Volkswagen Gol: por que após 42 anos o carro vai sair de linha?
quem mais vendeu carros no brasil volkswagen gol

Volkswagen Gol: por que após 42 anos o carro vai sair de linha?

Volkswagen Gol deixa o mercado após viver todos os cenários possíveis, ter motores de todos os tipos, mas não ter um projeto que sustente uma nova geração

Completando mais de quatro décadas no mercado automotivo brasileiro, os apaixonados pelo Volkswagen Gol irão ter que se despedir do modelo até o final deste ano. O aclamado popular da empresa alemã deixará de ser fabricado em dezembro de 2022. Mas muitos se perguntam: por que o Gol sairá de linha?

cta blog venda seu carro
volkswagen gol gti 16v g3

O primeiro motivo é sua baixa em números de vendas e emplacamentos. O modelo que é o carro mais vendido da história do Brasil, atualmente se encontra em queda constante nas vendas, grande parte porque se tornou uma opção defasada diante de seus concorrentes, como o Fiat Argo, Chevrolet Onix e Hyundai HB20, por exemplo. 

O segundo motivo que levou a Volkswagen a aposentar o Gol está relacionado a seu projeto. Mesmo com reestilizações e mudanças estruturais, o hatch é um projeto antigo. Mesmo que a empresa fizesse uma revitalização total no carro, para incluir tudo que o mercado brasileiro exige, o Gol subiria drasticamente de preço, saindo do segmento que o tornou lendário: o de carros populares. 

carros mais vendidos 10 anos volkswagen_gol_power_4

O terceiro quesito que desclassificou o Gol do portfólio da Volkswagen foi a falta do controle de estabilidade. Tanto o Volkswagen Gol quanto o Voyage e a Saveiro não se enquadram na nova norma do Contran que obriga a tecnologia para todos os carros zero-quilômetro. 

A Resolução Nº 641 de 14/12/2016 do Contran, que busca “aperfeiçoar e atualizar os requisitos de segurança para os veículos automotores nacionais e importados”, obriga a instalação do Sistema de Controle de Estabilidade em todos os automóveis fabricados a partir do ano que vem.

Por último, mesmo que o Volkswagen Gol passasse por todas as adequações quanto tecnologia, preço e mudasse da água pro vinho, ainda seria um hatch, tipo de veículo que está saindo cada dia mais das garagens brasileiras.

Para muitos, carros compactos que foram febres no começo dos anos 2000 saíram do gosto do consumidor nacional. Hoje, o brasileiro prefere carros SUV e por mais que o Gol fique na memória afetiva de muitos condutores, não é mais um veículo que desperta desejo de compra.

carros mais vendidos 10 anos volkswagen_gol_power_4

Volkswagen Gol tem versão derradeira

Lançado em 1980, o Volkswagen Gol deixará nosso país com uma história que envolve tradição e liderança. Uma lenda prestes a sair de linha, assim como a Kombi e o Fusca, o Gol terá sua versão “Last Edition”. 

Gol Last Edition

Serão 1.000 unidades vendidas do Volkswagen Gol Last Edition, que traz vários elementos visuais que remetem a versões do passado, como o emblema resinado e o desenho das rodas orbital. A grafia Gol Last Edition também lembra as primeiras versões do icônico modelo.

Exterior e interior caprichado

Quanto ao design exterior, o carro mais vendido do Brasil de todos os tempos colocou em sua última versão faróis em referência a versões esportivas GT, GTS e GTI. Além disso, o Volkswagen Gol Last Edition é equipado com rodas esportivas de liga-leve de 15 polegadas escurecidas, vindas do pacote Urban. Na lateral, o modelo carrega uma faixa que remete às versões aventureiras. 

Por dentro, o hatch traz bancos e tapetes com costura vermelha, além de central multimídia, computador de bordo, volante multifuncional e ar-condicionado.

Posts relacionados

Koenigsegg CC850 traz câmbio revolucionário que é automático e manual ao mesmo tempo

Koenigsegg CC850 traz câmbio revolucionário que é automático e manual ao mesmo tempo

Koenigsegg CC850 nasceu como homenagem ao aniversário do fundador, mas o que chama a atenção é o incrível câmbio automático…
F1: GP da Emilia Romagna em Ímola, veja horários e onde assistir

F1: GP da Emilia Romagna em Ímola, veja horários e onde assistir

Confira como assistir e os horários do retorno da F1 2024 no GP de Emilia Romagna em Ímola neste final…
Lula sanciona novo DPVAT, SPVAT, com veto à multa por inadimplência

Lula sanciona novo DPVAT, SPVAT, com veto à multa por inadimplência

Confira tudo o que você precisa saber sobre o novo DPVAT sancionado por Lula, e o que muda em comparação…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *