pé no freio do carro

Os freios ABS são mais seguros?

Componente obrigatório em todos os carros 0km, os freios ABS são parte importante do pacote de segurança ativa dos automóveis; saiba mais a seguir

O pacote de segurança dos automóveis são divididos entre os sistemas passivos (que agem para garantir a integridade dos ocupantes após uma colisão) e ativos (que atuam para evitar um acidente).

cta blog venda seu carro
quanto vale o seu carro na instacarro

Dentre os sistemas ativos, um dos itens de maior destaque são os freios ABS, item que é obrigatório em todos os carros brasileiros produzidos desde janeiro de 2014. A seguir, explicamos o porquê desse sistema de freios ser mais seguro do que os freios convencionais.

Um pouco mais sobre os freios ABS

freio a disco

Primeiramente, saiba que o termo “ABS” vem do inglês Antilock Breaking System — em tradução livre para o português, significa Sistema de Freio Antitravamento.

O sistema começou a ser usado nos anos 1950, nos aviões, migrando para os automóveis a partir dos anos 1970, quando chegou ao americano Imperial e ao japonês Toyota Crown. No Brasil, o primeiro carro equipado com a tecnologia foi o Volkswagen Santana, que recebeu ABS como opcional em 1991.

A principal função do ABS é, em qualquer ocasião em que os freios forem acionados e independente da pressão no pedal, impedir que as rodas do carro travem. Contribuindo assim para reduzir o espaço necessário para frenagem e para reduzir as chances de perda de controle do automóvel

No geral, existem diversos modelos de freios ABS, mas o conceito essencial é até que simples. Ele é composto por quatro componentes: os sensores de velocidade, a bomba, as válvulas e a unidade de controle. Cada uma possui uma designação específica para fazer com que o sistema ABS funcione perfeitamente.

Os sensores são responsáveis por monitorar a velocidade de rotação das rodas. Ao identificarem um discrepância entre a velocidade das rodas e a do automóvel, a unidade de controle entra em ação e comanda a oscilação da pressão sobre os freios para impedir o seu travamento.

Processo que se repete várias vezes por segundo e é notado pela trepidação do pedal de freio quando o sistema está atuando.

Por que os freios ABS são melhores do que os convencionais?

freios abs

Propiciar segurança no trânsito é, sem dúvidas, um dever de todos os cidadãos. No entanto, em alguns casos, não podemos contribuir o tanto que gostaríamos devido a diversos fatores que não estão no nosso controle. Um deles é em uma frenagem de emergência.

O instinto natural da maioria dos motoristas é pisar forte no freio em uma situação de emergência. Algo que, em um carro sem freios ABS, provoca o travamento das rodas.

Por isso mesmo, nesses carros, a recomendação é pisar e aliviar a pressão sobre o pedal várias vezes em um frenagem de emergência. Algo nem sempre fácil de fazer em uma condição de estresse.

O que o ABS faz é automatizar esse processo. Por isso mesmo, nos carros com esse sistema de segurança, a recomendação para uma frenagem de emergência é justamente afundar o pé no pedal do freio. Portanto, o sistema ABS, além de ser mais tecnológico, corrige os possíveis erros humanos na hora de frear o carro.

Manutenção

abs luz painel

A rotina de manutenção periódica dos freios ABS é muito parecida com a dos automóveis com freios convencionais, exigindo apenas a substituição de discos, pastilhas, lonas e tambores.

Mas pode ocorrer de o automóvel apresentar problemas em itens específicos do sistema. Neste caso, a falha é sinalizada por um luz de alerta no painel de instrumentos. Caso ela se acenda, isso significa que os freios seguem funcionando. Mas sem a assistência do ABS. Neste caso, é importante levar o carro a uma oficina para a revisão.

Posts relacionados

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…
São Paulo irá receber a abertura da nova temporada da Fórmula E

São Paulo irá receber a abertura da nova temporada da Fórmula E

A capital paulista será palco do E-Prix da abertura da temporada 11 da Fórmula E, categoria de elétricos, em 7…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *