Uma central multimídia pode melhorar sua direção e valorizar o seu veículo. Leia para descobrir como escolher uma perfeita para você
Antigamente, somente quem possuía um carro de luxo tinha uma central multimídia. Hoje,esse tipo de equipamento é comum inclusive em automóveis populares. E, o melhor de tudo, elas podem aumentar o valor de revenda do seu veículo.
Poucas coisas marcam tanto a experiência de dirigir quanto entrar no carro e ver um painel bonito e moderno. Além do visual, uma central multimídia de boa qualidade pode facilitar a sua direção e torná-la mais segura. Continue lendo para descobrir como as centrais multimídia podem valorizar seu carro.
O que é uma central multimídia?
Para leigos, é a “tela” no meio do painel dos carros mais modernos, que substitui o clássico radinho. A central multimídia recebe esse nome porque mescla mais de uma forma de mídia — tanto som quanto imagem. Enquanto o rádio do carro, só emite som.
Além do visual e do som, a central multimídia melhora consideravelmente a experiência de direção e eleva a tecnologia do carro. Por exemplo, há equipamentos com a função de GPS, que possibilita dirigir de forma mais segura.
Somado a cuidados como manter a manutenção do carro em dia, uma central multimídia é um dos acessórios que mais agregam valor a um carro na hora da revenda.
Modelos de central multimídia
A regra geral é: quanto mais moderna é a central multimídia, mais funcionalidades ele terá. Porém, mesmo com uma lista extensa de opções, alguns motoristas podem sentir que está faltando algo.
Hoje é praticamente um padrão na indústria que as centrais multimídias sejam capazes de espelhar a tela dos smartphones por meio dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay.
Mas há casos em que é aceito apenas o Android Auto ou o Apple CarPlay. Outra questão é a forma como é feita esse pareamento. Normalmente é necessário usar um cabo, mas alguns modelos de carro já contem com o pareamento sem fio. Embora essa funcionalidade dependa também da compatibilidade do aparelho de celular.
O mercado conta ainda com centrais que trazem TV digital integrada ou que podem até não oferecer o pareamento, mas funcionam como uma espécie de tablet no painel, contando com vários apps instalados no próprio equipamento.
De qualquer forma, se você é um daqueles que gosta de tecnologia, vale a pena investigar o funcionamento da central multimídia e as suas funcionalidades antes de fechar negócio.
Instalar uma central multimídia
Se o seu carro não conta com esse equipamento, uma boa central multimídia pode aumentar o valor do seu carro. Porém, antes de fazer a instalação, é melhor se certificar que ela é compatível com o modelo do seu carro.
Principalmente se você quer usar a sua central para assistir a séries e filmes, você deve querer uma tela grande. Porém, nem todos os carros comportam esse modelo.
Uma central multimídia de tamanho inadequado pode danificar o painel do seu veículo. Também é bom lembrar que, uma vez que ela será conectada à parte elétrica do seu carro, é necessário escolher um bom profissional para fazer a instalação.
Um bom profissional saberá te indicar qual é a melhor central multimídia para o seu veículo. Além disso, você também pode entrar em contato com o fabricante ou concessionária para pedir indicações.
Quais acessórios que valorizam o veículo?
Carros são geralmente vistos como bens que perdem o valor com o tempo. Porém, adicionar novas funcionalidades, além de manter ele em um bom estado, podem aumentar o seu valor de revenda.
Mas saiba que nem toda modificação ajudar o seu carro a se valorizar, portanto sempre é bom conferir quem é especializado na hora de vender ou comprar carros para te ajudar a tomar a melhor decisão.