A indústria automobilística vem renovando seus conceitos e um exemplo são os carros híbridos; saiba mais sobre eles a seguir
Você está familiarizado com os carro híbridos? Caso não, tudo bem! Afinal de contas, o Brasil ainda ainda engatinha nesse ramo na comparação com os outros grandes mercados automotivos mundiais.

Mas eles começam a se tornar cada vez mais populares, inclusive com algumas opções flex que são fabricadas no mercado automotivo brasileiro.
Carros híbridos: como funcionam?
Os carros híbridos são divididos em três categorias: os leves, convencionais e híbridos plug-in.
Híbrido leve

Os primeiros são modelos movidos apenas pelo motor a combustão, mas que trazem um pequeno motor elétrico que toma o lugar do alternador e do motor de arranque.
Além de garantir uma força extra em situações de alta demanda de torque, ele garante uma redução no consumo de combustível, já que permite desligar automaticamente o propulsor a gasolina por curtos períodos em condições de baixa carga no acelerador, sem afetar o funcionamento dos sistemas do automóvel.
Alguns exemplos de automóveis com essa tecnologia vendidos no Brasil são o Kia Stonic e o Range Rover Velar.
Híbrido convencional

Já os convencionais são os carros híbridos mais antigos. Trazem um motor elétrico que é responsável por mover o automóvel em baixas velocidades e tem a bateria carregada pelo motor a combustão, que também fornece força para as rodas em altas velocidades e condição de alta carga do acelerador.
O resultado é um consumo menor de combustível em relação aos carros normais, mas com uma autonomia 100% elétrica bastante curta. Exemplos de carros com essas tecnologias são o importado Honda Accord e:HEV e o brasileiro Toyota Corolla Cross Hybrid.
Híbrido plug-in

Já os híbridos do tipo plug-in combinam o melhor dos dois mundos. Funcionam como os híbridos convencionais, mas trazem uma tomada que permite carregar a bateria do propulsor elétrico em uma fonte de energia externa.
Isso permite que o veículo rode apenas com o propulsor 100% elétrico por distâncias relativamente mais longas que os convencionais. Algumas vezes superando até os 50 km.
Alguns exemplos de híbridos plug-in no Brasil são o Volvo S60 e o BMW 330e.
Outras vantagens dos carros híbridos
Além do consumo de combustível mais baixo do que o obtido por modelos da mesma categoria equipados com propulsores convencionais, os carros híbridos desfrutam de outros benefícios.
Em alguns estados brasileiros, os donos de carros híbridos ficam isentos ou recebem desconto no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
Outra vantagem, esta para os motoristas que circulam na capital paulista, é que os carros híbridos, assim como os elétricos, estão isentos do rodízio.
Resposta de 0
Etanol é um combustível de fonte renovável (no Brasil, cana de açúcar).