Um dos carros mais icônicos do Brasil, o Fiat Uno é uma opção para quem busca um carro econômico, confiável e fácil de manter.
O Brasil tem alguns modelos que se tornaram ícones. Um deles é o Fiat Uno. Lançado no Brasil em 1984, o modelo se despediu do mercado automotivo brasileiro no fim de 2021, quando ganhou até uma série especial de despedida.
Substituto do Fiat 147, o Uno brasileiro combinava a carroceria do modelo europeu com a plataforma e conjunto mecânico do seu antecessor. Além do popular Mille, a 1ª geração ficou marcada também pelo esportivo Uno Turbo, de 1994, que ficou conhecido como o 1º carro do Brasil com motor turbo de fábrica.
Depois do lançamento do Palio, em 1996, o modelo se consolidou na posição de carro mais barato da Fiat no Brasil. Com o nome Mille, se despediu do mercado em 2013.
Mas três anos antes, a filial brasileira da Fiat decidiu reaproveitar o nome Uno em um novo hatch compacto, que fazia uma releitura das características e qualidades do modelo original.
O mercado do Fiat Uno usado
Em suas duas gerações, o Fiat Uno ficou conhecido no mercado de carros usados como um modelo econômico, mas que ao mesmo tempo se destaca pelo espaço interno adequado (para um compacto) e pelo baixo custo de manutenção.
Característica que explica o fato de o modelo ter permanecido, durante boa parte da sua trajetória, entre os líderes do mercado brasileiro de carros novos. Resultado que permanece entre os usados.
Em janeiro de 2022, o Uno foi o 3º modelo mais negociado do mercado automotivo brasileiro. De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), foram 26.439 unidades. Número inferior apenas ao do Fiat Palio e do Volkswagen Gol.
Quando se fala em preços, unidades da 2ª geração do Fiat Uno podem ser encontradas no mercado de carros usados por valores pouco abaixo de R$ 25.000. Faixa que, curiosamente, é a mesma dos Mille dos últimos anos de produção.
Manutenção do Fiat Uno
O Fiat Uno é, tradicionalmente, um modelo que tem custos de manutenção que ficam na mesma faixa de outros modelos compactos do mercado automotivo brasileiro.
Há alguns anos, o Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) organizou um Índice de Manutenção Veicular (IMV), que aponta os carros com manutenção mais barata de todo o mercado com base no preço das peças de desgaste natural até os 100.000 km. Pontuando os modelos de 10 a 60, quanto menor a pontuação, mais barata a manutenção.
Na primeira colocação do índice, Fiat Uno está empatado com outros quatro modelos: o Chevrolet Celta, o Toyota Etios e os Volkswagen Gol e Voyage e o Gol.
Se você está em busca de um Uno de 2ª geração e valoriza principalmente a economia de combustível, concentre as suas buscas em carros equipados com o motor 1.0 Firefly de três cilindros.
De acordo com o PBE Veicular, do Inmetro, com esse motor o compacto registra médias de consumo de 15,2 km/l (estrada) e 10,6 km/l (cidade). Ambas com gasolina.
Como funciona a avaliação e venda na InstaCarro?
Na InstaCarro, todo processo de venda começa com uma avaliação gratuita do carro por um profissional qualificado, que pode ser feita em uma das lojas físicas da plataforma ou na própria casa do cliente.
As fotos e informações da avaliação são então disponibilizadas em uma plataforma digital, onde lojistas de todo o Brasil fazem ofertas pelo automóvel.
Esse processo acaba com o envio da maior proposta ao proprietário, que fica livre para aceitar ou não o valor. Caso aceite, toda a parte burocrática fica por conta da InstaCarro, com o pagamento pelo seu carro em até 24h.