O crescente interesse por carros com câmbio automático trouxe a dúvida se vale a pena trocar câmbio manual pelo automático
Boa parte da frota automotiva brasileira ainda não é tão moderna quanto gostaríamos, por isso, a maioria dos carros é equipado com câmbio manual. Não por terem vertentes esportivas, mas sim porque são projetos mais simples. Mas a história está mudando, já que os carros com câmbio automático estão inundando o mercado automotivo.
Nesse contexto e buscando maior facilidade na direção, alguns motoristas se perguntam: é possível trocar um câmbio manual por um automático?
Conversão do câmbio
Se você dirige, com toda certeza já dirigiu um carro manual, até porque estes que são usados nas auto escolas. Além desse tipo de transmissão, que exige que o motorista pise na embreagem para mudar a marcha, existem veículos com transmissão automática, automatizada ou com a transmissão continuamente variável (CVT). Estas, por sua vez, não precisam que o condutor use o pé na embreagem, já que as trocas são feitas sozinhas.
Dito isso, se o consumidor andou num carro automático e gostou é possível sim realizar a conversão do câmbio manual. Porém, segundo especialistas, o custo é altíssimo, o que pode tornar o projeto inviável.
A conversão de câmbio não exige apenas a troca do item em si, mas de outros componentes também, como é o caso dos freios, mangas de eixos, suportes e outros. Será necessário também adicionar ao veículo um módulo eletrônico de gerenciamento da transmissão. Verificar a compatibilização da eletrônica do veículo e a troca do trambulador da transmissão manual também devem ser feitas.
Com essa lista de equipamentos necessários para realizar a conversão, o valor do procedimento acaba se aproximando do valor de um carro 0km, fazendo com que muitos optem por um carro novo e já automático de fábrica.
Câmbio manual
Como já explicado, o câmbio manual é um tipo de transmissão onde é o motorista quem realiza o acionamento da embreagem e a seleção da marcha na transmissão. O processo começa quando o condutor pressiona o pedal de embreagem para desacoplar o propulsor e liberar a movimentação das engrenagens do câmbio.
Câmbio automatizado
Já o câmbio automatizado é como se fosse um câmbio manual, porém melhorado. Esse componente possui a embreagem e a caixa de marchas. Entretanto, possuem sensores que analisam o motor e enviam sinais para os atuadores, estes por sua vez realizam as mudanças de marchas automaticamente.
Câmbio automático
Neste caso de câmbio, as trocas de marchas são realizadas automaticamente pelo sistema, de acordo com a velocidade do veículo e da rotação do motor. Assim, o câmbio seleciona a combinação ideal das engrenagens de acordo com o uso. É o conversor de torque quem faz a ligação da caixa de transmissão e o motor.
Câmbio CVT
Muito comum nos veículos tidos como automático, a tecnologia do câmbio CVT possui duas polias trabalhando uma contra a outra, com uma cinta. De acordo com que essas polias vão mudando suas posições, a cinta vai aumentando ou diminuindo a sua dimensão, mudando assim a relação das marchas.