Citroën C3 zera teste de colisão Latin NCAP
teste de colisão com Citroën C3 Latin NCAP

Citroën C3 zera teste de colisão Latin NCAP

Resultado do teste de colisão com o Citroën C3 gera preocupação da Latin NCAP com chamado para revisão dos requisitos de segurança

A Latin NCAP divulgou na quinta (13) os testes de colisão que o Citroën C3 passou, e os resultados preocupam a entidade. O hatch zerou os testes de colisão, tendo notas alarmantes. A Latin NCAP é uma organização independente que avalia a segurança dos veículos vendidos na América Latina e Caribe, colocando os veículos em prova de vários tipos de colisão para provar a segurança dos passageiros e pedestres.

O pior resultado do hatch compacto foi na proteção para crianças, alcançando apenas 5,93 pontos, o que representa 12,1%. Já para passageiros adultos, a pontuação foi de 12,21 (30,52%), 23,88 (49,74%) para pedestres e outros usuários vulneráveis da estrada, e 15 (34,88%) para sistemas de assistência à segurança.

cta blog venda seu carro

De acordo com a entidade, a classificação de zero estrela para o C3 se deve “estrutura instável, à fraca proteção contra colisões frontais, à falta de proteção lateral para a cabeça e à falta de lembrete de uso do cinto de segurança”. O veículo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção para pedestres e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento padrão.

“É vergonhoso que a Stellantis, que sabe perfeitamente como desenvolver carros mais seguros a preços acessíveis, tenha projetado um carro de segurança tão ruim como o Citröen C3. Um carro dessa natureza representa uma afronta à saúde e à integridade dos latino-americanos, que são tão vulneráveis em situações de colisões e atropelamentos quanto os habitantes dos países onde a Stellantis jamais se atreveria a comercializar um carro com segurança tão precária”, afirmou Stephan Brodziak, presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP.

teste de colisão Citroën C3 Latin NCAP

Em um comunicado oficial, sobre o resultado do Citröen C3 em teste de colisão , a Stellantis afirmou:

“A Stellantis afirma seu compromisso com a proteção veicular, desenvolvendo veículos modernos e alinhados com o segmento. Reafirma ainda que seus automóveis atendem todas as regulamentações vigentes”.

A entidade ainda faz um apelo à Stellantis para que pare de produzir carros que representam um risco tanto para seus ocupantes quanto para os outros usuários da via com os quais compartilham a estrada.

“Com esse resultado, somado ao baixo desempenho de Strada, 208, Cronos/Argo, entre outros, o Latin NCAP os incentiva fortemente a revisar esses requisitos, que estão longe do que eles alegam e do que os consumidores da região merecem”, conclui Alejandro Furas, secretário-geral do órgão de segurança.

Posts relacionados

Quais carros da Volkswagen mais venderam no Brasil?

Quais carros da Volkswagen mais venderam no Brasil?

Confira quais os carros da Volkswagen que fizeram e ainda fazem sucesso com o público brasileiro.
Mitsubishi Pajero Sport 2025: veja preços e versões

Mitsubishi Pajero Sport 2025: veja preços e versões

Novo modelo do SUV da Mitsubishi chega ao Brasil com design renovado e mais equipamentos, oferecendo quatro versões a partir…
Chevrolet Blazer EV chega com preço de R$ 479 mil em pré-venda

Chevrolet Blazer EV chega com preço de R$ 479 mil em pré-venda

SUV elétrico Chevrolet Blazer EV oferece autonomia de até 481 km, motor de 347 cv e diversos recursos tecnológicos; modelo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *