Comparativo: Nissan Kicks e Citroën C4 Cactus: qual a melhor compra?
Nissan Kicks e Citroën C4 Cactus

Comparativo: Nissan Kicks e Citroën C4 Cactus: qual a melhor compra?

Se você pensa em comprar um SUV compacto, Nissan Kicks e Citroën C4 Cactus devem estar na sua lista. Confira qual é a melhor compra.

Não há como fugir: se você pensa em comprar um zero-quilômetro ou seminovo, há muito mais opções no mercado para SUVs do que carros de outras categorias, principalmente se trabalharmos com valores acima dos R$ 90 mil.

cta blog venda seu carro

Dentre os zero-quilômetros nesta categoria, dois modelos muitas vezes acabam sendo esquecidos, mas oferecem bons atributos para entrar na sua lista: o Nissan Kicks e Citroën C4 Cactus.

Para te ajudar a escolher o que melhor atende a sua necessidade na faixa dos R$ 140 mil, avaliamos o Nissan Kicks Exclusive 1.6 e o Citroën C4 Cactus Shine Pack 1.6 Turbo e contamos quais destes merecem uma atenção sua.

quanto vale o seu carro na instacarro

Design e espaço interno do Nissan Kicks e do Citroën C4 Cactus

No quesito design, não dá para dizer que nenhum dos dois é um SUV feio, muito pelo contrário. Embora haja quem ache a dianteira “em dois andares” do C4 Cactus algo estranho.

Há também quem reclame que o Nissan Kicks tenha recebido um belo facelift na dianteira e não tenha recebido o mesmo cuidado na traseira.

A verdade é que ambos precisam de mudanças mais profundas, uma nova geração sob nova plataforma talvez, mas feios eles realmente não são.

Eu prefiro o jeitão mais moderninho do Citroën, alinhado a nova identidade visual da marca e que em breve deve equipar o Novo C3 por aqui.

Quando vamos para o interior, também gosto mais do estilo do Citroën C4 Cactus, mas em espaço interno, perde para o Nissan Kicks.

O Kicks é 10 mm mais comprido no entre-eixos e 46 mm mais largo. O porta-malas do Kicks também é 112 litros maior (432 litros contra 320 litros).

Ponto positivo para ambos no quesito posição de direção, que boa em ambos e pode ser ajustada em altura e profundidade dos bancos e coluna de direção.

Do ponto de vista do design e acabamento interior, o Citroën C4 Cactus Shine Pack é superior no design e nas qualidade dos materiais.

Desempenho do Nissan Kicks e do Citroën C4 Cactus

É aqui a maior diferença entre os modelos. Embora tenham a mesma faixa de preço, o C4 Cactus Shine é equipado com motorização turbo, enquanto o Nissan Kicks usa mecânica aspirada.

Na prática, o Citroën C4 Cactus Shine Pack 1.6 THP tem 173 cv e 24,5 kgfm, enquanto o Nissan Kicks Exclusive 1.6 tem 114 cv e 15,5 kgfm de torque.

Isso no dia a dia faz parecer que o Citroën é um carro de uma categoria acima, mesmo o Nissan, na prática, parecer ter mais potência do que realmente tem.

Assim, o convívio com o C4 Cactus Turbo é melhor no ciclo urbano, seja em saídas de semáforo ou até em subidas íngremes, e no ciclo rodoviário, com acelerações vigorosas e boa dinâmica de direção.

O Citroën C4 Cactus Shine Pack acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos, enquanto o Nissan Kicks Exclusive 1.6 faz a mesma tarefa em 11,8 segundos.

Em consumo o C4 Cactus também foi melhor em ambas as medições com gasolina no tanque:

  • Cidade: 14,4 km/l (C4 Cactus) e 12,6 km/l (Kicks);
  • Estrada: 17,3 km/l (C4 Cactus) e 15,7 km/l (Kicks).

Na dirigibilidade, o Kicks tem talvez o melhor conjunto de suspensão entre os SUVs de sua categoria e uma direção com calibração bastante precisa. É o que mais gostei no modelo.

Já o C4 Cactus é mais moderado e tem comportamento mais semelhante ao de um hatch e prima pela firmeza em curvas.

Itens de série e equipamentos

Do ponto de vista de itens de série, ambos os SUVs compactos são bem equipados, com leve ganho para o lado do Nissan Kicks Exclusive.

Entre os principais itens de série dos modelos, destacam-se:

Nissan Kicks Exclusive 1.6 CVT 2022 – Bancos com revestimento sintético, Ar-condicionado automático digital, Controle Inteligente de Freio Motor (Active Engine Brake), Controle Inteligente em Curvas (Active Trace Control), Detector de objetos em movimento (MOD), Estabilizador Inteligente de Carroceria (Active Ride Control), Faróis dianteiros e de neblina em Full LED, Sistema premium de som BOSE Personal Plus com alto-falante no apoio de cabeça do motorista com oito alto-falantes e Visão 360° Inteligente, Acendimento Inteligente dos faróis com ajuste de altura e intensidade (HBA), Alerta de Colisão Frontal com assistente inteligente de frenagem (FCW/FEB), Alerta Inteligente de mudanças de faixa (LDW), Alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA) e Monitoramento de ponto cego (BSW).

Nissan Kicks Exclusive - traseira

Citroën C4 Cactus Shine Pack 2022 – Luz diurna em LED, Lanterna traseira em LED com efeito 3D, Isofix e top tether (fixação cadeiras de criança), Central multimídia touchscreen de 7″ com conectividade Android Auto e Apple Carplay, Câmera de ré, Câmbio sequencial de 6 marchas com modos sport e eco, Painel de instrumentos 100% digital, Controle de tração e estabilidade (ESP), Assistente de partida em rampa (Hill Assist), Regulador e limitador de velocidade, 2 alto falantes dianteiros e 2 tweeters, 6 airbags, Grip Control, Citroën Advanced Drive (Alerta de saída de faixa, Alerta de atenção ao condutor, Indicador de descanso, Sistema de Frenagem Automática e Alerta de Colisão) e Bancos em couro.

Citroën C4 Cactus Shine Pack THP - traseira

Conclusão

Se você quer ter um carro com mais jeitão de SUV na garagem, não há dúvidas de que o Nissan Kicks Exclusive é a opção certa para você.

Nissan Kicks Exclusive -

Maior, mas equipado e mais espaçoso, o SUV da Nissan ficou mais moderno após o último facelift e tem qualidades para morar na sua garagem.

Agora, se você procura um carro com melhor desempenho, design moderno e que beba menos combustível, o Citroën C4 Cactus é a SUV compacto certo. Parece um hatch, isso parece, mas é um hatch bem legal de dirigir.

Citroën C4 Cactus Shine Pack THP

Fichas técnicas do Nissan Kicks Exclusive e do Citroën C4 Cactus Shine Pack THP

ModelosNissan Kicks ExclusiveCitroën C4 Cactus Shine Pack THP
Motordianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, aspiradodianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, turbocompressor e injeção direta
Cilindrada1.598 cm31.598 cm3
CombustívelFlexFlex
Potência114/114 cv a 5.600 rpm (etanol/gasolina)173/166 cv a 6.000 rpm (etanol/gasolina)
Torque15,5/15,5 kgfm (etanol/gasolina) a 4.000 rpm24,5/24,5 kgfm (etanol/gasolina) a 1.400 rpm
CâmbioAutomático CVT de seis marchasAutomático com conversor de torque e seis marchas
Direçãoeletroassistidaeletroassistida
SuspensõesIndependente, McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira)Independente, McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira)
FreiosDisco ventilado (dianteira), tambor (traseira)Disco ventilado (dianteira), disco sólido (traseira)
Traçãodianteiradianteira
Dimensões4.310 mm (comprimento), 1.760 mm (largura), 1.590 mm (altura)4.170 mm (comprimento), 1.714 mm (largura), 1.563 mm (altura)
Entre-eixos2.610 mm2.600 mm
Pneus205/55 R17205/55 R17
Porta-malas432 litros320 litros
Tanque41 litros55 litros
0-100 km/h11,8s7,3s
Vel. máxima175 km/h212 km/h
Consumo cidade (Inmetro)11,4 km/l (G) / 7,8 km/l (E)11,7 km/l (G)/ 8,2 km/l (E)
Consumo estrada (Inmetro)13,9 km/l (G) / 9,6 km/l (E)13,4 km/l (G) / 9,5 km/l (E)

Galeria de Fotos do Nissan Kicks Exclusive e do Citroën C4 Cactus Shine Pack THP

Posts relacionados

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Em levantamento em mais de 115 países, Tesla Model Y desbanca Corolla e se torna carro mais vendido do mundo,…
Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…

One Comment

  1. Acir

    Obrigado pelas dicas .. estava justamente pensando em
    Dar
    Uma olhada nesses dois modelos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *