Quais as vantagens do motor de três cilindros?
motor três cilindros

Quais as vantagens do motor de três cilindros?

O motor três cilindros já acumula um bom tempo de mercado, mas você já sabe de todas as suas vantagens em relação aos 4 cilindros?

Os motores de quatro cilindros estão se tornando uma espécie em extinção. Após a chegada do primeiro tricilíndríco no mercado, com o Hyundai HB20 1.0 em 2012, o ‘boom’ de opções nesta configuração se expandiu no Brasil, invadindo, inclusive, motores de capacidade volumétrica maior, como os 1.2 e 1.5 litros, por exemplo.

cta blog venda seu carro
quanto vale o seu carro na instacarro

Mas o que faz a mercado automotivo investir nesta configuração de motores? Bom, de maneira resumida, eles são mais baratos de se produzir e são mais eficientes se comparados a outros de mesma cilindrada, mas explicaremos sobre isso mais adiante.

Como funciona um motor de quatro tempos?

Antes de explicar o que é um motor de três cilindros, é preciso entender o que é um cilindro e, para isso, explicaremos como funciona um motor de combustão interna de quatro tempos.

Os motores de combustão interna do ciclo Otto — o qual é o utilizado nos veículos gasolina, etanol ou flex —, possuem quatro tempos ou ciclos de funcionamento.

Funcionamento de um motor 4 tempos do ciclo Otto

No primeiro tempo ocorre a admissão de ar e combustível para dentro do cilindro. Para isso, a válvula de admissão se abre e o pistão se move até o ponto morto inferior (PMI), puxando este gás para o interior do cilindro.

Vale lembrar que o ar admitido é previamente filtrado (através do filtro de ar) e a dosagem de combustível fica a cargo da injeção eletrônica ou do próprio carburador. Este tempo é chamado de ‘admissão’.

Com o cilindro cheio dessa mistura, o pistão que está no PMI se dirige ao PMS (ponto morto superior) e a válvula de admissão se fecha. Sem ter para onde escapar, ar e combustível são comprimidos enquanto o pistão sobe. Portanto, a segunda etapa é chamada de ‘compressão’.

No terceiro tempo, o pistão chega ao PMS e a vela de ignição libera uma centelha e a mistura ar e combustível se inflama. Esta queima gera a energia térmica que empurra o pistão para baixo. Este é o único tempo do motor em que há produção de energia e ele é chamado de ‘trabalho’ ou ‘explosão’.

Já no quarto e último tempo do motor, a válvula de escapamento se abre, o pistão que estava em PMI começa a subir, os gases provenientes da queima são liberados. Quando o pistão atinge o PMS, o ciclo se recomeça. Este tempo é chamado de ‘escape’.

Vale lembrar que estes quatro tempos ocorrem em um cilindro do motor, portanto, estes ciclos ocorrerão de maneira alternada entre cada um deles enquanto o motor estiver ligado.  

Se o motor do seu carro tem quatro cilindros, normalmente, a ordem de queima será 1-4-3-2, sendo o primeiro cilindro ficando próximo às polias e correias. Já no três cilindros, essa ordem de queima é 1-3-2.

Quais as vantagens de um motor de três cilindros?

Para entendermos exatamente em quais pontos um motor de três cilindros se destaca, é preciso compará-lo a outro com mais cilindros, mas com a mesma capacidade volumétrica (ou seja, só podemos comparar um motor 1.0 com outro 1.0).

Neste caso, um três-cilindros se destaca por:

  • Ter menor atrito

Por ter um pistão a menos, trabalha com menor atrito e, em consequência disso, aproveita melhor a energia gerada nas queimas. Além disso, por ter menor atrito, tende a se desgastar menos.

  • Ser mais leve

Em média, um motor quatro cilindros pode pesar até 30 kg a mais que um de três. Isso acontece pelo acréscimo de material no bloco, pelo virabrequim maior, além de mais um conjunto pistão-biela e pares de válvulas.

  • Ser mais eficiente

Um motor de três cilindros também é mais eficiente, justamente por ser mais leve e ter menor atrito interno. Com isso, gasta menos combustível, gera mais potência e emite menos gases poluentes que um quatro cilindros.

Desvantagens do motor 3 cilindros

Se você pensou: se ele é tão bom assim, por que todos os carros não usam motores nesta configuração? Bom, o motivo para isso está abaixo:

  • Ele gera mais ruído

Por conta do formato da câmara de combustão, da cabeça dos pistões, características do sistema de escapamento e pela facilidade de subir de giro rápido, o motor de três cilindros é mais ruidoso que um de quatro cilindros e isso desagrada, principalmente, aos motoristas de veículos de segmentos superiores.

  • Ele gera mais vibração

Além de ser “barulhento”, ele vibra bastante. Os motores com cilindros pares são naturalmente balanceados, por possuírem cilindros-gêmeos, ou seja, sempre que um cilindro estiver em PMS, seu cilindro gêmeo estará também em PMS. Por exemplo: em um motor quatro cilindros, se o cilindro 1 estiver na fase de ‘admissão’, o cilindro 3 estará em ‘trabalho’. Da mesma forma, se o cilindro quatro estiver em ‘compressão’, o cilindro quatro estará em ‘escape’.

Isso não acontece em motores com cilindros ímpares, pois os pistões não têm um “gêmeo” na mesma posição. Por conta disso, estes motores precisam de contrapesos e coxins especiais para equilibrar esse efeito desagradável, porém, por mais eficientes que estes sejam, não conseguem propiciar o mesmo efeito.

Além dos ruídos, outra desvantagem percebida pelos motoristas é o aumento na vibração do veículo em movimento. Por ter um número ímpar de cilindros, existe uma assimetria na distribuição de massas e forças, desfavorecendo o balanceamento e gerando vibrações.

Motores ainda menores são melhores?

Motor Fiat Twin Air Turbo com 2 cilindros. Bicilíndrico

Bom, na Europa, por exemplo, algumas montadoras comercializam modelos de entrada com motores de dois cilindros que propiciam ainda mais economia, mas os bicilíndricos sofrem ainda mais com os problemas de ruído e vibrações, sem contar que acabam trabalhando com rotações mais altas do que as que estamos acostumados.

Para serem mais agradáveis, precisariam de coxins, virabrequins e contrapesos ainda mais robustos e isso encareceria sua produção. Assim, no papel, eles não trariam grandes vantagens se fossem implementados por aqui.

Motor três cilindros turbo é bom?

Essa é uma pergunta interessantíssima. Os três cilindros aspirados já possuem um rendimento bastante agradável e, quando sobrealimentados, conseguem oferecer rendimento similar a de motores de cilindrada maior, mas com o benefício da economia de combustível.

Ou seja, atualmente, os motores três cilindros turbo são o ápice da tecnologia automotiva acessível. É a combinação do baixo consumo de combustível com o elevado desempenho. É o que há de melhor nos hatches e SUVs compactos.

Posts relacionados

F1 GP do Bahrein: Verstappen é pole no primeiro GP de 2024

F1 GP do Bahrein: Verstappen é pole no primeiro GP de 2024

Mudanças e carros novos, porém o resultado continua no mesmo ritmo que a F1 em 2023, no GP do Bahrein…
Os cinco melhores carros para Uber em 2024

Os cinco melhores carros para Uber em 2024

Encontrar um bom veículo para usar como Uber ou motorista de aplicativo pode ser uma tarefa complicada, separamos cinco bons…
BYD Dolphin Mini é lançado com preço na pré-venda de R$ 105.800

BYD Dolphin Mini é lançado com preço na pré-venda de R$ 105.800

O BYD Dolphin Mini chega ao Brasil em versão de 4 lugares e com 3 mil unidades disponíveis para compra…

16 Comments

  1. elioricardo

    Dizem que esse motor e descartável? e verdade?

    1. Sergio

      Meu logan 50.000 km ano 2020 está em perfeito estado…
      Só fazer as manutenções ….
      É falo mais esse barulho q todos falam não ouço isso ….muito econômico…
      Cidade 13km por litro
      Estrada 15km por litro
      Sem ligar o ar…

  2. Alex Sousa

    Conteúdo excelente, da prazer de ler

  3. Deivid silva

    Sera o fim dos melhores motores ja fabricados no mundo, tudo para as montadoras reduzirem custos.
    Ja mas tera um motor mas espetacular do que o do Mustang V8.

  4. francisco

    pretendo em breve ter um carro com motor de 3 cilindros se não prestar irei vender e pegar um de 4 cilindros

    1. francisco moacir marques

      eu tambem pretendo em breve pegar um carro com motor de 3 silindros se nao prestar vendo pego um de 4

  5. Rodrigo

    Três cilindro venho para inovar.

    1. Sidney Martins

      Tenho um de 3 cilindros, é muito bom. Econômico, e tem força para um 1.0. A questão é o ruído, incomoda um pouco, mas já acostumei.

  6. ELI F ARRAIS

    MOTOR MELHOR QUE O AP 1.6 JAMAIS CONSTRUIRÃO.

  7. César Gomes

    Tenho um Logan 2018 3 cilindros 1.0 econômico e bom motor mas tá sem potência mandei retificar espero q fique bom.

  8. Mauro

    Acredito que só saberemos, se for comparado em 10 anos de uso. Quantas vezes esse motor vai a oficina, etc.

  9. Estevam Alves

    Excelente materia.
    Simples e muito eficiente. Obrigado.

  10. Genivaldo Menezes de Souza

    Gosto de sentir o ruído e a vibração dos motores, até porque o fusca o carro mas barulhento do mercado é o carro mas vendido no mundo e mas tempo aceito pelos usuários de veículos automotores, o Hb20 veio pra nós trazer essa emoção e prazer de sentir o funcionamento e o giro dos motores

  11. Renato Donizete Leal Ferreira

    Comprei um Up 2015 3 cilindros. Me surpreendeu o quanto esse carro tem arrancada.

  12. Douglasliporaci120782@gmail.com

    Motor 1.6 ap ou 1.8 hlx são indestrutíveis,sem lucro

  13. Eduardo Sucena

    Tenho um sub Hyunday 3 cilindro 1000cm3 turbo
    e tem um consumo de 7 litros média aos 100km.
    Estava convencido que o consumo seria
    menor.
    Quanto ao resto muito bom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *