Alerta de ponto cego: saiba o que é e como ele ajuda a evitar acidentes
chevrolet-tracker-alerta-pontos-cegos

Alerta de ponto cego: saiba o que é e como ele ajuda a evitar acidentes

Já viu que alguns carros contam com o alerta de ponto cego? Entenda como essa tecnologia pode te ajudar a evitar acidentes

Por mais eficientes que possam ser os retrovisores externos, eles não conseguem criar uma visão perfeita da lateral do veículo. Sempre deixando alguma área que não pode ser vista pelo reflexo dos espelhos.

cta blog venda seu carro
quanto vale o seu carro na instacarro

Para facilitar a vida do motorista, a indústria criou o alerta de ponto cego. Em poucas palavras, essa tecnologia identifica a existência de outros veículos nessas áreas não cobertas pelos retrovisores.

Na maioria dos casos, esse alerta é feito por luzes de alerta nos retrovisores externos. Mas há carros que exibem essas informações também no painel ou até emitem alertas sonoros para o motorista.

Como funciona?

assistente de ponto cego

Para funcionar, esses sistemas dependem de sensores que emitem pulsos ultrassônicos, posicionados nas laterais dos para-choques. Quando se chocam contra algum corpo físico, os pulsos rebatem e retornam para o sensor, que transmite a informação para os sistemas do carro.

Em alguns carros mais sofisticados, o alerta de ponto cego funciona integrado a outros sistemas de segurança do automóvel, que atuam inclusive para evitar uma manobra e, consequentemente, um acidente.

Alguns fabricantes, como é o caso da Honda, adotam uma abordagem diferente para oferecer um alerta de pontos cegos para os seus clientes.

honda lanewatch

Modelos como o Civic de 10ª geração e os novos City sedã e hatch trazem um equipamento chamado LaneWatch. Trata-se de uma câmera posicionada sob o retrovisor do lado do passageiro e que é ativada a partir do apertar de um botão ou do acionamento da seta para o lado direito.

A partir daí, o automóvel passa a exibir a imagem desta câmera na tela da central multimídia, permitindo expandir o campo de visão antes de uma manobra.

Como se virar sem o sistema

Renault Sandero Zen Azul Iron - Retrovisor

Existem outras maneiras para aumentar a segurança na direção. Uma delas é ajustar adequadamente os retrovisores do veículo.

É necessário ajustar os espelhos externos de maneira a deixar visível a menor margem possível da lateral do carro. Já o retrovisor interno deve cobrir a maior área possível do vidro traseiro.

Outro fator que pode contribuir para uma visão melhor é a postura do condutor ao dirigir. Regule bem a altura do banco do motorista (os pés devem alcançar confortavelmente os pedais) para ter o ângulo de visão otimizado.

Quando for comprar um carro, realize esses ajustes antes de fazer test drive para avaliar toda a amplitude de visão do automóvel.

Posts relacionados

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…
São Paulo irá receber a abertura da nova temporada da Fórmula E

São Paulo irá receber a abertura da nova temporada da Fórmula E

A capital paulista será palco do E-Prix da abertura da temporada 11 da Fórmula E, categoria de elétricos, em 7…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *