Volkswagen Saveiro: vale a pena comprar?
volkswagen_saveiro_cross_7

Volkswagen Saveiro: vale a pena comprar?

O Volkswagen Saveiro é um dos modelos mais tradicionais do segmento de picapes compactas do mercado automotivo brasileiro. Saiba mais sobre o modelo a seguir

Quando o assunto é picape compacta, um dos modelo mais conhecidos do mercado automotivo brasileiro é o Volkswagen Saveiro.

cta blog venda seu carro
quanto vale esse carro na instacarro

Lançado em 1982, o modelo derivado do Gol acompanhou a evolução do hatch compacto e desde 2009 está em sua terceira geração.

Embora tenha perdido o posto de picape leve mais vendida do Brasil para a Fiat Strada, o modelo da Volkswagen segue como uma boa procura entre os carros usados. Saiba mais sobre a Saveiro a seguir.

1ª geração

volkswagen saveiro

Os primeiros anos da década de 1980 foram marcados pelo crescimento no Brasil do segmento das picapes derivadas de carros compactos. O pioneiro foi o Fiat 147 City, de 1977, que foi seguido em 1981 do lançamento da Fiorino, que se diferenciava pela caçamba mais longa.

Com a boa aceitação do mercado por modelos do tipo, a Ford lançou no ano seguinte a Pampa, picape derivada do Corcel, enquanto a Volkswagen usou a base da família Gol para lançar a Saveiro.

Quarto modelo da linha Gol (que além do hatch já incluía a station Parati e o sedã Voyage), trazia inicialmente o motor 1.6 boxer a ar, ganhando o motor 1.6 de refrigeração a líquido apenas em 1985.

volkswagen saveiro

Uma reestilização veio de 1987, quando o modelo recebeu a mesma dianteira do restante da linha Gol. Essa 1ª fase da geração pioneira da Saveiro ficou marcada também pela versão a diesel, que foi oferecida entre 1989 e 1991 e usava uma versão a diesel do motor AP 1.6, que desenvolvia 52 cv.

volkswagen saveiro

Em 1991, o modelo passaria mais uma vez por um tapa no visual. Seguindo a linha Gol, ganhou novos faróis e grade. Já os para-choques envolventes viriam apenas em 1993. Visual que permaneceria em linha até 1997, ano em que o modelo já contava com injeção eletrônica multiponto.

2ª geração

volkswagen saveiro

A 2ª geração veio em 1998 e seguia o visual básico do Gol G2, revelado em 1994. Trazia entre os destaques a cabine ligeiramente estendida e a caçamba maior, que permitiu que a capacidade de carga do modelo saltasse de 570 kg para 700 kg.

volkswagen saveiro 7

Dependendo da versão, o modelo podia receber os motores 1.6, 1.8 e até o 2.0 da linha AP. Este último era reservado para a versão esportiva TSI, que além do visual incrementado trazia o mesmo propulsor de 111,5 cv usado no Gol GTI 8V.

volkswagen saveiro sportline

Já em 2000 a picape teria o visual atualizado, quando recebeu a mesma dianteira e o interior do elogiado Gol G3. Já a mudança seguinte, de 2005, trouxe para a Saveiro o mesmo visual espartano e o painel simplificado do Gol G4. O modelo seguia disponível com os motores AP 1.6 e 1.8.

3ª geração

volkswagen_saveiro_trooper_ce_6

Uma nova geração da Saveiro foi lançada em 2009. Agora totalmente nova, trazia a nova plataforma e o mesmo motor 1.6 EA111 de 104 cv usado no novo Gol e podia contar com as opções de cabine simples e estendida. Já no ano seguinte o modelo ganharia a versão Cross, que tinha o mesmo conjunto mecânico combinado a um visual aventureiro.

volkswagen_saveiro_cross_7

Em 2013, o modelo passaria por uma reestilização. Já no ano seguinte, seria a vez de o modelo ganhar a opção do motor 1.6 16V EA211 de 120 cv na versão Cross e a opção da cabine dupla, que diferente da concorrente Fiat Strada não ganhava uma porta adicional de acesso aos bancos traseiros.

Uma nova atualização visual da picape viria em 2016, quando incorporou uma dianteira exclusiva que pouco tempo depois seria herdada também pelos modelos Gol e Voyage,

volkswagen_saveiro_cross_cd_12

Com a entrada em vigor do Proconve L7, em janeiro de 2022, a Saveiro perdeu as suas versões equipadas com o motor 1.6 EA111 e agora é oferecida apenas na configuração Cross cabine dupla, com o motor 1.6 16V.

Vale a pena?

Um dos principais trunfos das picapes leves é combinar a versatilidade de um automóvel com caçamba com o conforto de rodagem de um carro de passeio.

É nesse ponto que a Saveiro se destaca. Principalmente os carros da geração mais recente se destacam por trazer as boas qualidades dinâmicas dos Gol, combinada com a boa potência e torque dos motores 1.6 de 8V e 16V e a confiabilidade mecânica. Já os pontos criticados pelos donos são a qualidade do acabamento interno e o nível de ruído.

Em termos de manutenção, o modelo tem um custo de manutenção muito próximo do restante da família Gol. Por exemplo: o proprietário de uma Saveiro Trendline CS 2021 irá desembolsar R$ 3.485,30 para fazer todas as revisões até os 50.000 km. No caso de um Gol 1.6, o custo dos mesmos serviços em São Paulo é de R$ 3.419,35.

Como funciona a avaliação e venda na InstaCarro?

Na InstaCarro, toda a jornada de venda começa com uma avaliação gratuita do carro por um profissional qualificado, que pode ser feita em uma das lojas físicas da plataforma ou na própria casa do cliente.

As fotos e informações da avaliação são então disponibilizadas em uma plataforma digital, onde lojistas de todo o Brasil fazem ofertas pelo automóvel.

Esse processo acaba com o envio da maior proposta ao proprietário, que fica livre para aceitar ou não o valor. Caso aceite, toda a parte burocrática fica por conta da InstaCarro, com o pagamento pelo seu carro em até 24h.

Posts relacionados

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Índice de roubos e furtos caí em 11% no primeiro trimestre de 2024, Fiat Strada entra no ranking dos carros…
Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

O novo Nissan Sentra 2025 foi lançado em duas versões, sendo a opção de entrada Advance com o preço inicial…
Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Que tal conhecer um pouco da garagem do astro de Hollywood chileno Pedro Pascal? Pedro Pascal, aclamado ator chileno, não…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *