Diesel, gasolina ou flex. Confira a seguir quais são os os modelos de carros mais potentes feitos pela indústria automobilística nacional
Estética e itens de conforto e segurança são aspectos muito valorizados na hora de comprar um carro. Principalmente em se tratando dos carros de maior prestígio. Mas poucas coisas são mais atreladas ao status do que a potência do motor.
Pensando naqueles que buscam um carro que esbanje cavalaria, decidimos fazer uma lista com os cinco mais potentes fabricados no Brasil. Para alegria de uns (e a tristeza de outros), a relação é composta apenas por SUVs. Confira a seguir:
BMW X3 M40i
O SUV da BMW encabeça atualmente o ranking dos carros mais potentes produzidos no Brasil. Montado na fábrica de Araquari (SC), o X3 M40i usa um motor 3.0 de seis cilindros biturbo, que bebe gasolina e desenvolve 388 cv.
Este propulsor é casado a um câmbio automático de oito marchas e ao sistema de tração integral. Conjunto que faz o SUV acelerar de 0-100 km/h em 4,8 segundos, atingindo a velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).
Mas quem é fã dos SUV-cupês pode optar pelo X4 M40i, que se diferencia basicamente pela carroceria, trazendo o mesmo conjunto mecânico de 388 cv.
Land Rover Discovery Sport
O Discovery Sport é o único modelo da marca feito na fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia (RJ). O SUV traz como motor mais potente a motorização P250.
Trata-se de um propulsor 2.0 flex de 249 cv e 37,2 kgfm de torque, combinado a um câmbio automático de nove marchas e ao sistema de tração integral. O Discovery Sport flex acelera de 0-100 km/h em 7,8 segundos e vai a 225 km/h.
Para quem prefere um SUV a diesel, o modelo conta ainda com um propulsor 2.0 turbodiesel, que produz bons 199 cv de potência e 43,8 kgfm de torque. Também acoplado ao câmbio automático de 9 marchas e tração integral.
BMW X1
Além do X3, a lista dos carros mais potentes do Brasil traz outro BMW fabricado em Araquari/SC. O BMW X1 xDrive25i Sport, que traz sob o capô o motor modular B48: um 2.0 turbo flex de quatro cilindros.
Trata-se do mesmo propulsor das versões sDrive20i, mas recalibrado para entregar 231 cv de potência e 35,7 kgfm de torque na configuração.
Combinado a um câmbio automático de oito marchas e ao sistema de tração integral, o X1 xDrive25i acelera de 0-100 km/h em 6,5 segundos e atinge os 235 km/h de velocidade máxima.
Chevrolet Trailblazer
Produzido na fábrica da General Motors em São José dos Campos (SP), o Chevrolet Trailblazer é o único SUV no sentido original da palavra feito no Brasil, trazendo a tração 4×4 combinada a um chassi tradicional de vigas, como nas picapes.
O SUV está equipado com um motor 2.8 turbodiesel de 200 cv, que além de garantir um desempenho satisfatório dentro e fora da estrada faz com que o modelo da Chevrolet entre no ranking dos carros mais potentes fabricados por aqui.
Equipado com um câmbio automático de seis marchas, o Trailblazer acelera de 0-100 km/h em 10,3 segundos e vai a 180 km/h. Nada mal para um veículo de mais de duas toneladas…
Caoa Chery Tiggo 8
Feito em Anápolis (GO), o SUV de sete lugares é atualmente o maior e mais caro modelo da sino-brasileira Caoa Chery.
Possui um motor 1.6 turbo com injeção direta de gasolina, que desenvolve 187 cv de potência e 28 kgfm de torque. Exclusivo do Tiggo 8, esse propulsor pertence à gama mais atual de motores oferecido pela Chery na China.
No SUV, é acoplado ao câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem banhada a óleo, A tração é dianteira.