Você sabe o que é direção elétrica? Ela é uma parte importante do seu veículo, além de fornecer economia para o seu bolso. Por isso, é significativo que conheça este e outros componentes do seu carro, para que você compreenda a importância de cada um.
Neste post, você aprenderá o que é e qual a importância da direção elétrica no seu veículo. Além disso, verá como ela atua na prática, acompanhando como é instalada e utilizada. Quer saber tudo isso e muito mais? Então continue a leitura.
O que é a direção elétrica?
O conjunto de direção elétrica é o que faz com que o motorista consiga direcionar o seu automóvel por meio do volante de maneira mais leve, permitindo que ele faça curvas e dirija sem forçar demais a direção.
Os sistemas de direção se mostram importantes, principalmente no momento de estacionar, já que o motorista necessita manusear o carro de forma rápida e precisa, para realizar a baliza corretamente.
Como funciona o sistema de direção elétrica?
O motorista realiza um torque no volante para girá-lo, como normalmente acontece com os outros conjuntos de direção.
Um sensor óptico capta esse movimento e o armazena, interpretando a vontade do condutor de realizar uma curva, bem como a velocidade angular de giro, ângulo, sentido, e realiza então a comunicação com a central eletrônica do sistema.
Em seguida, o sistema de direção elétrica busca identificar a sua temperatura do motor, pois o torque de apoio varia de acordo com essa informação. Ele trabalha com 100% de eficiência caso a sua temperatura seja inferior a 60°C. Em 80°C, a sua eficiência cai para 75%.
O motor elétrico utilizado no modelo de direção é controlado pelo módulo de comando chamado de MC, que tem independência funcional já que não está acoplado ao motor. Quando o automóvel está em linha reta, todo o sistema opera no modo “stand by”, fazendo com que ele trabalhe em uma rotação nominal menor e reduza o consumo de energia.
Quando são detectados os movimentos de rotação, o sistema aumenta a sua rotação nominal e entra em seu modo de assistência máxima, fazendo com que o seu auxílio seja mais preciso e imediato ao motorista.
Quais as diferenças entre a direção hidráulica e a elétrica?
A principal diferença está na forma como ambas as direções reagem ao esterçamento (giro) do volante.
No modelo hidráulico, existe uma bomba que cria uma pressão mecânica em um fluido, fazendo assim com que as rodas dianteiras se movimentem.
Já a direção elétrica gerencia e economiza mais energia e combustível do que a direção hidráulica, pois o modelo elétrico está ligado diretamente ao motor e não possui um modo de economia como o modelo anterior.
Quais as vantagens e desvantagens da direção elétrica?
A primeira vantagem nesse tipo de direção é o seu destaque ambiental. Como não é ligado ao motor, ele não utiliza combustível ou óleo, chegando a uma economia de até 5% de combustível em relação ao sistema hidráulico.
Outro benefício se dá pela melhor assistência e adequação do modelo em relação à força e intensidade da movimentação do volante, fazendo com que a rotação seja mais precisa e condizente com a real necessidade do condutor.
Além disso, o sistema elétrico responde muito melhor ao controle do motorista, já que a captação e realização do movimento se dão de maneira muito rápida, sem necessitar que o motorista tenha que girar com exaustão o volante, principalmente em trechos muito sinuosos onde é preciso controlar muito bem o sentido.
Caso o sistema elétrico sofra uma pane, dificilmente você perderá o controle do carro. O que acontecerá é um endurecimento da direção, porém reduzindo consideravelmente o risco de um acidente.
Uma desvantagem do conjunto de direção elétrica é o seu custo de manutenção. Boa parte dos problemas que ocorrem neste modelo se dá na bucha de direção. Entretanto, para o conserto, é preciso tirar todas as peças do sistema, já que todas estão em constante movimento.
Conhecendo o que é a direção elétrica, como ela funciona, quais as suas vantagens e desvantagens, assim como suas diferenças em relação ao popular modelo hidráulico, você poderá prestar mais atenção neste detalhe ao comprar um carro novo ou divulgar essa informação ao revender seu veículo, já que ambos podem ter uma composição diferente, devendo ser consertados conforme suas características.
2 Comments
Quais as vantagens e desvantagens da direção elétrica
Oi, Cleiton. Tudo bem? Bom, as principais vantagens estão no conjunto mais leve, que deixa mais confortável em manobras; sistema que ajusta o “peso da direção” de maneira mais precisa de acordo com a velocidade do veículo e, claro, menor necessidade de manutenções, já que no sistema hidráulico há a necessidade de troca do fluido da direção periodicamente.
Pensando em desvantagens, em caso de dano na caixa de direção elétrica, sua substituição tem custo bem mais elevado do que em um conjunto hidráulico.