Teste: Volvo S60 Polestar Engineering é o esportivo certo para quem não quer só correr
volvo s60 polestar engineered - frente InstaCarro

Teste: Volvo S60 Polestar Engineering é o esportivo certo para quem não quer só correr

O sedã Volvo S60 Polestar Engineering combina visual e comportamento de carro esportivo, mas conjunto híbrido permite também economia de combustível.

Os sedãs esportivos são caracterizados por combinar desempenho acima da média sem deixar de lado o luxo e o requinte naturais da categoria.

cta blog venda seu carro

Mas há marcas que fazem seus sedãs esportivos penderem mais para um lado, do que para o outro. É o caso dos Mercedes-AMG C 63 S e do BMW M3, que usam a vocação esportiva como seu principal atributo.

quanto vale esse carro na instacarro

E se você quiser algo com desempenho e visual esportivos, mas que tenha um equilíbrio perfeito com o luxo e o requinte de um sedã grande? E se oferecer ainda mais?

É exatamente essa a proposta do Volvo S60 Polestar Engineered. E esse “mais” que o sedã escandinavo entrega não é pouca coisa: custa cerca da metade do preço dos concorrentes citados (R$ 381.950) e é o único híbrido e capaz de fazer mais de 20 km/l, enquanto os alemães chegam a, no máximo, 7,5 km/l.

Design

volvo s60 polestar engineered - frente

O Volvo S60 é vendido em duas versões no Brasil: a híbrida R-Design e a esportiva Polestar Engineered, a que avaliei nessa matéria.

De diferente da versão R-Design, a versão esportiva Polestar tem para-choques com recortes mais esportivos, rodas de 19” exclusivas e elimina todo o cromado da carroceria, apostando num visual “menos luxuoso e mais esportivo”.

Além disso, a versão esportiva ostenta enormes pinças de freio Brembo pintadas em dourado e que se destacam no sedã.

volvo s60 polestar engineered - rodas de 19 polegadas

Na grade dianteira e na tampa traseira há ainda o logo “Polestar Engineered” no lugar do T8 presente na outra versão.

Por dentro, só uma mudança em relação a versão R-Design: os cintos de segurança são amarelos. No mais, é o mesmíssimo sedã híbrido.

Motorização do Volvo S60 Polestar

volvo s60 polestar engineered - motor a combustão

Ao contrário dos concorrentes do segmento, o Volvo S60 Polestar é o único a oferecer como exclusividade o conjunto híbrido, ou seja, motor a combustão mais um elétrico.

No caso do sueco, ele traz um motor a combustão montado no eixo dianteiro com 320 cv e 40,8 kgfm de torque e um motor elétrico montado no eixo traseiro com 87 cv e 24,5 kgfm.

Isso parece pouco, mas ao contrário do que acontece em outros carros híbridos, potência em torque são somados nos Volvos. Com isso, o sedã esportivo registra excelentes números como 407 cv de potência e 65,3 kgfm. O câmbio é um automático de 8 marchas.

Além disso, o Volvo é o único a oferecer tração integral sob demanda, enquanto os alemães Mercedes-AMG C 63 S e BMW M3 vem exclusivamente com tração traseira.

quanto vale esse carro na instacarro

Desempenho do Volvo S60 Polestar

volvo s60 polestar engineered - rodas de 19 polegadas e faróis fullLED

Como já era de se esperar, o Volvo S60 Polestar anda muito. Apesar de ter velocidade máxima limitada a 180 km/h, enquanto os concorrentes alemães chegam a 290 km/h, o 0 a 100 km/h do S60 Polestar ocorre em apenas 4,4 segundos, bem próximo dos rivais C 63 S (4 segundos) e M3 (3,9 segundos).

No entanto, apesar de andar perto dos concorrentes, seu powertrain híbrido deixa o S60 Polestar um carro incrivelmente econômico: de média, faz 21,9 km/l na cidade e 22,5 km/l na estrada.

Como efeito de comparação, o Mercedes-AMG C 63 S registra média urbana de 7 km/l (10,3 km/l na estrada) e o BMW M3 faz 7,2 km/l na cidade (9,8 km/l na estrada). É muita diferença.

E mais um adendo: o S60 Polestar é o único que consegue oferecer direção esportiva ou confortável. Isso ocorre porque o S60 Polestar vem de fábrica com conjunto de suspensão preparado pela Öhlins, que usa válvulas de fluxo duplo e molas mais baixas.

volvo s60 polestar engineered - regulagem da suspensão Öhlins

Apesar de você precisar manualmente calibrar a suspensão a seu gosto, ela pode ficar mais firme (para uso em autódromos ou rodovias bem pavimentadas) ou mais macia (para uso em cidade).

Para otimizar sua eficiência em curvas de alta velocidade, o modelo vem com barras estabilizadoras especiais no eixo dianteiro e no traseiro.

E como em todo carro que anda muito, é preciso pará-lo com eficiência e isso fica à cargo do eficiente sistema de freios com pinças Brembo douradas de seis pistões.

volvo s60 polestar engineered - lateral

Ele funciona com primazia e pode ser suave nas frenagens urbanas e bruto em frenagens bruscas. Para se ter ideia, ele precisa de apenas 35 metros para parar completamente quando está a 100 km/h.

Mas como nem tudo são flores, sua extrema eficiência também joga contra sua vocação esportiva. O câmbio automático de oito marchas tem trocas muito suaves mesmo quando no modo de condução Polestar (que muda os parâmetros de funcionamento do conjunto mecânico, priorizando o alto desempenho).

volvo s60 polestar engineered - interior

Assim, o sedã sueco parece um sedã muito rápido, mas não um sedã esportivo e áspero como seus concorrentes. Isso é um atributo procurado pelos clientes deste tipo de carro.

Há ainda outros modos de condução:

  • Pure: 100% elétrico e com autonomia máxima de 45 km,
  • Hybrid: equilibra o uso do motor elétrico ou o a combustão, de acordo com a necessidade do momento;
  • Power: que prioriza o desempenho, combinando os motores;
  • Polestar: Otimiza todos os sistemas para oferecer o máximo desempenho do conjunto de motores combinados.

Como recarregar a bateria do S60 Polestar híbrido

volvo s60 polestar engineered - tomada de recarregamento das baterias

Assim como os demais carros híbridos da marca sueca, o Volvo S60 Polestar é um veículo híbrido Plug-In, ou seja, pode ser recarregado em tomada externa ou através do próprio motor a combustão.

Em tomada do tipo Wallbox instalada em residência ou de eletropostos dedicados, é possível recarregar completamente a bateria do S60 em um período que pode variar de 3 a 7 horas, dependendo da amperagem do carregador.

No entanto, se você preferir usar o motor a combustão para isso, é possível carregar até ¾ do total da bateria. Para isso, é necessário ativar na central multimídia a função “Charge”.

Nesse caso, porém, um dos melhores atributos do carro é afetado: o consumo de combustível. Fiz esse teste e o consumo de gasolina caiu para 10 km/l na cidade e 12 km/l na estrada.

É uma grande diferença para os mais de 20 km/l no modo híbrido, mas ainda assim é melhor que os concorrentes a combustão.

Itens de série

volvo s60 polestar engineered - painel

Como era de se esperar, o Volvo S60 Polestar Engineered é muito bem equipado. De série, o sedã sueco traz: entrada sem chave com abertura da tampa traseira sem o uso das mãos, assentos do motorista e passageiro com regulagem elétrica e memória (incluindo ajuste lombar), cabo de recarregamento com conector azul monofásico CEE de 16 a (7 m), ar-condicionado de duas zonas e aquecedor elétrico de cabine, sensor de umidade, volante aquecido, ponteira de escapamento Polestar Engineered, teto panorâmico, estofamento em couro napa/couro sintético/tecido, pedais esportivos, sistema de frenagem autônoma de emergência, alerta de colisão traseira, sistema semiautônomo de condução, leitura de placas de trânsito, airbags frontais, laterais e do tipo cortina, alerta de colisão frontal, sensor de pontos cegos, alerta de mudança de faixa, sistema de som Premium Harman Kardon, sistema de proteção contra lesões na coluna cervical, ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix e alerta de tráfego cruzado.

Conclusão

Não há dúvidas de que o Volvo S60 Polestar Engineered é um sedã esportivo com muitos méritos, porém, acho difícil ele conquistar clientes dos concorrentes justamente por ser aquele que se comporta menos como um sedã esportivo.

No entanto, como você viu ao longo da matéria, o S60 custa menos que os demais (bem menos…), tem desempenho semelhante e ainda pode oferecer uma tocada esportiva ou puramente confortável. Ou seja, é o sedã ideal para quem cansa da mesmice.

quanto vale esse carro na instacarro

Mas eu, particularmente, senti falta de um ronco que evocasse a esportividade do modelo, assim como tão bem fazem os alemães. Sem ele, o S60 Polestar passa a ser um sedã com visual “esportivado” e com uma suspensão regulável.

Ficha Técnica Volvo S60 Polestar Engineered

  • Motores: a gasolina, quatro cilindros em linha 2.0, 16V, turbo e compressor, injeção direta, duplo comando variável / motor elétrico traseiro
  • Combustível: gasolina e/ou bateria
  • Potência: 320 cv no motor a combustão e 87 cv no motor elétrico
  • Potência combinada: 407 cv a 5.700 rpm
  • Torque: 43,8 kgfm no motor a combustão e 24,5 kgfm no motor elétrico
  • Torque combinado: 68,3 kgfm de 2.200 a 5.400 rpm
  • Câmbio: automático sequencial, oito marchas
  • Direção: eletroassistida
  • Suspensão: braços sobrepostos na dianteira e multibraços na traseira + amortecedores ajustáveis de fluxo duplo
  • Freios: disco ventilado (dianteira) e disco sólido (ttraseira)
  • Tração: integral sob demanda (eAWD)
  • Dimensões: 4,761 m (c), 1,850 m (l), 1,431 m (a)
  • Entre-eixos: 2,872 m
  • Pneus: 245/40 R19
  • Porta-malas: 442 litros
  • Tanque: 60 litros

Galeria de Fotos do Volvo S60 Polestar Engineered

Posts relacionados

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Em levantamento em mais de 115 países, Tesla Model Y desbanca Corolla e se torna carro mais vendido do mundo,…
Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *