Quatro carros um atrás do outro com pessoas dentro

Vale a pena ter carros importados?

Seja pelos modelos diferenciados ou para dar um up no status. Confira a seguir as vantagens e desvantagens de se comprar carros importados.

Liberada desde 1990 no Brasil, a venda de carros importados 0 km contribuiu para aumentar o leque de opções e ao mesmo tempo para a atualização dos produtos fabricados pela indústria automobilística local.

cta blog venda seu carro

Mas nessas mais de três décadas de abertura do mercado automotivo brasileiro, os carros importados passaram por uma série de altos e baixos em demanda.

quanto vale o seu carro na instacarro

Se em alguns períodos alguns esses carros estrangeiros chegaram a figurar nas primeiras posições das listas dos carros 0km mais vendidos, hoje a oferta de importados está concentrada nas faixas de preço mais altas ou no segmento de automóveis elétricos e híbridos.

venda seu carro importado

Vantagens e desvantagens dos carros importados

Como dito acima, o mercado automotivo brasileiro conta com várias opções de carros importados. Mas boa parte desses automóveis são modelos premium.

Dentre os automóveis mais generalistas, as poucas exceções entre os carros de passeio mais vendidos são modelos como o Fiat Cronos e o Volkswagen Taos (feitos na Argentina) e o Nissan Versa (importado do México).

Vale destacar que tanto os carros feitos em outros países do Mercosul quanto os mexicanos chegam ao Brasil sem pagar imposto de importação, por conta de acordos comerciais firmados pelo país.

De qualquer forma, os carros importados acabam sendo uma opção quase obrigatória no mercado automotivo brasileiro para os que buscam um automóvel de luxo ou algo mais exótico sobre quatro rodas.

As desvantagens decorrem mais desse posicionamento premium dos produtos do que da sua origem. Uma delas é a desvalorização mais acentuada do que na média dos carros brasileiros.

Custos e manutenção dos carros importados

carros com manutenção barata - carro com capo aberto enquanto mao masculina mexe no motor

Essa desvalorização maior de alguns carros importados fez surgir o apelido de “resto de rico” para os modelos estrangeiros usados.

A alcunha está relacionada ao fato de esses automóveis importados com alguns anos de mercado serem hoje rejeitados pela sua clientela da época de 0 km.

Com preços competitivos (muitas vezes equivalente ao de um compacto 0 km nacional), acabam se tornando um prato cheio para um público de menor poder aquisitivo. O problema é que os custos de manutenção desses carros importados não acompanham a queda do valor de mercado.

Isso acontece tanto pela menor oferta de peças quanto pela presença de tecnologias mais sofisticadas, que exigem uma mão de obra mais preparada e oficinas com equipamentos mais complexos para os reparos.

Por conta disso, é normal que carros importados usados, muitas vezes adquiridos por um preço menor que o de um modelo de entrada 0 km, sejam abandonados por conta de um reparo mais complexo e que custe mais caro que o valor do próprio automóvel.

Mercado

É claro que isso não significa que você não deva comprar um carro importado. Afinal, para os apaixonados por automóveis, nada paga o prazer de rodar em um automóvel que se destaque no trânsito ou que seja apaixonante de guiar.

Mas é preciso ter em mente também essas desvantagens citadas acima. Já para os que estão em busca de carros importados usados, a dica é ser ainda mais criterioso na hora de buscar o seu novo automóvel.

Além daquela raridade de único dono, as alternativas para achar um importado “filé” são buscar lojistas consolidados e especializados. Ou buscar um modelo na loja da InstaCarro.

Todos os nossos carros passam por um processo de vistoria técnica com mais de 150 itens e tem o seu histórico avaliado. Quem fechar negócio neste começo de 2022 leva ainda o IPVA e um bônus de R$ 2.500 na troca. Entre em nosso site e confira!

Posts relacionados

InstaCarro realiza venda de carros em até 24H

InstaCarro realiza venda de carros em até 24H

Há mais de 10 anos a InstaCarro vem inovando no Brasil vendendo carros em ritmo acelerado, pelo aplicativo e sem…
Congresso aprova programa MOVER de incentivo ao setor automotivo

Congresso aprova programa MOVER de incentivo ao setor automotivo

Com a aprovação do Programa MOVER, ANFAVEA prevê um futuro promissor para o setor automotivo, com foco em sustentabilidade e…
Ford Territory 2024: SUV é ótima opção no mercado, mas ainda comete pecados bobos

Ford Territory 2024: SUV é ótima opção no mercado, mas ainda comete pecados bobos

Ford Territory 2024 é uma surpresa agradável para quem busca um SUV espaçoso, tecnológico e com bom custo-benefício, mas raiz…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *