Chevrolet Equinox EV tem previsão de chegada ao Brasil ainda em 2024, ainda sem data definida devido a atrasos em sua produção
O Novo Chevrolet Equinox EV foi flagrado nas ruas de São Caetano do Sul/SP, próximo à fábrica da Chevrolet. A captura das imagens foi realizada pelo fotógrafo e videomaker especializado em carros, Renan Senra. A Chevrolet já havia confirmado que venderia o Equinox EV no Brasil ainda em 2024, mas sua produção enfrentou diversos atrasos no mercado norte-americano, o que pode atrasar essa data.
Porém, o flagra quase sem camuflagem pode revelar que esta chegada pode acontecer até antes do esperado, e o Equinox EV chegar ao Brasil como elétrico de entrada da marca no País, substituindo o Bolt que já não é mais vendido por aqui.
Atraso na produção do Equinox EV
A boa notícia é que, apesar dos atrasos, o Equinox EV teve sua data de início de retomada neste primeiro quadrimestre de 2024 na fábrica de Ramos Azirpe, no México. Essa informação foi confirmada por Francisco Garza, presidente da GM do México, após vários atrasos. O Equinox EV será produzido ao lado do Blazer EV, que já está em linha de produção e também foi confirmado para o Brasil.
Os atrasos na produção do Equinox EV podem impactar sua chegada ao Brasil. A expectativa é produzir cerca de 200 unidades por dia até o final de 2024, priorizando inicialmente o mercado dos Estados Unidos. O Brasil deverá aguardar sua vez na fila de entregas, o que pode atrasar seu lançamento por aqui.
Motorização do Chevrolet Equinox EV
O Equinox EV tem dois tipos de motorizações disponíveis, sendo uma para as versões com tração dianteira, tendo um motor elétrico com 213 cv e 33,5 kgfm e outra de 294 cv e 47,8 kgfm, com dois motores e tração integral.
Nesta última configuração, o SUV promete acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos. Dados referentes às versões de tração dianteira, até o momento, não foram divulgados.
Em ambas as versões de motorização e tração, porém, a bateria do Equinox EV é sempre de 66,9 kWh. Segundo divulgado pela fabricante, o Chevrolet Equinox EV pode ser recarregado em carregadores convencionais (AC) com até 11,5 kW e em carregadores rápidos (DC), de até 150 kW. Neste, a recarga de 0% a 100% ocorre em apenas 30 minutos.
Plataforma Ultium do Chevrolet Equinox EV
O Chevrolet Equinox EV utiliza a plataforma Ultium, desenvolvida especialmente para veículos elétricos. Esse modelo possui dimensões semelhantes ao Equinox tradicional, mas com um entre-eixos maior, proporcionando melhor aproveitamento do espaço interno. A autonomia prometida é de até 482 km, dependendo da versão, com potência e tipo de tração variando conforme o modelo a ser comercializado no Brasil.
O Equinox EV exibe um design ousado e agressivo, com destaque para a iluminação em LED na dianteira e lanternas traseiras interligadas. Estará disponível nas versões LT e RS. A versão LT contará com rodas de 19 polegadas e design mais simples, enquanto a RS terá rodas de 20 ou 21 polegadas e visual mais esportivo.
No interior, o Equinox EV oferece soluções ergonômicas e acabamento de alta qualidade, incluindo uma tela de entretenimento de 17,7 polegadas voltada para o motorista, painel de instrumentos digital, iluminação ambiente, e assentos e volante aquecidos. O espaço interno acomoda confortavelmente cinco passageiros e oferece até 1.614 litros de capacidade com os bancos traseiros rebatidos.
Segurança e autonomia
O Equinox EV vem com um pacote completo de segurança e assistência à condução, incluindo frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, manutenção de faixa, e sistema Super Cruise de direção autônoma. O preço inicial nos EUA é estimado em US$ 30.000.