VW Virtus tem virtudes como design moderno e espaço interno que fazem dele o melhor sedan Volkswagen
O VW Virtus é o sedan Volkswagen de maior sucesso no mercado automotivo nacional na atualidade. Em 2020, o modelo foi o vice-líder de vendas de sua categoria com quase 31 mil unidades emplacadas.
Motivos para isso não faltam. O Virtus é um dos projetos baseados na moderna plataforma modular MQB, que é empregada em vários modelos das marcas do Grupo Volkswagen, incluindo Audi e a própria VW. Isso faz com que ele tenha uma boa qualidade de construção.
Atualmente, o Virtus está disponível em quatro versões de acabamento: MSI, Comfortline, Highline e GTS.
São três opções de motorização: a versão MSI traz um 1.6 16V de até 117 cv com etanol. Já as configurações Comfortline e Highline usam o 1.0 turbo de até 128 cv quando abastecido com etanol. A esportiva GTS é a única equipada com o motor 1.4 turbo de 150 cv. Todas as versões são vendidas com câmbio automático de seis marchas, salvo o Virtus MSI, que pode vir com transmissão manual de cinco velocidades.
Em agosto de 2021, os preços do Virtus variavam entre R$ 85 mil (1.6 MSI com câmbio manual) e R$ 129 mil no caso da versão GTS.
VW Virtus é econômico e espaçoso
O VW Virtus se destaca por ser um dos modelos mais econômicos da categoria.
A versão MSI faz 11,9 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada com gasolina. Caso prefira abastecer com etanol, as médias são de 8,2 km/l em perímetro urbano e 9,5 km/l em percurso rodoviário.
Nas versões com motor 1.0 turbo e com gasolina, o sedan Volkswagen faz 11,2 km/l e 14,6 km/l na cidade e estrada, respectivamente. Se o combustível escolhido for etanol, as médias urbana e rodoviária são de 7,8 km/l e 10,2 km/l, respectivamente.
Mesmo sendo uma configuração esportiva, o Virtus GTS também não faz feio no consumo. De acordo com o programa de etiquetagem veicular do Inmetro, o carro faz 7,5 km/l e 9,6 km/l com etanol no tanque. Se o Virtus for abastecido com gasolina, as médias são de 11 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada.
O amplo espaço interno é outro destaque do sedan Volkswagen. A boa distância entre eixos de 2,65 metros resulta em um espaço bem generoso para quem viaja no banco de trás. O porta-malas de 521 litros está entre os mais generosos da categoria.