Goodyear faz pneu de arroz e óleo que dura 500 mil km

Goodyear faz pneu de arroz e óleo que dura 500 mil km

Tecnologia inovadora da Goodyear de pneu promete mudar o consumo de borracha e promover a utilização de materiais orgânicos menos nocivos ao meio ambiente

A Goodyear promete revolucionar o mercado com um pneu que irá durar nada menos que 500 mil km. A proposta do Eagle Go, além de ser extremamente durável, é também ser aliado do meio ambiente. O componente sem derivados de petróleo é feito de materiais reciclados.

cta blog venda seu carro

Entre os materiais usados para a novidade estão óleo de girassol, resinas de pinheiro e casca de arroz. Além de se distanciar do recurso não renovável que é o petróleo, a Goodyear se aproxima cada vez mais do agronegócio, impulsionando a economia local. 

Durabilidade e leveza

Goodyear pneu arroz

A ideia de ter um pneu que dure 500 mil km tem sinergia com os atuais motores veiculares. Mais modernos, os propulsores são feitos, atualmente, para trabalhar por pelo menos 240 mil km sem precisar passar por retífica. 

O Eagle Go, querendo ultrapassar a marca de durabilidade dos novos motores, foi desenvolvido para passar por renovação duas vezes ao longo de sua vida útil, com uma tecnologia que consegue detectar seu desgaste com o passar do tempo. O novo pneu foi apresentado equipando o carro-conceito, o Citroën Oli.

Citroën Oli

Além da novidade da Goodyear, o modelo francês possui uma estrutura que conta com rodas híbridas , feitas com alumínio e aço, fazendo com que fiquem 15% mais leves, gerando assim mais economia de combustível.

“Pneus conceito são uma maneira fantástica para a Goodyear pesquisar e desenvolver tecnologias inovadoras que podem fazer parte de nossos produtos”, diz Laurent Colantonio, diretor de tecnologia da Goodyear.

Tecnologia SighLine

O modelo de pneu também possui a tecnologia SighLine, que nada mais é que um sensor com o papel de equilibrar pressão, temperatura e desgaste do pneu. O Eagle Go representa mais um avanço da empresa em parar de usar petróleo na fabricação de pneus, objetivo que a marca pretende alcançar em 2040. 

Pneu de soja brasileiro

Além do novo Eagle Go, a Goodyear tem investido em outros produtos sustentáveis, como é o caso do Wrangler Workhorse AT, primeiro pneu brasileiro feito com óleo de soja, em substituição aos derivados de petróleo.

O pneu atende picapes e SUVs com a promessa de melhorar a performance em termos de quilometragem, desempenho em piso molhado e tração em qualquer tipo de terreno.

O Wrangler Workhorse AT passou por uma série de testes antes de ser lançado no mercado e obteve resultados importantes, como 20% maior em quilometragem e 4,6% de melhoria quando falamos de consumo de combustível em comparação com o seu antecessor, o Wrangler Armortrac. 

Quando falamos de performance, o pneu também se saiu muito bem, melhorando em 22% o desempenho no quesito aquaplanagem nas curvas e 4% superior em frenagem em piso molhado.

Segundo a gerente sênior de marketing da divisão de pneus de passeio da Goodyear, Debora da Cruz, o produto nacional feito especialmente para picapes e SUVs levou em consideração uma série de pesquisas realizadas pela companhia antes de seu lançamento para poder revolucionar o segmento de pneus sustentáveis nacional. 

Posts relacionados

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *