Conheça qual é o carro mais rápido do mundo
ssc-tuarata - carro mais rápido do mundo

Conheça qual é o carro mais rápido do mundo

Veja a seguir qual é o modelo de carro mais rápido do mundo (e também os automóveis mais rápidos em arrancada) na atualidade

Há quase 24 anos, o recorde absoluto de velocidade em solo pertence ao Thrust SSC, que atingiu a velocidade máxima de 1.228 km/h no deserto de Nevada (EUA).  Mas equipado com dois motores a jato e rodas metálicas, a máquina britânica dificilmente se enquadraria como o carro mais rápido do mundo.

cta blog venda seu carro
thrust ssc - carro mais rápido do mundo

No caso dos automóveis de produção, o buraco é mais embaixo: a disputa é bem mais acirrada, com reviravoltas e recordes “anulados”. Que o diga o atual carro mais veloz do mundo, o americano SSC (Shelby Super Cars) Tuatara. 

Em outubro do ano passado, o fabricante do hipercarro afirmou que a máquina havia cravado 508,73 km/h. Mas o resultado acabou sendo questionado e, posteriormente, a própria SSC concordou que houve uma falha no registro de dados. 

O recorde só veio definitivamente em janeiro, em uma nova tentativa de quebra de recorde, quando o Tuarara registrou desta vez a velocidade de 455,3 km/h.

Para se tornar o carro mais rápido do mundo, o tecnológico carro esportivo SSC Tuatara está equipado com um motor 5.9 V8, que utiliza o etanol E85 (85% de álcool combustível e 15% de gasolina) oferecido nos postos dos EUA para desenvolver 1.774 cv.

Com a marca, o carrão americano superou o antigo recordista, o hipercarro sueco Koenigsegg Agera RS. Modelo que teve 27 unidades produzidas entre 2015 e 2018.

Equipado com um enorme motor 5.0 V8 capaz de desenvolver 1.360 cv em sua variação mais potente e um câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem, o modelo da Koenigsegg registrou a velocidade de 447 km/h em 2017.

bugatti chiron protótipo - carro mais rápido do mundo

Nesse meio tempo, a Bugatti destacou em 2019 que o seu Bugatti Chiron Super Sport 300+ cravou 490,48 km/h. Mas não teve a sua marca reconhecida.

Isso acontece pois os padrões da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) estabelecem que é necessário seguir algumas regras para que determinado carro possa ser considerado o mais rápido do mundo no ranking dos automóveis de produção. 

É preciso, por exemplo, que o exemplar da quebra de recorde seja um automóvel homologado para uso em vias públicas e numa especificação oferecida para o consumidor. 

A medição é feita em duas corridas de velocidade, feitas em sentidos opostos da mesma pista, e a velocidade válida para a quebra de recorde é a média dessas duas passagens. O Bugatti foi excluído por se tratar de um protótipo e pela medição de velocidade ter sido realizada em um único sentido. 

Pioneiros 

jaguar xk120 - carro mais rápido do mundo

Embora atualmente mesmo alguns modelos compactos sem pretensões esportivas consigam chegar perto dos 200 km/h, demorou mais de 50 anos desde a criação dos primeiros automóveis para que essa marca fosse superada.

O primeiro carro de produção a ultrapassá-la foi o Jaguar XK120, de 1949, que atingiu 200,5 km/h (ou 124 mph). Resultado que era celebrado no próprio nome do modelo.

Já o primeiro carro a superar os 300 km/h foi o Ruf BTR, de 1983. Produzido pela alemã Ruf com base no Porsche 911 da época, usava um motor de 374 cv para atingir 305 km/h.

O primeiro automóvel de série a superar os 400 km/h foi o Bugatti Veyron, em 2005, que com o seu motor W16 de 1.001 cv foi a 408,47 km/h.

Velozes e… rápidos?

rimac nevera - carro mais rápido do mundo

Geralmente os automóveis mais velozes do mundo eram também aqueles que aceleravam mais rápido. Mas com o crescimento na oferta de carros elétricos nos últimos anos, esses veículos começaram a aparecer na ponta do ranking, superando os carros a combustão.

Isso acontece por conta de uma característica dos propulsores elétricos. Diferente dos motores convencionais, que desenvolvem o seu torque máximo em uma determinada faixa de rotações, os propulsores elétricos despejam a força máxima desde o momento da partida.

No último dia 13 de agosto, um exemplar de produção do hipercarro croata Rimac Nevera, uma máquina equipada com quatro motores elétrico e potência combinada de 1.941 cv, conseguiu percorrer o quarto de milha (400 m) em 8,6 segundos, tendo atingido no trecho a velocidade máxima de 269,58 km/h.

Na medição de 0-100 km/h, outro recorde: o mesmo modelo é capaz de acelerar em apenas 1,85 segundos, com velocidade máxima de 412 km/h. O Nevera terá uma produção de apenas 150 unidades.

Posts relacionados

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…
São Paulo irá receber a abertura da nova temporada da Fórmula E

São Paulo irá receber a abertura da nova temporada da Fórmula E

A capital paulista será palco do E-Prix da abertura da temporada 11 da Fórmula E, categoria de elétricos, em 7…

One Comment

  1. Luciana

    Achei muito bom sobre carros mais rápidos do mundo até então :⁠-⁠D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *