Assistente de partida em rampa: para que serve e como ele pode te ajudar?
New Fiat Panda Cross assistente de partida em rampa

Assistente de partida em rampa: para que serve e como ele pode te ajudar?

O assistente de partida em rampa pode te salvar de alguns acidentes comuns e incômodos. Saiba como ele funciona aqui

Não é segredo para ninguém que o mercado automotivo está cada dia mais preocupado com a segurança dos condutores e dos veículos, sendo muitas vezes um fator decisivo na hora da compra de um modelo.

cta blog venda seu carro

O terror dos aprendizes nas autoescolas, subidas e rampas também se tornaram uma preocupação de segurança veicular essencial para as montadoras.

Qual a importância do assistente de partida em rampa?

range rover sport assistente de partida em rampa

Quase todo mundo já passou pela seguinte situação: você está em uma ladeira muito íngreme, com semáforo, e começa a ficar apreensivo diante do momento que o sinal for para o verde e o carro possivelmente não arrancar.

O movimento do carro “descer” nessas situações é completamente normal, já que estamos sob efeito da gravidade, e depende da habilidade do motorista ter controle certeiro na hora da arrancada.

Esse incômodo, além de atrapalhar o trânsito, pode causar também um acidente, e é claro que isso deixa você, motorista, ansioso quando começa a ver uma subida na qual terá que parar, por um motivo ou outro, no meio dela.

Em carros maiores, a situação é pior ainda, já que há um desgaste da embreagem e com os pneus em momentos de arrancadas.

Com o assistente de partida em rampa toda essa cena, no mínimo preocupante, não existe. Isso porque  o assistente de partida em rampa traz mais estabilidade para o veículo.

Além disso, o assistente ainda te ajuda a economizar, pois otimiza o consumo de combustível e evita desgaste prematura na embreagem do automóvel.

Como funciona o sistema de partida em rampa

Similar a um computador, essa tecnologia automotiva capta sinais por sensores e uma unidade determina que, em conjunto com atuadores, quando os freios devem ser acionados.

As montadoras usam diferentes tipos de componentes para essa tecnologia, porém de modo geral, os assistentes possuem sensores de ângulo (ou inclinação), peso, torque e velocidade das rodas.

A unidade de comando recebe os sinais e os processa de acordo com determinados parâmetros de cada sensor.

Disso, ela decide quando os freios devem ser acionados mantendo o veículo parado ou preparando-o para a partida.

Para realizar esse processo a unidade monitora o peso a que o motor está submetido (sensor de pressão), inclinação do terreno (sensor de ângulo) e torque necessário ao deslocamento (sensor de torque).

Com base nesses dados, o software determina o momento adequado para o funcionamento do assistente de partida em rampa, que envia um sinal final para os atuadores de freio que convertem ele em movimento físico.

Dessa forma, são ativadas as válvulas de freio por alguns segundos, até que o motorista consiga arrancar o carro.

Apesar de toda essa tecnologia, é importante lembrar que o motorista é fundamental em todo esse processo.

É necessário cautela e habilidade, pois, após mais ou menos três segundos, o sistema é desativado, devendo o condutor fazer sua parte em pisar e acelerar para dar a arrancada. 

De qualquer modo, assim como a câmera de ré e os assistentes de estacionamento, o sistema é importante aliado da dirigibilidade, tornando a experiência de dirigir mais prazerosa e tranquila.

Veículos híbridos

Nesses casos, o sistema aciona o motor elétrico no lugar dos atuadores de freio para aplicar força necessária na subida.

Assim que o condutor começa a acelerar,  o sensor de torque envia novos parâmetros à unidade de comando que, recalculando a resistência ao movimento e torque necessário ao deslocamento, envia novo sinal aos atuadores de freio.

Tecnologias aliadas ao assistente de partida em rampa

A tecnologia do assistente de partida em rampa tem traços em comum com outra inovação bem conhecida: o sistema start stop.

No start stop, o veículo se desliga quando precisa parar por alguns instantes, voltando a funcionar automaticamente quando o condutor dá indícios de que irá movimentar o veículo.

Nessa situação, para o sistema start stop funcionar é necessário que o veículo esteja parado e a rotação do motor estar em baixa sem acelerar.

No caso dos modelos que possuem câmbio manual, é necessário soltar a embreagem e a marcha deverá estar em neutro. Já para os carros automáticos, o freio deverá estar pressionado.

É interessante notar que, além de parecidos em alguns aspectos, o sistema start-stop também funciona em conjunto com o assistente de partida em rampa, pois não permite que o veículo se desligue em paradas em ladeiras mais íngremes.

A câmera de ré também ajuda o motorista em uma subida, pois ele conseguirá monitorar tudo o que ocorre na traseira do veículo por meio de uma lente grande angular atrás que manda imagens para a multimídia do veículo.

Dia após dia, a indústria veicular busca fazer com que o condutor fique cada vez mais no controle de tudo que ocorre com o automóvel, mantendo sua segurança e a das pessoas ao seu redor.

Por isso, itens como o assistente de partida em rampa estão cada vez mais presentes como itens de série e devemos levar em consideração o porquê disso na hora de comprar um novo veículo.

Posts relacionados

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Em levantamento em mais de 115 países, Tesla Model Y desbanca Corolla e se torna carro mais vendido do mundo,…
Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *