismo brasileiro. Por exemplo, com a participação no Stock Car contando com pilotos como Rubinho Barrichello e Ricardo Zonta.

A Toyota Gazoo Racing tem como foco a superação de limites, o desenvolvimento dos veículos da marca e a criação de modelos melhores da Toyota. Por isso, aposta nas condições extremas do automobilismo para aprimorar o DNA da marca e contar com tecnologia compatível com as condições mais desafiadoras.

O GR Yaris, por exemplo, aparece originalmente para o WRC e é entregue aos clientes em condições próximas às da competição de rali. Embora a Gazoo Racing seja uma criação recente, a Toyota já está no automobilismo há muito mais tempo.

toyota gazoo racing historia yaris grs

Desde os anos 1970, a marca se envolveu em competições como Fórmula 1, NASCAR, Super GT, IndyCar Series, Fórmula 3 e corridas de carros esporte. Mas até os veículos comuns conquistaram o coração dos consumidores. Você pode descobrir o porquê no texto em que contamos as razões pelas quais os carros da Toyota são os queridinhos dos donos.

Posts relacionados

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Índice de roubos e furtos caí em 11% no primeiro trimestre de 2024, Fiat Strada entra no ranking dos carros…
Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

O novo Nissan Sentra 2025 foi lançado em duas versões, sendo a opção de entrada Advance com o preço inicial…
Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Que tal conhecer um pouco da garagem do astro de Hollywood chileno Pedro Pascal? Pedro Pascal, aclamado ator chileno, não…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *