De carros autônomos à realidade aumentada: 5 inovações tecnológicas que vem por aí
mb drive pilot direcao autonoma

De carros autônomos à realidade aumentada: 5 inovações tecnológicas que vem por aí

Os carros 100% autônomos devem chegar nos próximos anos ao mercado automotivo; confira outras inovações que prometem mexer na sua relação com os automóveis

Dizer que a tecnologia tem avançado muito rápido nos automóveis é um lugar comum. Afinal, até mesmo os carros populares 0km de hoje tem equipamentos de segurança que eram comuns apenas nos automóveis de prestígio da década passada.

cta blog venda seu carro
quanto vale o seu carro na instacarro

Mas aqui estamos falando de tecnologias que parecem muito distantes, mas que devem chegar aos automóveis nos próximos anos, com potencial para afetar bastante a sua relação com os carros.

E, se você gosta de estar por dentro das inovações, listamos as 5 principais novidades tecnológicas para carros que devem aparecer em um futuro próximo. Confira!

Comunicação entre os carros e infraestrutura

ford-v2v

Imagine que você está dirigindo o seu carro à noite, quase de madrugada, voltando para casa. Em um cruzamento, o farol está verde e você não se preocupa em seguir em frente normalmente, como qualquer um faria.

Entretanto, da posição que o seu carro vem, não é possível ver que um outro está prestes a furar o sinal vermelho. Já pensou se o seu automóvel recebesse um sinal advertindo sobre uma possível colisão? Ou até mesmo acionando automaticamente os freios para evitá-la?

Bem, saiba que a tecnologia de comunicação V2V (Vehicle to vehicle) está sendo atualmente testada por fabricantes automotivos como uma forma de tentar reduzir o número de acidentes nas ruas e estradas.

O V2V funciona da seguinte maneira: os carros enviam informações sobre sua localização, velocidade e direção uns aos outros por meio de sinais sem fio, a fim de mantê-los a uma distância de tráfego segura.

Será possível inclusive que um automóvel troque informações com a infraestrutura de trânsito. Permitindo assim que um ambulância, por exemplo, possa abrir os semáforos no seu caminho.

Carros que dirigem sozinho

mb drive pilot

Algo que parecia coisa de filme está próximo de se tornar realidade até o fim desta década: os carros 100% autônomos. A Mercedes-Benz inicia neste mês de maio de 2022 as vendas do sistema de direção autônomo Drive Pilot nos modelos Classe S e EQS vendidos na Alemanha.

Trata-se de um sistema de nível 3, que permite ao condutor abrir mão da direção do automóvel em congestionamentos e no tráfego lento, em velocidades de até 60 km/h e em vias selecionadas. Sistema semelhante ao revelado no ano passado pela Honda, em seu sedã Legend vendido no mercado automotivo japonês.

Pode parecer pouco. Mas esse avanço tecnológico depende de uma série de sensores e câmeras para funcionar. O próximo passo, o nível 4, já prevê que o carro seja capaz de acionar o condutor apenas em condições adversas na pista.

Automóveis que viram salas de estar

Audi urbansphere concept

O avanço da tecnologia dos carros autônomos dará mais liberdade para que os projetistas repensem o aproveitamento de espaço dentro dos automóveis. Que cada vez mais ficarão parecidos com uma sala de estar.

Um exemplo disso é o carro-conceito Audi urbansphere, pensado para oferecer o máximo de espaço e conforto para os ocupantes, que viajarão sentados em poltronas reclináveis e com som integrado, que poderão ser viradas para permitir uma conversa cara-a-cara entre os passageiros.

Tudo isso se beneficiando de um amplo pacote de sistemas de entretenimento que inclui uma tela OLED panorâmica e transparente para permitir a realização de conferências. Ou assistir um filme.

Realidade aumentada

volkswagen hololens

O HUD (Head-Up Display), presente no painel de alguns carros premium, é um equipamento que espelha no para-brisa informações básicas sobre o veículo. Mas imagina receber esses alertas diretamente nos seus olhos.

Pois a Volkswagen, em parceria com a Microsoft, testa a integração dos óculos de realidade aumentada Hololens 2 ao automóvel, permitindo o seu uso com o carro em movimento.

Isso permitiria, por exemplo, projetar mapas de GPS e outros alertas importantes diretamente no campo de visão do condutor e mesmo se ele desviar o olhar do para-brisa.

Enquanto essa integração entre carros e óculos de realidade aumentada não chega ao mercado, a própria Volkswagen oferece uma solução intermediária em seus elétricos ID.3 e ID.4: um HUD dotado de realidade aumentada.

Elétrico a etanol

nissan bioetanol

O avanço do mercado para carros elétricos não irá representar o fim do uso do etanol em automóveis. Pelo menos se depender de alguns fabricantes que estudam o uso do combustível vegetal… nos carros a bateria.

Isso seria possível por meio de um componente chamado célula de combustível. Fora do Brasil, carros elétricos com esta tecnologia dependem do abastecimento com hidrogênio para gerar eletricidade para a bateria do conjunto motriz.

Mas fabricantes como a Volkswagen e a Nissan estudam a possibilidade de substituir o hidrogênio pelo etanol. Algo que seria uma solução interessante para facilitar o avanço da eletrificação em países como o Brasil, ainda com uma infraestrutura precária de carregadores fora dos grandes centros urbanos.

Posts relacionados

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…
São Paulo irá receber a abertura da nova temporada da Fórmula E

São Paulo irá receber a abertura da nova temporada da Fórmula E

A capital paulista será palco do E-Prix da abertura da temporada 11 da Fórmula E, categoria de elétricos, em 7…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *