Como vender seu carro na quarentena?
homem mostrando carro

Como vender seu carro na quarentena?

O Brasil está quase parado em razão do necessário isolamento causado pela pandemia de coronavírus. Apenas serviços essenciais podem ser oferecidos e a maior parte do comércio segue fechada em diversas cidades, inclusive as lojas, revendas e concessionárias de automóveis. No entanto, com o tempo livre, vender o seu carro na quarentena pode ser uma opção interessante.

É uma boa vender carro na quarentena?

Com a grande redução das vendas, a tendência é que os preços dos carros usados despenquem nos próximos meses. Então, pode ser uma boa hora para vender o seu carro na quarentena, pois a desvalorização ainda não está tão acentuada. Com bastante tempo livre, muitos compradores estão consultando modelos à venda e alguns lojistas ainda estão dispostos a aproveitar uma boa oportunidade de negócio.

cta blog venda seu carro

Negociações agora são virtuais

O modo de vender, contudo, mudou. Em suma, se as negociações por meio de aplicativos e sites de compra e venda já estavam em franco crescimento antes da pandemia, agora dominam completamente o mercado de veículos. Além disso, vendedores e clientes trocam mensagens e fotos e adiantam valores. Em muitos casos, o responsável pelas avaliações vai até a casa do proprietário para inspecionar o carro e fazer a oferta.

InstaCarro Até Você

É o caso da modalidade de venda InstaCarro Até Você (IAV). Um avaliador da InstaCarro vai até a casa do cliente para realizar a inspeção e os demais passos necessários para a venda. Todos os processos seguintes são feitos à distância. O carro é oferecido para centenas de lojistas e as ofertas podem ser acompanhadas pelo app da InstaCarro. Se aceitar a melhor oferta, o cliente vende o carro sem nem sair de casa e no mesmo dia.

Na hora da avaliação, os colaboradores da InstaCarro tomam todos os cuidados com higiene necessários para evitar contaminações, como o uso de máscaras, luvas e álcool em gel. Com o objetivo de respeitar ao máximo o isolamento, o serviço InstaCarro Até Você é oferecido em volumes menores e apenas em algumas localidades. O agendamento de avaliações pode ser feito no site ou pelo app da InstaCarro, disponível em Android ou iOS.

A primeira impressão é a que fica

O velho ditado é muito oportuno na venda de carros usados. Por mais novo e conservado que seja o veículo, se ele estiver sujo e com a aparência desleixada na hora da avaliação e das fotos, as ofertas tendem a ser menores. Por isso, caso resolva vender o carro na quarentena, faça uma lavagem caprichada por dentro e por fora. Um polimento é o mais recomendado, pois elimina boa parte dos riscos e restaura o brilho da pintura.

Documentação do carro em dia

Um carro sem pendências na documentação é sempre melhor de se vender. Por isso, caso o seu carro tenha impostos ou multas em atraso, quite-os antes de negociá-lo. 

Faça uma verificação no DETRAN (Departamento de Trânsito) do seu estado e veja a situação do IPVA (Imposto de Propriedade de Veículos Automotores), do seguro obrigatório (DPVAT) e do licenciamento. Também veja se não há nenhuma restrição. Muitas vezes, mesmo após a quitação de um financiamento, alguns bancos não fazem a retirada da restrição financeira do histórico do carro.

Todo mundo quer um carro bem cuidado

A princípio, não adianta ser apenas bonito, limpo e vistoso. Carros com um bom histórico de manutenções são os preferidos pelos compradores. Se você sempre fez as revisões nas concessionárias ou seguiu religiosamente as recomendações do manual do proprietário e guardou os comprovantes e notas de serviços, destaque-os na hora da venda.

Mesmo que o carro já não esteja mais na garantia, é importante mostrar que ele foi bem cuidado. Em suma, isso faz toda diferença no processo de venda de carros usados. Os futuros compradores estarão interessados no passado do seu veículo. 

Os carros mais vendidos pela InstaCarro em 2019

Tem algum dos carros abaixo? Pois, se quer vender seu carro na quarentena, saiba que estes são os modelos mais vendidos por meio da plataforma do InstaCarro.

  • Citroën C3: produzido desde 2003 no Brasil, o C3 está em sua segunda geração e se destaca pelo design marcante e pela boa oferta de equipamentos de série.
  • Ford Fiesta: o Fiesta é o típico carro que agrada a todos os bolsos. Tem versões 1.0, 1.5 e 1.6, carroceria hatchback e sedã, câmbio manual ou automatizado. Opção é o que não falta.
  • Ford EcoSport: o EcoSport foi o primeiro SUV compacto do Brasil e dominou o segmento por mais de uma década. Com espaço interno excelente e boa altura de rodagem, é muito procurado no mercado de usados.
  • Ford Focus: conforto, ótima dirigibilidade e bom nível de segurança a preços atraentes. Estes são os atributos que fazem do Focus um dos queridinhos do mercado de usados.
  • Fiat Palio: o Palio sempre foi sinônimo de economia e manutenção fácil e barata. Com mais de 20 anos de mercado, é como o Fiesta e tem versões e motorizações para todos os gostos e orçamentos.
  • Honda Fit: confiabilidade mecânica, motores econômicos, amplo espaço interno e versatilidade. Tais qualidades fazem do Fit um dos melhores negócios do mercado de usados.
  • Peugeot 207: custo-benefício é a principal virtude do Peugeot 207. Bonito, bem equipado e com motores 1.4 ou 1.6, tem excelentes preços e é muito apreciado entre os usados.
  • Renault Logan: porta-malas generoso, ótimo espaço para passageiros e preços atraentes fazem do Logan o preferido das famílias.
  • Renault Sandero: tem as mesmas qualidades do Logan, mas com visual mais jovial.
  • Volkswagen Fox: o veterano compacto se destaca pelo amplo espaço da cabine e pela posição de dirigir mais elevada, o que resulta em boa visibilidade. Com 17 anos de mercado, tem versões e preços para os mais diferentes tipos de clientes.

Posts relacionados

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Em levantamento em mais de 115 países, Tesla Model Y desbanca Corolla e se torna carro mais vendido do mundo,…
Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *