O Ford Ka ainda é uma boa opção de compra?
Ford Ka carros mais valorizados da instacarro

O Ford Ka ainda é uma boa opção de compra?

O Ford Ka é um velho conhecido dos brasileiros. Mas será que ainda vale a pena depois do término da produção no Brasil? Confira a seguir.

Lançado no Brasil em 1997, o Ford Ka foi um dos primeiros carros da marca do oval azul revelados por aqui após o fim da Autolatina.

cta blog venda seu carro
quanto vale esse carro na instacarro

Inicialmente um subcompacto econômico e de linhas futuristas, criticado pelo visual polêmico e elogiado pelas qualidades dinâmicas, o Ford Ka mudou ao longo de sua trajetória no mercado automotivo brasileiro.

Ganhou mais espaço na traseira na 2ª geração, embora mantendo apenas a carroceria de três portas. Já a 3ª geração colocou o modelo em sintonia com o restante do mercado, com dimensões de compacto e cinco portas.

Desenvolvida no Brasil sobre a mesma plataforma do Fiesta, o Ka de 3ª geração chegou em 2014. Se tornou um dos modelos mais populares do segmento. Mas se tornou vítima, em janeiro de 2021, da decisão da Ford de fechar as suas fábricas no Brasil.

Mais por menos

ford ka

A 3ª geração do Ford Ka seguia a tradição dos antecessores e é um carro bom de guiar. Apesar do espaço interno não ser um ponto forte (pelo menos no hatch), o modelo se destaca pela economia do motor 1.0 de três cilindros e 85 cv e pelo bom rendimento do 1.5 de três cilindros e 136 cv das versões mais caras.

Versão de topo na linha 2021, que foi a última do modelo, a aventureira Freestyle 1.5 AT conta de série itens como airbags laterais, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas e central multimídia. Além do câmbio automático de seis marchas.

O bom conteúdo de série já era visto mesmo nas versões mais acessíveis. Na configuração SE 1.0, uma das mais vistas no mercado de carros usados, o modelo já traz de série itens como direção elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricas e rádio com bluetooth.

O mercado do Ford Ka

ford ka

A notícia do repentino fim de produção foi bombástica para o Ford Ka. Nos meses iniciais, o hatch Ka e o três volumes Ka Sedan, assim como o SUV EcoSport, sofreram por alguns meses com uma forte desvalorização.

Mas passado esse susto – e a corrida dos donos para vender um carro que havia se tornado um fora de linha -, a oferta e procura pelo modelo atingiram um ponto de estabilidade.

Hoje, o hatch Ka é um modelo com boa procura no mercado de carros usados. De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), em dezembro de 2021 o Ford foi o 8º carro usado mais negociado do Brasil, com 19.302 unidades.

O principal trunfo do modelo é ser uma compra de oportunidade para os que buscam um carro de concepção reativamente atual e bom nível de equipamentos. Mas por um preço acessível.

Não faltam opções de carros da linha 2021 com baixa quilometragem pelo preço de concorrentes com um ou dois anos a mais de uso. Ou unidades com o motor 1.5 pelo mesmo preço de um 1.0 do mesmo segmento.

Manutenção

Apesar do fechamento das fábricas, a Ford segue presente no Brasil como importadora de carros.

Mesmo a redução no número de concessionários, ainda existe uma rede para atender ao Ka. Algo importante, levando em consideração que a garantia do modelo era de três anos nos últimos tempos.

De qualquer maneira, não faltam peças de desgaste normal no mercado de reposição. O que não dificulta a manutenção do modelo fora da rede de concessionários.

Posts relacionados

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Índice de roubos e furtos caí em 11% no primeiro trimestre de 2024, Fiat Strada entra no ranking dos carros…
Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

O novo Nissan Sentra 2025 foi lançado em duas versões, sendo a opção de entrada Advance com o preço inicial…
Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Que tal conhecer um pouco da garagem do astro de Hollywood chileno Pedro Pascal? Pedro Pascal, aclamado ator chileno, não…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *