Você sabe qual a diferença entre tração integral e tração nas 4 rodas?
Carro 4x4 prata

Você sabe qual a diferença entre tração integral e tração nas 4 rodas?

Você é o tipo de motorista que curte pegar estradas de terra ou que viaja muito e enche o porta-malas? Ou só usa o carro para andar na cidade? Saber por onde o carro vai andar, e quais necessidades ele precisa atender, é muito importante na hora de decidir se vale a pena comprar um veículo com tração integral ou tração nas 4 rodas. 

Carros com tração integral são uma boa escolha para pessoas que gostam de um pouco de aventura, mas também para aquelas que precisam lidar com terrenos pouco convidativos.

Apesar de novos modelos surgirem todos os anos, muitos acham que esse tipo de tração e que o conceito de tração 4×4 são os mesmos.

Mas há algumas particularidades entre eles, como mostraremos neste artigo. Acompanhe a leitura antes de escolher o mais adequado às suas necessidades!

Vai trocar de carro? Venda seu carro antigo com a InstaCarro. Realizando sua venda conosco, você vende sem burocracia e recebe o dinheiro em apenas 1 dia.

Diferenças entre tração integral e nas quatro rodas

O termo 4×4 significa que as quatro rodas do carro são motrizes. É por isso que os veículos que têm apenas a tração dianteira ou a traseira são sempre chamados de 4×2.

Qualquer veículo 4×4 poder ser denominado de 4WD — tração nas quatro rodas — e de AWD — tração integral. Mas é na prática que as principais diferenças surgem.

A maioria das fabricantes optam por usar a sigla 4WD para os carros com finalidade off-road, a exemplo das picapes e dos jipes. Estes veículos permitem que o condutor possa definir o tipo de tração que pretende usar. Isto é, ele pode passar de 4×2 para 4×4 acionando um botão ou uma alavanca.

No caso da sigla AWD, ela é aplicada para os veículos que tenham tração integral permanente. Ou seja, a tração nas quatro rodas sempre está ativada. 

Por exemplo: podemos achar no mercado carros de passeio 4×4 sob demanda e picapes com tração 4×4 permanente.

O mais importante é ter em mente que os termos 4WD e AWD ainda podem ter outra interpretação: um veículo que tenha três eixos (seis rodas) e tenha tração em somente dois deles (quatro rodas) pode, sim, ser classificado como carro 4WD. Mas como nem todas as rodas são motrizes, ele não pode ser definido como AWD.

Parece um pouco complicado, por isso vale a pena ter atenção sobre como é feita essa distinção.

Sistema híbrido de tração

Além das opções citadas anteriormente, também vamos encontrar no mercado veículos com um sistema de tração 4×4 que trabalha com um motor para cada eixo. Isso quer dizer que não temos, aqui, uma ligação entre o eixo traseiro e dianteiro.

Esse tipo de sistema também é conhecido como híbrido e dispensa alguns componentes, a exemplo da caixa de transferência. Mas, devido a sua complexidade, ele é mais voltado para carros superluxuosos, como o BMW i8 e o Porsche 918 Spyder.

Vantagens e desvantagens da tração integral e tração nas quatro rodas

Vimos que o aspecto mais importante nos carros 4×4 é que eles podem ter tração permanente (integral) ou temporária, caso em que ele passa de 4×2 para 4×4.

Nesse sentido, as vantagens e desvantagens são praticamente as mesmas, independentemente do caso. Acompanhe:

Vantagens

  • são carros que garantem maior segurança na direção;
  • oferecem ótima estabilidade;
  • dispensam o rodízio de pneus;
  • garantem ótima distribuição de peso;
  • mostram mais eficiência em terrenos lamacentos e irregulares.

Desvantagens

  • o conjunto fica mais pesado, graças à presença de componentes específicos;
  • demandam mais custos, especialmente devido a perdas mecânicas e consumo maior por causa do peso;
  • as manutenções são caras e complicadas;
  • não permitem que algumas manobras sejam feitas;
  • aceleração e velocidade, geralmente, são menores do que nos carros 4×2.

Qual é a melhor opção, tração integral ou tração nas 4 rodas?

Não existe nenhuma regra que defina, categoricamente, se a tração 4WD é melhor do que a AWD. Na realidade, o proprietário do veículo é quem precisa avaliar como e onde ele usará seu carro.

Se o veículo tem tração integral permanente, o condutor poderá rodar tranquilamente nas estradas com terrenos acidentados e nas vias pavimentadas – onde os veículos rodam em velocidade alta. 

Mas é preciso um pouco de atenção se o carro for um 4×2 com opção de tração nas quatro rodas. Nessa situação, não é recomendado que o carro seja usado nas vias asfaltadas com a opção 4×4 ativada.

Ao fazer isso, o sistema entenderá que o veículo está rodando em um piso com baixa aderência. Esse diferencial transmitirá a mesma velocidade para todas as rodas e o resultado pode ser o travamento nas curvas, em alguns casos.

3 situações em que os carros AWD e 4WD são melhores

A possibilidade de tracionar as quatro rodas torna esses veículos uma das opções mais procuradas pelas pessoas que participam de competições off-road – que possa ser realizada em locais não pavimentados e de difícil acesso. Afinal, o ótimo desempenho em terrenos complicados faz toda a diferença. Veja algumas situações em que os veículos com tração nas quatro rodas se dão bem:

1. Subidas

Subidas podem ser um desafio e tanto para carros comuns. Já se o veículo tiver tração integral permanente ou temporária, esses obstáculos podem ser superados facilmente.

2. Buracos

Os carros com tração integral contam com uma suspensão elevada, perfil alto e pneus largos. Isso garante mais conforto para quem está dentro do carro e mais facilidade para lidar com buracos e valetas.

3. Estradas de terra

Usar o carro 4×2 pode ser muito complicado em estradas de terra, especialmente devido ao fato de que eles não contam com a configuração necessária para vencer os obstáculos desses terrenos. Por outro lado, os carros com tração integral oferecem muito mais eficiência, até mesmo no caso de o veículo terminar atolado.

Outro ponto interessante é que, se houver muita lama no terreno, podemos usar a tração 4×4 reduzida para dar mais força às rodas.

Então, gostou de saber mais sobre os principais aspectos da tração integral permanente e temporária? Se vai trocar seu carro por outro com tração superior, conte com a InstaCarro para vender o seu modelo atual.

 

Posts relacionados

Os carros usados mais vendidos em setembro de 2024, veja lista

Os carros usados mais vendidos em setembro de 2024, veja lista

O mercado de carros apresentou um crescimento de 18% em setembro. Entre os carros usados tivemos com uma variedade de…
Fiat Argo modelos: conheça as versões e escolha a ideal para você

Fiat Argo modelos: conheça as versões e escolha a ideal para você

O Fiat Argo é um dos carros mais populares do Brasil, conquistando diversos perfis de consumidores com seu design moderno,…
BYD Shark: picape híbrida plug-in entra em pré-venda no Brasil

BYD Shark: picape híbrida plug-in entra em pré-venda no Brasil

O modelo BYD Shark está em pré-venda no Brasil, trazendo tecnologia híbrida plug-in, motor 1.5 turbo e autonomia elétrica de…

One Comment

  1. Edson Gomes

    Muito bom parabéns ótima matéria felicidades..tenho uma GV Geração 3 ,,ótimo veículo ela além de ser AWD ele tem reduzida 4×4. E 4L.LOOK..excelente carro pata todos tipos de terreno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *