Citroën C3 Aircross Shine foca no custo-benefício para as famílias
Citroën C3 Aircross Shine 5 lugares cinza grafito com teto branco

Citroën C3 Aircross Shine foca no custo-benefício para as famílias

Citroën C3 Aircross Shine combina visual robusto, amplo espaço interno e bom consumo de combustível, tornando-se ideal para famílias que buscam custo-benefício

Com a economia doméstica em mente, muitas famílias brasileiras buscam veículos que ofereçam um bom custo-benefício e, de um modo geral, os SUVs ocuparam o espaço que antes era soberano das station wagons, ou peruas, como preferir.

cta blog venda seu carro

E é nesse contexto que a Citroën apresenta o C3 Aircross, parte da nova linha C-Cubed que nasceu para aumentar o número de vendas global da marca, porém, tornando seus produtos com uma proposta mais popular. Apesar de ser identificado como SUV, é uma minivan clássica: alta, comprida, com ótimo espaço interno e porta-malas generoso.

Com um preço inicial de R$ 129.990, o C3 Aircross se destaca como um dos SUVs compactos (ou uma minivan) mais acessíveis do mercado brasileiro, oferecendo mais por menos. Mas será que vale a pena optar ele ao invés de concorrentes do mercado? Te conto nas próximas linhas.

Design do Citroën C3 Aircross

O design externo do C3 Aircross transmite robustez e proporcionalidade. Apesar de ser produzido sob a mesma plataforma do Citroën C3 hatch, a CMP, no C3 Aircross as dimensões foram aumentadas para dar ao SUV suas características “familiares”.

No C3 Aircross são 4,32 m de comprimento (mais 33,9 cm), 1,72 m de largura (mais 1,33 cm), 1,66 m de altura (mais 8,7 cm) e entre-eixos de 2,68 m (mais 13,5 cm), o modelo se destaca entre os maiores SUVs compactos do mercado. Suas linhas são bem proporcionadas, transmitindo uma imagem atraente e robusta, que o diferencia do hatch C3. Fabricado em Porto Real (RJ), o C3 Aircross é um genuíno, não uma simples versão aventureira de uma minivan, como seu antecessor.

Por dentro, o C3 Aircross oferece um ambiente espaçoso e confortável. Com portas traseiras grandes e excelente espaço para as pernas nos bancos traseiros, o modelo acomoda confortavelmente dois adultos com mais de 1,70 m de altura. Dá até para cruzar as pernas sem esforço.

Interior do Citroën C3 Aircross Shine 5 lugares

Destaques também para o bom painel de instrumentos digital que, embora compacto, seja de fácil leitura e tenha bom design, bem como para a central multimídia de 10″, que possui espelhamento de celulares sem fio.

Interior do Citroën C3 Aircross Shine 5 lugares

Porém, por não ter carregador de celular por indução, é invariável a necessidade de plugar seu celular ao fio para não ficar sem bateria durante o trajeto.

Desempenho do C3 Aircross 1.0 Turbo

Equipado com motor 1.0 turbo 3 cilindros de até 130 cv, 20,4 kgfm e câmbio automático CVT com sete marchas simuladas, o C3 Aircross oferece um desempenho até que surpreendentemente ágil no uso urbano e rodoviário. No modo Sport, inclusive, sua aceleração de zero a 100 km/h ocorre em apenas 9,7 segundos e a velocidade máxima é de bons 191 km/h.

Motor 1.0 turbo do Citroën C3 Aircross Shine 5 lugares cinza grafito com teto branco

O câmbio CVT ainda poda bastante a aceleração inicial do carro, aquela saindo da imobilidade, mas é interessante como o C3 Aircross fica esperto depois que já está em movimento. O motor 3 cilindros sobe de giro rápido e o câmbio sabe aproveitar bem a faixa de torque ideal do motor.

A “direção esportiva” só não é melhor porque estamos falando de um carro com suspensão de calibração extremamente macia e com 20 cm de vão livre do solo. Isso faz com que a carroceria role bastante em curvas de alta, fato que precisa de moderação do motorista.

Lateral do Citroën C3 Aircross Shine 5 lugares cinza grafito com teto branco

Em contrapartida, essa maciez e altura são ideais para o uso em cidade, e proporcionam conforto e segurança de não raspar em lugar nenhum.

Consumo do Citroën C3 Aircross

Quanto ao consumo, o C3 Aircross apresenta números interessantes, com uma média de até 7,6 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada, com etanol. Isso o credencia como um dos mais econômicos de sua categoria.

Porém, vale um adendo: o marcador de combustível é bem confuso e autonomia sensível demais ao modo de condução. Por exemplo, com meio tanque de etanol, o C3 Aircross chegou a marcar 80 km de autonomia na cidade e 642 km na estrada.

Isso acontece porque a autonomia é atualizada quilômetro a quilômetro do percurso, o que torna essa informação não tão confiável se você estiver em uma viagem, por exemplo. Imagine que você esteja em um trajeto com uma autonomia de 400 km e você precise percorrer somente 300 km apenas até o destino. É combustível suficiente, certo? Mas se no final deste trajeto você encontrar uma serra ou trânsito pesado, essa autonomia cairá tanto que pode ser que o combustível restante não seja suficiente para terminar a viagem.

Itens de Série do Citroën C3 Aircross Shine

Na versão Shine, o C3 Aircross oferece uma boa lista de equipamentos, incluindo:

  • Teto bitom;
  • ⁠Rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado;
  • ⁠Faróis de neblina;
  • ⁠Câmera de ré;
  • ⁠Controlador de velocidade com limitador integrado;
  • ⁠Skid plate frontal e traseiro em cinza;
  • ⁠Grade frontal na cor preto brilhante;
  • ⁠Aerofólio traseiro;
  • ⁠Bancos revestidos em couro;
  • ⁠Retrovisor com acabamento brilhante;
  • ⁠Faixa traseira em preto brilhante;
  • 4 airbags (frontais e laterais);
  • ⁠Painel Digital TFT 7″;
  • Central multimídia Citroën Connect Touchscreen 10″ + espelhamento de celulares sem fio;
  • Barra de teto estética.

Vale a pena comprar o C3 Aircross?

O Citroën C3 Aircross Shine é uma opção interessante para quem busca um SUV compacto com bom custo-benefício. Seu amplo espaço interno e porta-malas de 493 litros, que o credenciam mais como uma minivan do que como um SUV, conjunto mecânico eficiente e preço competitivo o tornam uma escolha atraente para famílias que precisam de espaço sem comprometer o orçamento.

Traseira do Citroën C3 Aircross Shine 5 lugares cinza grafito com teto branco

No entanto, é importante considerar que o modelo não oferece o mesmo nível de refinamento e tecnologia de alguns de seus concorrentes diretos. Para quem valoriza mais esses aspectos, pode ser necessário buscar outras opções no mercado.

Ficha técnica do Citroën C3 Aircross Shine 5 lugares

Motor3 cilindros em linha, 1.0, 12 válvulas, turbo
Cilindrada999 cm3
Combustívelflex
Potência130 cv / 125 cv a 5.750 rpm (etanol/gasolina)
Torque20,4 kgfm (etanol/gasolina) a 1.700 rpm
CâmbioCVT de 7 marchas
Direçãoeletroassistida
SuspensõesMcPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)
Freiosdiscos ventilados (dianteira) e tambores (traseira)
Traçãodianteira
Dimensões4.320 mm (comprimento), 1.720 mm (largura), 1.673 mm (altura)
Entre-eixos2.675 mm
Pneus215/60 R17
Porta-malas493 litros
Tanque47 litros
0-100 km/h9,7s
Vel. máxima191 km/h
Consumo cidade (Inmetro)10,6 km/l (gasolina) e 7,4 km/l (etanol)
Consumo estrada (Inmetro)12 km/l (gasolina) e 8,6 km/l (etanol)

Galeria de Fotos do Citroën C3 Aircross Shine 5 lugares

Posts relacionados

Koenigsegg CC850 traz câmbio revolucionário que é automático e manual ao mesmo tempo

Koenigsegg CC850 traz câmbio revolucionário que é automático e manual ao mesmo tempo

Koenigsegg CC850 nasceu como homenagem ao aniversário do fundador, mas o que chama a atenção é o incrível câmbio automático…
F1: GP da Emilia Romagna em Ímola, veja horários e onde assistir

F1: GP da Emilia Romagna em Ímola, veja horários e onde assistir

Confira como assistir e os horários do retorno da F1 2024 no GP de Emilia Romagna em Ímola neste final…
Lula sanciona novo DPVAT, SPVAT, com veto à multa por inadimplência

Lula sanciona novo DPVAT, SPVAT, com veto à multa por inadimplência

Confira tudo o que você precisa saber sobre o novo DPVAT sancionado por Lula, e o que muda em comparação…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *