Confira a relação dos modelos que foram vendidos acima da Fipe na InstaCarro, tendo como referência o mês de julho
A tabela Fipe, da FGV (Fundação Getúlio Vargas), é feita com base no valor médio dos anúncios no mercado nacional e é utilizada há vários anos como referência para negociações e avaliações de automóveis.
Por outro lado, o indicador não leva em consideração fatores como a localização do veículo (e a demanda por determinado modelo naquele local) e o estado de conservação.
Isso pode fazer com que alguns exemplares sejam vendidos por valores inferiores aos vistos na tabela Fipe. Mas o contrário também pode acontecer. E com certa frequência.
Confira os 10 modelos vendidos acima da Fipe na InstaCarro
Toyota Corolla Cross 2022
O Toyota Corolla Cross foi lançado em março deste ano com a missão de ameaçar a liderança do Jeep Compass. A aposta da marca japonesa parece estar se concretizando, com o modelo tendo fechado o mês de julho com 5.068 unidades emplacadas.
Entre os utilitários esportivos, o número foi inferior apenas ao dos Jeep Renegade e do próprio Compass. Essa procura em alta pelo Corolla Cross se refletiu na valorização do veículo seminovo, com unidades usadas sendo comercializadas por valores até 24,75% superiores aos da Fipe.
Chevrolet Montana 2010
A Chevrolet Montana de 1ª geração foi lançada em 2003 no Brasil. Feita sobre a plataforma do elogiado Corsa C, chegou para substituir a Pickup Corsa e durou até 2010. No final daquele ano, a marca da gravata revelou uma nova geração, que passava a ser feita sobre a base do Agile.
Mesmo após o seu fim, a 1ª geração da Montana seguiu com uma legião de fãs, que rejeitaram o visual controverso da “nova” picape. Isso ajuda a explicar a valorização de 15,53% do modelo em relação à tabela Fipe.
Chevrolet Tracker 2021
A crise dos semicondutores afetou a produção das fábricas brasileiras da General Motors, fazendo com que líderes como o Onix e o Tracker sumissem da lista dos modelos mais emplacados do país.
Em um cenário como este, a única opção para quem faz questão de um exemplar do SUV compacto Chevrolet Tracker é buscar por um seminovo. Resultado que contribuiu para que o modelo fechasse julho com uma valorização de 13,97% sobre a Fipe.
Volkswagen Kombi 2009
O Brasil foi o último país do mundo a encerrar a fabricação do Volkswagen Kombi “T2”, em 2013. Mas embora fosse um projeto obsoleto, até o final o utilitário se destacou pela combinação de preço relativamente baixo, boa capacidade de carga e baixo custo de manutenção.
Atributos que continuam válidos mesmo depois de quase oito anos do fim da produção da Kombi e ajudam a explicar a valorização das unidades remanescentes. Junte isso ao fator nostalgia e você terá uma valorização de 8,68% em relação à Fipe.
Toyota Hilux 2013
A Toyota Hilux é uma das picapes médias mais celebradas no mundo, sendo vista em muitos países como veículo de prestígio e até como máquina de guerra.
Com uma valorização de 7,55% sobre a Fipe, a linha 2013 da Toyota Hilux pertence aos anos finais da 3ª geração, lançada no mercado internacional em 2014. Trazia como motorização mais potente um propulsor 3.0 turbodiesel de 171 cv.
Volkswagen Virtus 2021
A crise que está parando fábricas de carros no Brasil e no mundo (e também afetou a produção do Chevrolet Tracker) está também reduzindo a oferta pelo Volkswagen Virtus, o sedã compacto derivado do Polo.
Os exemplares da linha 2021 do Virtus tiveram dentro da InstaCarro em julho uma valorização de 4,41% em relação à tabela Fipe.
Fiat Argo 2021
Lançado em 2017, o Fiat Argo levou alguns anos mas conseguiu roubar a liderança do Onix no mercado brasileiro. Só em julho, dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) apontam que 10.873 unidades foram emplacadas no Brasil.
A procura por unidades 0km do modelo também aqueceu a busca pelo Argo seminovo. Em julho, a valorização foi de 4,36%.
Volkswagen T-Cross 2020
O Volkswagen T-Cross é atualmente um dos SUVs compactos mais populares do mercado brasileiro, disputando a ponta do segmento com carros como o Jeep Renegade e Hyundai Creta.
Para quem não está disposto a pagar pelo T-Cross 0km, uma opção é buscar unidades seminovas do modelo, lançado em fevereiro de 2019. Em julho, a valorização foi de 2,82%.
Hyundai i30 2013
O Hyundai i30 de 2ª geração até pode não ter feito o mesmo sucesso do seu antecessor no mercado brasileiro. Mas embora conte nesta linha 2013 com o mesmo motor 1.6 flex usado no HB20 feito no Brasil (e que não se destacava exatamente pelo desempenho) é uma opção para quem busca um hatch médio relativamente acessível e com visual atual.
Em julho, o Hyundai i30 2013 foi comercializado na InstaCarro em julho com uma valorização de 2,5% sobre o valor da tabela Fipe.
Toyota Yaris 2021
Desde o fim das vendas do Etios no Brasil, em março, o compacto premium Yaris passou a ser o modelo de entrada da marca. Em variações sedã e hatch, tem preços que variam entre R$ 82.090 (Hatch XL Live) e R$ 103.990 (Sedan XLS Connect).
Em julho, o Yaris 2021 apresentou uma valorização de 2,21% sobre o valor divulgado para o modelo pela tabela Fipe.