Volkswagen SP2: conheça o brasileiro admirado na Europa
Volkswagen SP2

Volkswagen SP2: conheça o brasileiro admirado na Europa

Vendido no Brasil nos anos 70, o Volkswagen SP2 é cultuado na Europa como um dos mais belos carros já feitos pela marca alemã. Conheça sua história aqui.

A filial brasileira da Volkswagen tinha, nos anos 1970, uma imensa liberdade dentro do grupo. O que resultou na criação de vários modelos exclusivos do nosso mercado automotivo, como o Brasília e Variant. E também o esportivo SP.

cta blog venda seu carro
quanto vale o seu carro na instacarro

Na época, a Volkswagen era conhecida como fornecedora de motores e componentes para diversos fabricantes de automóveis fora de série, entre eles os esportivos da Puma. Em um mercado de importação restrita, esses carros especiais faziam sucesso entre o público de maior poder aquisitivo.

Pois foi de olho nesse mercado que a Volkswagen brasileira decidiu apostar no projeto de um cupê de linhas arrojadas para a época, que utilizaria uma versão mais forte da mecânica a ar da empresa combinada com o luxo dos fora de série.

Partindo da plataforma da station wagon Variant, a equipe de engenheiros liderada por Senor Schiemann criou um modelo único no mundo, que trazia uma carroceria desenhada pelo designer Márcio Piancastelli e produzida pela Karmann-Ghia.

Inicialmente chamado de Projeto X, recebeu o nome oficial de Volkswagen SP numa homenagem ao estado de São Paulo. Antes do lançamento no Brasil, o protótipo do esportivo foi apresentado na Feira da Indústria Alemã de 1971, em Hannover (Alemanha), onde despertou a atenção do público.

Trajetória

volkswagen sp2 79

Lançado em 1972, o Volkswagen SP podia ser encontrado nas versões SP1 e SP2.

Enquanto o SP1 contava com o motor 1.584 cm² capaz de gerar apenas 65 cv de potência (e sairia de linha já no ano seguinte), o SP2 já era mais robusto com seu propulsor 1.678 cm², que rendia 10 cv a mais.

O Volkswagen SP2 tinha 4,212 m de comprimento e 1,158 m de altura, e pesava apenas 890 kg. O SP2 possuía inovadores para-choques compostos por peças de borracha e faixas refletivas nas laterais, enquanto os quatro faróis em molduras cinzas eram os mesmos de TL e Variant.

volkswagen sp2 66

Por dentro, trazia luxos incomuns para um VW da época, como bancos esportivos forrados em couro, rádio, e um painel de instrumentos completo, com direito a conta-giros e voltímetro.

Mas embora agradasse pelo luxo, pela carroceria de desenho aerodinâmico e pela qualidade de construção, o modelo deixava a desejar em um aspecto importante para um esportivo: desempenho.

volkswagen_sp2_78

Além de ser maior que o Puma GTE, trazia uma carroceria de aço (fibra de vidro no Puma). O que deixava o modelo mais pesado que o concorrente e resultava em um desempenho semelhante mesmo com o uso de um motor mais forte. Sem contar que o SP2 ela criticado pelo acerto dinâmico e pelos freios subdimensionados.

Com isso, o Volkswagen SP2 deixou o mercado já em 1976, com uma produção total de 10.205 unidades. Naquele mesmo ano, a filial brasileira da lançou o Passat TS, modelo esportivo bem mais e com a então inovadora mecânica VW “a água”.

Exportação

Volkswagen SP2 1

Apesar de não ter sido um sucesso comercial, o Volkswagen SP2 é conhecido internacionalmente como um dos carros mais bonitos já produzidos pela marca alemã.

A combinação da mecânica Volkswagen a ar com uma carroceria esportiva fez com que diversas unidades do SP2 tenham sido adquiridas por compradores de fora do Brasil.

Inclusive, um exemplar do Volkswagen SP2 faz parte do acervo de modelos clássicos da marca, na Alemanha, onde participa de diversos eventos de carros antigos.

Posts relacionados

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *