Tecnologia faz parte do pacote Car-to-X e está disponível no exterior para os carros da Mercedes-Benz produzidos a partir de 2016.
Buracos e outras imperfeições no asfalto podem causar problemas no carro que vão desde um pneu danificado até danos mais extensos na suspensão.
É para reduzir as chances dos motoristas se depararem com esses problemas que a Mercedes-Benz equipou seus veículos com uma tecnologia automotiva capaz de identificar e alertar outros condutores sobre obstáculos na pista.
A funcionalidade é parte do Car-to-X, sistema desenvolvido pela marca alemã que usa a rede de celular para receber e transmitir informações sobre o trajeto.
Se o carro passar por um buraco, a própria eletrônica do veículo usa os sinais fornecidos pelos sensores da suspensão e lança um alerta na nuvem. O aviso então é transmitido para todos os veículos com o Car-to-X ativo.
Até o momento, somente os exemplares da geração mais recente do Classe C e equipados com suspensão adaptativa, e os Classe S e EQS, podem registrar e lançar esses buracos na nuvem.
Mas todos os carros da marca alemã produzidos desde 2016 podem se beneficiar das informações registradas. Neles, o buraco aparece como um alerta visual genérico no sistema de navegação.
Já nos novos Mercedes-Benz a resposta da tecnologia é mais completa. Além do aviso na tela, dez segundos antes de atingir a zona do problema o próprio carro emite o alarme sonoro “Atenção, buraco!”. O mesmo sistema pode identificar e alertar também sobre a existência de lombadas e outros redutores de velocidade.
O serviço Car-to-X Communication virou equipamento padrão nos Mercedes-Benz vendidos no exterior a partir de 2016 e permite a troca de informações entre os automóveis.
Com ele, o usuário e o veículo podem transmitir, por exemplo, alertas automáticos de acidente, pista escorregadia ou condições climáticas adversas, além de informações sobre bloqueios rodoviários.