> Mercado Automotivo > Volkswagen confirma o fim do Fox após 18 anos de produção

Volkswagen confirma o fim do Fox após 18 anos de produção

volkswagen fox 5 door 3

Do início como carro de entrada ao fim como veículo completo e acessível. Veja a trajetória do Volkswagen Fox no mercado automotivo brasileiro.

A Volkswagen oficializou na última quarta-feira (6) o fim do Fox após 18 anos de produção na fábrica de São José dos Pinhais (PR).

Último carro da marca alemã montado sobre a variação original da plataforma PQ24 (a mesma do Polo de 4ª geração), o Volkswagen Fox foi uma criação da engenharia brasileira da marca.

Com uma carroceria que traz elementos dos monovolumes (moda no Brasil no início dos anos 2000), o Volkswagen Fox surgiu com a proposta de substituir o Gol.

Para isso, trazia simplificações típicas dos carros de entrada da época (como o painel simples e os para-choques pretos) combinadas ao projeto mecânico atualizado vindo do premium Polo.

volkswagen fox highline 1

Mas em pouco tempo, a Volkswagen desistiu de acabar com o Gol, posicionando o Fox em uma faixa pouco acima na linha. Com isso, o modelo começou a ganhar sofisticação e variações.

Além do hatch base, a família contou ainda com o aventureiro CrossFox e também com as station wagons SpaceFox e SpaceCross.

O Volkswagen Fox assumiu um posicionamento premium em 2014, quando ganhou motorização 1.6 16V e câmbio manual de seis marchas, além de controles eletrônicos de tração e estabilidade.

Era uma solução temporária para atender ao público mais exigente no intervalo entre o fim do Polo de 4ª geração e a chegada do Polo de 6ª geração, em 2017. Foi a melhor fase do modelo no mercado automotivo brasileiro.

Mercado

volkswagen fox xtreme 5

Considerado um projeto atualizado nos anos 2000, o Fox passou os seus últimos anos no mercado brasileiro conquistando o público pelo bom custo-benefício. Com preços sugeridos de R$ 61.690 (Connect) e R$ 67.430 (Xtreme), o Fox ainda aparece no configurador da marca.

Posicionado na mesma faixa de preços de concorrentes 1.0, traz um motor 1.6 8V de 104 cv combinado a itens como controlador automático de velocidade e rodas de liga leve.

O último exemplar produzido do Fox, um carro na configuração aventureira Xtreme e carroceria na cor Vermelho Tornado, será preservado na Garagem VW. Acervo de veículos históricos e protótipos que a empresa mantem na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).

Em 18 anos, o hatch teve mais de 1,8 milhão de unidades produzidas. Cerca de 500 mil foram exportadas para países da América Latina e também da Europa, onde o compacto foi comercializado entre 2005 e 2011.

Volkswagen T-Cross 200 mil

volkswagen fox t cross

O mais curioso é que o Fox deixa o mercado ainda com um bom volume de vendas. De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), foram 15.957 emplacamentos no acumulado do ano até setembro. Volume bem próximo ao do Polo, que no mesmo período registrou 17.337 unidades emplacadas.

O mesmo bom desempenho é notado no mercado brasileiro de carros usados. O hatch compacto fechou setembro com 22.983 unidades negociadas e foi o 2ª colocado na lista de automóveis mais vendidos na InstaCarro no mesmo período.

A decisão de descontinuar o Fox foi pensada com o objetivo de abrir mais espaço na linha da fábrica paranaense para a produção do T-Cross. De acordo com o fabricante, o SUV atingiu a marca de 200 mil unidades produzidas no Brasil.

Lançado em fevereiro de 2019, o SUV compacto feito sobre a variação mais longa da base MQB A0 (a mesma do sedã Virtus) fechou setembro como o carro da marca alemã mais vendido no Brasil, com 5.733 emplacamentos.

No ano, o T-Cross soma 45.001 emplacamentos e fica pouco atrás do Gol (45.996) como o carro mais popular da Volkswagen no Brasil em 2021.

Acesse nosso Guia Instacarro

Confira o preço do seu carro atualizado

Clique aqui

Posts relacionados

Resposta de 0

  1. LAMENTÁVEL ! FOX É UM EXCELENTE CARRO, E CABIA EM MEU ORÇAMENTO. FIZ O PEDIDO DE UM FOX CONNECT 1.6, VERMELHO TORNADO, EM UMA REVENDA DE MINHA CIDADE EM 20 DE AGOSTO DE 2021. Somente agora, em 08.10.2021, o vendedor me ligou com esta notícia que a Volkswagem encerrou a produção e que por isso não vou receber meu carro. Vou ingressar na Justiça, infelizmente !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *