Teste: Mercedes-Benz A 250 Vision é o hatch quase perfeito
mercedes benz a250 vision azul denim

Teste: Mercedes-Benz A 250 Vision é o hatch quase perfeito

Mercedes-Benz A 250 Vision tem carroceria hatch, mas é mais caro que a versão sedã; motor maior justifica cada centavo.

Se você já é um leitor assíduo aqui do Blog da InstaCarro, provavelmente você viu a avaliação que fiz do Mercedes-Benz A 200 Advance, não é verdade?

cta blog venda seu carro
mercedes-benz a 200 sedan traseira

Bom, o começo da minha análise sobre os novos Mercedes-Benz diz que a marca alemã se desconectou um pouco de sua raiz sóbria e passou a produzir carros com aspecto mais jovial e esportivo.

mercedes benz a250 vision azul denim traseira

Se isso era completamente real na versão sedã, o Classe A hatch assina embaixo e vem de fábrica com motorização 2.0 turbo e nada menos do que 61 cv a mais de potência.

Outra coisa que você viu por lá é que o Sedan é o veículo de entrada da marca no País. E sim, por conta da motorização mais encorpada, o hatch custa cerca de R$ 30 mil mais caro.

quanto vale esse carro na instacarro

Com essas mudanças vale a pena apostar em um carro menor e pagar mais caro? Bom, já te adianto que sim, mas te explico melhor nas próximas linhas.

Design e tecnologia do Mercedes-Bens A 250 Vision

mercedes benz a250 vision azul denim frente

O Novo Classe A chega ao mercado com visual mais agressivo, compartilhando o mesmo desenho da dianteira nas duas versões de carroceria.

Destaque para o extenso capô, faróis mais estreitos e puxados para cima e para a grade de aspecto futurista que traz o emblema da marca em destaque.

mercedes benz a250 vision azul denim

Atrás, as lanternas são em LED e tem desenho ligeiramente diferente do modelo sedã. De lado, com exceção da traseira maior, o design de ambos não tem diferenças.

mercedes benz a250 vision azul denim traseira

Por dentro também não há mudanças no design, mas tivemos a oportunidade de testar uma versão que possuía o interior bi-ton, fato que ajuda a realçar as belas linhas deste MB.

mercedes benz a250 vision azul denim interior bege

Destaque também para as duas telas que unem o painel de instrumentos e central multimídia numa única peça, com 10,25” cada uma, deixando qualquer apaixonado por tecnologia de queixo caído.

A resolução de ambas é excelente e ainda é possível customizar o layout do painel de instrumentos, saindo de um visual mais simples e com fundo azul até uma em tom amarelado que realça atributos esportivos do modelo.

A central multimídia possui comandos por voz do sistema MBUX e, se você falar: “Hey, Mercedes”, vai ouvir um “Sim” do sistema, e este te abre um leque de 30 opções do que fazer sem precisar tocar em nada.

Estes comandos vão desde abrir ou fechar o teto solar, até escolher uma música para tocar do seu Spotify, por exemplo. Como maior carência, no entanto, faltou esta possuir conexão com a internet independente do smartphone do usuário.

No entanto, ela já possui conectividade com smartphones Android ou Apple via cabo, já fornecido com o veículo e os devidos adaptadores (o Mercedes-Benz A 250 usa entrada USB-C para conexão via cabo).

Outro ponto que realça a tecnologia automotiva empregada no modelo está nos botões táteis do volante, que permitem comandar o painel de instrumentos (botão da esquerda) e a central multimídia (botão da direita).

mercedes benz a250 vision azul denim volante multifuncional

Há outros botões para controlar a mesma central multimídia no console central, mas de tão sensível o touchpad, bater o fio ligado ao celular ali já é suficiente para mudar uma função no equipamento.

mercedes benz a250 vision azul denim touchpad

Me parece um pouco de comandos demais em um carro, mas por via das dúvidas, os alemães tentaram colocar todos os possíveis.

Desempenho do Mercedes-Bens A 250 Vision

mercedes benz a250 vision azul denim motor 2.0 turbo

Como falei lá no comecinho do texto, o Classe A hatch anda mais do que o Classe A Sedan e também custa mais caro.

Isso se justifica pelo motor de 2.0 turbo de 224 cv e nada menos do que 35,7 kgfm. Com ele associado ao câmbio de dupla embreagem e 7 marchas (7G-DCT), dá para se divertir bastante com o hatch.

A parte legal de dirigir o A 250 Vision é que esse torque já fica disponível em apenas 1.800 rpm, ou seja, pisou um pouquinho, toda a força já está lá. E eu particularmente gosto de carros assim.

E, claro, além de torcudo, o A 250 é rápido: segundo dados da montadora, a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em meros 6,2 segundos.

O Classe A hatch tem ainda a opção de modos de condução variados, onde você pode optar por poupar gasolina no tanque, priorizar o desempenho ou equilibrar as coisas.

Por falar nisso, o consumo não deixou a desejar. Na cidade, por exemplo, a média ficou em 11,3 km/l. Já na estrada, o consumo ficou em 14 km/l, números pouco piores do que os da versão sedã, mas a diferença de motores justifica.

Comportamento de rodagem do Mercedes-Benz A 250 Vision

mercedes benz a250 vision azul denim lateral

É aqui que, talvez, o cliente assíduo da marca vai chiar um pouco. Se antes os Mercedes eram sinônimo de luxo e conforto, a segunda afirmação não é totalmente verdadeira.

Como o foco agora é esportividade, nota-se que o comportamento do conjunto de suspensão é mais rígido, como nos esportivos, e o curso da suspensão também parece menor.

Assim, passar em ruas mal pavimentadas ou beliscar um buraco de vez em quando é sinônimo de reclamações dos passageiros.

Além da suspensão notadamente diferente, o conjunto “roda e pneus” também colabora para isso. Com rodas de 18 polegadas e pneus de perfil fino e runflat, a absorção de impactos é mínima.

Portanto, se você busca conforto, é melhor subir de nível e pensar nos Classe C.

Itens de série do Mercedes-Benz A 250 Vision

Sendo um hatch médio que traz esportividade para um segmento premium, o Mercedes-Benz A 250 Vision é bem equipado.

Seus principais itens de série, são:

  • faróis full-LED;
  • frenagem automática de emergência;
  • teto solar panorâmico;
  • MBUX;
  • ajustes elétricos dos bancos com 4 vias para lombar;
  • assistente ativo de estacionamento com PARKTRONIC;
  • airbag para os joelhos do motorista, dianteiros, laterais dianteiros e laterais de janela.

Vale a pena comprar o Mercedes-Benz A 250 Vision?

mercedes benz a250 vision azul denim

Ele é bonito, anda bem, tem itens de tecnologia de ponta e recheada lista de itens de série. Só por isso ele não valeria, mas a primazia em como a Mercedes combinou tudo isso num carro de 4,4 metros é de tirar o chapéu.

Se você precisa de porta-malas maior e gastar menos combustível, você pode pagar menos e pegar um sedã que é tão bonito quanto.

Mas se você é Mercedista das antigas e não abre mão do conforto de rodagem, bom, é melhor você pensar em dar saltos mais altos ou se acostumar com os Mercedes para jovens. Eu arriscaria.

Ah, senti falta também de algo que todo carro esportivo tem de sobra: ronco de carro esportivo. O A 250 Vision é muito quieto. Parece um Mercedes das antigas.

Outras opiniões – Evandro Enoshita

evandro enoshita

Concordo em gênero, número e grau com o meu amigo Fernando Naccari.

O A 250 Vision é uma bela máquina para aqueles que sentem saudades da receita dos hatches de porte médio e com motores potentes. Cada vez mais rara de ser ver.

Em termos estéticos e sonoros, falta um tempero mais esportivo para o modelo. Mas o Classe A não faz feio no equilíbrio entre desempenho (que no final é o que importa), luxo e tecnologia.

Olhando só para o carro, trata-se de um ótimo produto. A questão é que o hatch alemão parece um produto voltado apenas para atender aos fãs dos hatches.

Com preço sugerido de R$ 319.900, a Mercedes-Benz colocou o A 250 Vision na mesma faixa de preços de alguns SUV de prestígio e até com motorização híbrida. E nesses tempos de utilitários em alta, a disputa fica ingrata para o lado do Classe A.

Ficha Técnica do Mercedes-Benz A 250 Vision

  • Motor: 2.0, gasolina, turbo
  • Potência: 224 cv a 5.800 rpm 
  • Torque: 35,6 kgfm a 1.800 rpm 
  • Câmbio: dupla embreagem e sete marchas
  • Suspensão: McPherson (dianteira), multilink (traseira) 
  • Pneus: 225 / 45 R18 runflat
  • Porta-malas: 370 litros 
  • 0 a 100 km/h: 6,2 s 
  • Velocidade Máxima: 250 km/h

Galeria de fotos do Mercedes-Benz A 250 Vision

Posts relacionados

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Em levantamento em mais de 115 países, Tesla Model Y desbanca Corolla e se torna carro mais vendido do mundo,…
Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *