Vendas de veículos: como o brasileiro movimenta esse mercado?
Imagem de casal escolhendo carros na hora de comprar

Vendas de veículos: como o brasileiro movimenta esse mercado?

Nos últimos anos, o consumo foi diretamente impactado pelo corte de incentivos fiscais feito pelo Governo. Isso significa que ele parou de subsidiar muitas facilidades, como redução de impostos e taxa de juros.

Somado a isso, muitas pessoas também apostam em novos modelos de locomoção com comodidade, por meio de soluções como Uber, 99 e Cabify.

Em 2017, o mercado de seminovos e de usados no Brasil avançou 6,5%. Em números gerais, significa que mais de 14 milhões de vendas foram registradas, contra 13 milhões no ano anterior.

Os veículos seminovos tiveram o menor crescimento, mas foram os mais vendidos. Ao total, foram 5 milhões de unidades comercializadas.

O resultado já tinha sido antecipado no primeiro semestre. De janeiro a junho de 2017, por exemplo, a venda de usados e de seminovos aumentou quase 10%. Novamente, os seminovos se destacaram e, nesse período, o volume de negociação teve uma elevação de 23,7%.

cta blog venda seu carro

Por que venda de usados está em alta?

Quanto aos modelos, uma nova tendência tem se mostrado interessante. Encontrar um Fiat Uno ou Mobi usados não é difícil. Porém, as marcas de carro do mercado brasileiro têm se expandido, e isso se reflete, também, nas ofertas para quem deseja comprar veículos, mesmo que não sejam novos.

Com um preço em conta, a aquisição atende necessidades e interesses. A tendência é que o setor continue a crescer, já que é uma alternativa bastante vantajosa.

O mercado de venda de carros online

Foi-se o tempo em que as pessoas iam às lojas todas as vezes que queriam saber algum detalhe sobre determinado veículo. Hoje em dia, grande parte do processo acontece no meio digital, um modelo que ganhou muito espaço e promete ter cada vez mais força!

A primeira coisa é procurar uma plataforma confiável, pois isso é “meio caminho andado” para se livrar de muita dor de cabeça!

– Faça uma análise criteriosa documentação do veículo;
– Verifique o nome no documento e recebidos de IPVA dos últimos anos, assim como a cópia de todos os documentos;
– Guarde um comprovante de compra;
– Uma cópia da documentação de transferência (que deve ser apresentada ao Detran).

Tomando esses cuidados, fica bem mais fácil fazer uma escolha acertada na compra de veículos online.

Leilão online

A venda de carros leiloados é uma das maneiras mais comuns e atrativas de comercializar um veículo.

Para quem não sabe, esse é um processo comum para muitas pessoas que querem comprar e vender carro, sejam modelos novos e usados.

Antes do leilão online para venda de carro começar, é disponibilizado um edital com informações completas dos itens que serão leiloados e as normas. Tudo é bem explicado, pois assim todos os participantes têm clareza na hora de arrematar um veículo.

Mesmo sendo um evento online, ele acontece em um momento específico e conta com um leiloeiro para fazer os anúncios das ofertas. Quem quiser participar, deve estar online para dar os lances e, então, arrematar determinado modelo.

O mercado de carros com ágio

É bem provável que você conheça ou já tenha escutado de alguém que acabou se envolvendo em um financiamento e, depois de alguns meses, não conseguiu manter os pagamentos em dia, certo?

Como o vendedor costuma estar bem interessado em se livrar da dívida, esse pode ser um bom momento para fazer um ótimo negócio. Isso significa que o comprador assume a responsabilidade sobre o parcelamento de um veículo que ainda não foi pago completamente.

Para fazer um bom negócio, é fundamental entender muito dele e ter agilidade no processo. Como a análise de um parcelamento pode ser complicada e cheia de cláusulas, é bom tomar cuidado para não assumir uma dívida insustentável e acabar se metendo em uma fria.

Por isso, é bom pesquisar a real situação do financiamento, se existe algum tipo de conflito ou multa, como isso pode se desenrolar e outros aspectos. A boa compra envolve um bom negócio com segurança.

Uma visão do mercado brasileiro

Como você pode perceber, é possível entender um pouco melhor qual é o panorama real do mercado automotivo brasileiro com essas informações. Embora os resultados não tenham sido tão bons nos últimos anos, o que se percebe é que existe uma expectativa otimista para o ano de 2019.

O setor deve continuar movimentado, seja para veículos novos, usados ou seminovos, atingindo também as mais diversas plataformas e maneiras (como venda online, agio de carros e leilões).

A perspectiva é que o negócio continue se recuperando e fique mais atrativo para fabricantes, concessionárias e comercialização entre Pessoas Físicas.

No caso de compras particulares, considere quais seriam os melhores caminhos e plataformas para a comprar e vender carro e torne o processo bem mais simples!

Posts relacionados

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Índice de roubos e furtos caí em 11% no primeiro trimestre de 2024, Fiat Strada entra no ranking dos carros…
Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

O novo Nissan Sentra 2025 foi lançado em duas versões, sendo a opção de entrada Advance com o preço inicial…
Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Que tal conhecer um pouco da garagem do astro de Hollywood chileno Pedro Pascal? Pedro Pascal, aclamado ator chileno, não…

3 Comments

  1. Ronaldo de Andrade

    Quero Financiar um carro

    1. Fernando Naccari

      Olá, Ronaldo. Tudo bem? Na InstaCarro dá para comprar um carro financiado também, sabia? Confere no link: https://loja.instacarro.com/

  2. Manoel Rodrigues de meireles

    Quero compra porque jar trabalheir na Uber air Quero voltar ar empresa sim espero que der certo sim…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *