Teste: BMW i3 tem boa autonomia, desempenho e preço competitivo no segmento de elétricos
bmw i3 tem boa autonomia dentro de galpao escuro

Teste: BMW i3 tem boa autonomia, desempenho e preço competitivo no segmento de elétricos

BMW i3 tem boa autonomia, anda bem e um visual ainda bastante chamativo. Saiba tudo sobre o compacto elétrico.

Lançado em 2013, o compacto de visual futurista BMW i3 causou um grande impacto no universo automotivo: primeiro pelo seu design futurista e “fora da caixa”, com destaque para as portas traseiras ao estilo “suicida” e, claro, por inovar e ser um veículo de propulsão elétrica.

cta blog venda seu carro

Na época, a eletrificação dos automóveis era uma pauta discutida ainda muito embrionariamente, mas sua chegada mudou o cenário e colocou a BMW na vanguarda da tecnologia entre as marcas europeias.

Tive a oportunidade de dirigir por dez dias um BMW i3 dois anos depois. Em 2015 pude levar o compacto para uma semana de vida normal em São Paulo e, como era de se esperar, a experiência não foi das mais fáceis.

Uma semana com o elétrico da BMW

bmw i3 na estrada

A autonomia do BMW i3 não era das maiores: 200 km e, com o motor-gerador à gasolina (sim, ele tinha um gerador à combustão para gerar eletricidade) isso subia para até 300 km.

Se considerar que meu trajeto diário de ida e volta para a redação da revista era de 45 km e que boa parte desse trajeto era sob trânsito pesado, ar-condicionado ligado, som e todos os recursos elétricos que o veículo possuía, sua autonomia caía para 220 km.

Ou seja, pouco menos de 5 dias de uso. E o que eu faria com os outros 5 dias? Bom, seis anos atrás achar postos de recarga de veículos elétricos era um desafio enorme – e eu só me toquei disso realmente quando estava com pouca bateria.

Qual a opção então? Gasolina! Sim, completar o pequeno tanque do motor-gerador era uma opção e assim o fiz uma vez. Mas em seguida pensei: se estou usando um carro elétrico, eu preciso recorre a fontes que forneçam a recarga.

Uma opção era ir a uma concessionária da marca, que já oferecia esse tipo de serviço. Mas eu quis pesquisar outras opções e encontrei um shopping perto de casa que tinha uma vaga com posto de recarga para carros elétricos. Bingo! Estava salvo.

Três horas dando voltas no shopping, fazendo compras enquanto eu esperava o carro carregar e o resultado: 65% da bateria carregada. Era o suficiente para poupar o carro no final de semana e devolvê-lo no dia seguinte.

Novo BMW i3 tem boa autonomia

Com a rede de postos de recarga para veículos elétricos ampliando, ter um carro elétrico tornou-se uma tarefa mais simples do que em 2015, claro. Mas a BMW facilitou a vida dos novos compradores e deu um upgrade i3 em 2019.

Com nova bateria, o uso do motor-gerador REX tornou-se opcional no BMW i3, que agora pode rodar até 335 km (ciclo NEDC – New European Driving Cycle), ou algo em torno de 285 km no ciclo WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure), que é mais próximo da realidade.

Mas, caso você opte pelo opcional Extensor de Autonomia à combustão – REX, que acrescenta 95 kg ao compacto elétrico, você ganha uma extensão de autonomia de até 150 km.

Vale ressaltar que o motor-gerador bicilíndrico de 647 cm³ tem tanque de gasolina auxiliar de 9 litros.

BMW i3 anda bem

bmw i3 dianteira

Se ele passou a gastar menos energia, a redução no peso o deixou mais ágil também. O BMW i3 REX 2015 cumpria o 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e o novo BMW i3 (sem o Extensor) faz de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, de acordo com dados da fabricante.

Esse desempenho de esportivo é graças aos 170 cv e 25,5 kgfm de torque entregues pelo conjunto elétrico do BMW i3 e permite que o dirigir seja uma experiência bem próxima da de dirigir um carro esportivo, afinal, o torque instantâneo dos carros elétricos é um ponto que sempre vale a pena destacar.

Aliás, esse benefício do torque não aparece somente em arrancadas partindo do zero, mas também em retomadas e ultrapassagens.

Ah, com o conjunto de baterias instalado sob o piso do carro, isso baixa o seu centro de gravidade e, por consequência disso, deixa o BMW i3 um carro bom de curva, mesmo utilizando pneus relativamente finos para o padrão atual: 155/60 R20, na frente e 175/60 R20, na traseira.

Como recarregar a bateria do BMW i3?

bmw i3 tem boa autonomia tomada de recarregamento da bateria

Há duas formas de recarregar as baterias do BMW i3 em casa. A primeira delas, e a mais simples, é utilizar o carregador bivolt doméstico que acompanha o veículo.

Com este carregador, uma carga completa pode demorar mais de 24 horas.

Outra opção é adquirir o BMW i Wallbox, equipamento para recarga ultrarrápida e que permite completar a bateria do i3 de 0 a 80% em apenas 40 minutos e ir do 0 ao 100% em pouco mais de 1h40. Este equipamento também pode ser encontrado em alguns postos de combustíveis, shoppings, rodovias, etc.

bmw i3 tem boa autonomia posto de recarga de carro eletrico em posto de gasolina

Outra vantagem do BMW i Wallbox é que ele pode ser ligado em sua rede de painéis solares, fazendo com que você tenha um veículo que tenha abastecimento gratuito até dentro de casa.

bmw i3 tem boa autonomia recarregamento por placas solares

Itens de série do BMW i3

O carro elétrico BMW i3 vem com alguns itens de série importantes, como faróis principais full LED, rodas de liga leve 20”, freios a disco com ABS, teto solar elétrico e sistema Parking Assistant Plus, que estaciona o veículo sozinho para você.

Por dentro, o BMW i3 aposta em utilização de materiais de origem sustentável, como madeira certificada e tecidos e tapetes provenientes de materiais recicláveis. Se o nome “reciclável” pode dar a ideia de algo sem qualidade, com certeza esse não é o caso no i3.

bmw i3 - bancos dianteiros e traseiros com interior usando materiais recicláveis

Falando em recursos eletrônicos no interior, o BMW i3 traz painel de instrumentos digital, ar-condicionado digital automático, sistema de áudio de alta qualidade e fidelidade Harman Kardan, e o sistema BMW ConnectedDrive.

bmw i3 - interior usa madeira certificada

Conclusão

Se você já está considerando a hipótese de comprar um veículo elétrico, o BMW i3 tem que ser um veículo que você deve considerar.

Com quase uma década de história, o preço partindo de R$ 304.950 assusta, mas a experiência de direção exclusiva, o novo BMW i3 tem boa autonomia estendida e a oportunidade de não gastar um centavo para completar sua bateria parece algo bastante tentador e que deve ser considerado na hora de comprar um carro elétrico.

Ficha técnica – BMW i3 BEV

  • Motor: elétrico, traseiro, transversal, síncrono, 170 cv a 1 rpm, 25,5 mkgf a 1 rpm
  • Câmbio: transmissão direta, uma marcha
  • Suspensão: McPherson (dianteiro), multibraço (traseiro)
  • Freios: disco ventilado (dianteiro), disco sólido (traseiro)
  • Direção: elétrica, 9,9 m (diâmetro de giro)
  • Rodas e pneus: 155/60 R20 (dianteiro), 175/60 R20 (traseiro)
  • Dimensões: comprimento, 401,1 cm; largura, 177,5 cm; altura, 159,8 cm; entre-eixos, 257,0 cm; peso, 1.245 kg; porta-malas, 260 litros
  • Bateria: íon-lítio, 42,2 kWh (nominal), 37,9 kWh (efetiva), 352V, 120 Ah
  • Conector: Tipo 2 (lenta) e CCS 2 (rápida)
  • Recarga 0 a 80%: +24 horas (rede doméstica simples com 220V e 2,4 kWh), 45 min (BMW i Wallbox de 50 kWh)

Posts relacionados

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Em levantamento em mais de 115 países, Tesla Model Y desbanca Corolla e se torna carro mais vendido do mundo,…
Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *