Protótipo Mercedes Vision EQXX se destaca pela carroceria aerodinâmica e pelas tecnologias que deverão chegar em pouco tempo aos carros de produção.
Não basta ser um automóvel de emissão zero. Mesmo com o ganho do ponto de vista ambiental, o fator alcance ainda afasta clientes em potencial dos carros elétricos. Pois os fabricantes estão em busca de soluções para atender a esse problema.
Algumas delas podem ser vistas no conceito Mercedes-Benz Vision EQXX. Apresentado oficialmente nesta segunda-feira (3), o carro promete um alcance de 1.000 km com uma carga.
Para atingir esse número mágico – que foi obtido em teste digital, simulando condições de uso do mundo real -, a marca alemã colocou como meta de projeto um consumo de apenas 10 kWh a cada 100 km.
Carroceria
O Vision EQXX foi pensado para ser o mais eficiente do ponto de vista aerodinâmico.
Por conta disso, traz uma carroceria com Cx de 0,17, que é combinada com pneus de ultra baixa resistência à rodagem, desenvolvidos pela Bridgestone, e rodas especiais para gerar o mínimo de arrasto possível.
A Mercedes-Benz recorreu ainda ao subchassi desenvolvido originalmente para a Fórmula 1 para garantir a leveza do conjunto.
Eficiente do ponto de vista aerodinâmico, o interior recebe componentes produzidos em materiais reciclados e impressos em 3D. Além de peças feitas com base em plantas, como bambu, resíduos de cana de açúcar e micélio, que é a parte vegetativa de um fungo.
Mecânica
Para o protótipo, a Mercedes-Benz desenvolveu conjunto um novo conjunto motriz elétrico de 204 cv, que consegue atingir uma eficiência energética de 95%.
Para efeito de comparação, a eficiência energética de um carro a combustão gira em torno de 30%. Esse resultado foi possível graças ao trabalho de redução de consumo e de perdas, que envolveu a escolha de novos materiais e de gerenciamento térmico mais eficiente.
A bateria de 100 kWh usa tecnologia vinda dos Mercedes da Fórmula 1 para ser 50% menor e 30% mais leve do que o conjunto de ponta visto no EQS. Carro elétrico de luxo que é um dos lançamentos mais recentes da marca da estrela. O modelo traz ainda painéis solares que garante uma autonomia extra de até 25 km.
Apesar de parecer muito distante da realidade, a Mercedes-Benz destaca que as tecnologias vistas no Vision EQXX estarão presentes nos lançamentos da marca nos próximos anos.
One Comment
Parece ser mto bom interessa saber o custo