Teste: Fiat Cronos Drive 1.3 é bom? Saiba tudo sobre o sedã compacto
Fiat Cronos Drive 1.3

Teste: Fiat Cronos Drive 1.3 é bom? Saiba tudo sobre o sedã compacto

O Fiat Cronos Drive 1.3 se destaca pelo bom porta-malas e pelo equilíbrio entre desempenho e economia do motor Firefly.

Numa coisa os fabricantes de automóveis são unânimes: os sedãs têm uma clientela fiel e mais conservadora, que não abre mão desses modelos de três volumes pelos SUVs. Que, por sua vez, já são quatro de cada dez carros 0 km vendidos no mercado automotivo brasileiro.

cta blog venda seu carro
quanto vale esse carro na instacarro

Para os que torcem o nariz para os utilitários esportivos e remam contra a maré, os sedãs oferecem como atributos a posição de dirigir típica dos carros urbanos, com a vantagem de trazerem porta-malas com boa capacidade. São ótimos modelos para o uso diário. Mas não que não fazem feio para levar a bagagem de toda a família em viagens.

Fiat Cronos Drive 1.3

No caso da Fiat, o seu único representante nesse segmento neste início de 2022 é o sedã compacto Cronos. Derivado do Argo, o modelo fabricado na Argentina é atualmente o 4º carro de três volumes mais emplacado do Brasil. 

Foram 27.887 emplacamentos em 2021, ante as 54.707 unidades do Chevrolet Onix Plus, 41.891 do Toyota Corolla e 28.593 do Volkswagen Voyage.

Versão e equipamentos

Fiat Cronos Drive 1.3

Tivemos a oportunidade de testar a versão Drive 1.3, que se tornou a topo de linha do modelo com o fim das configurações equipadas com o motor 1.8 E.torQ. Com preço base de R$ 84.990, o carro das fotos traz o pacote S-Design, de R$ 4.690. 

Vale destacar que esse é um opcional quase obrigatório, ao adicionar itens de estilo como as rodas de liga leve de 15” com acabamento escurecido e o spoiler traseiro, a vários novos equipamentos. 

A relação inclui ar-condicionado automático e digital, câmera de ré, chave presencial, faróis de neblina e retrovisores externos com função tilt down no lado do passageiro. O interior escurecido também traz detalhes na cor bronze.

Fiat Cronos Drive 1.3

Em linhas gerais, o resultado estético dessas mudanças do pacote S-Design é bem feliz e deixa o Cronos bem distante daquela cara de carro de trabalho, que é típica dos sedãs compactos em suas versões de entrada. Por falar em equipamentos, o Cronos traz o básico que se espera de um carro na sua faixa de preço.

Além dos itens citados acima, o sedã compacto da Fiat traz direção elétrica, multimídia com tela de 7” (compatível com Android Auto e Apple CarPlay), controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, lanternas traseiras de LED, isofix, alarme e computador de bordo.

Um ponto fraco do modelo é o número de airbags. Além das bolsas infláveis duplas, que são obrigatórias, o sedã não oferece proteção lateral ou de cortina nem como opcional. O que contribuiu para o Cronos zerar em um teste de impacto realizado em dezembro pelo Latin NCAP.

Mecânica

Fiat Cronos Drive 1.3

O Fiat Cronos Drive 1.3 traz o motor 1.3 Firefly flex, de 101/109 cv (gasolina/etanol) de potência e 13,7/14,2 kgfm de torque a 3.500 rpm (gasolina/etanol).

Embora a Fiat já disponibilize o câmbio automático CVT para as versões de Pulse e Strada com esse motor Firefly, no sedã a única opção de câmbio é o manual de cinco marchas.

Em relação aos conjuntos de freio e suspensão, o modelo segue o layout típico dos compactos do mercado automotivo brasileiro, com conjunto McPherson na dianteira e suspensão por eixo de torção na traseira. Os freios trazem discos ventilados na dianteira e tambor na traseira.

Ao volante

Fiat Cronos Drive 1.3

Os carros da Fiat tradicionalmente são conhecidos pelo seu rodar macio. E o Cronos não decepciona aos motoristas que valorizam o conforto de rodagem, com suspensão macia e a direção leve.

O interior mistura altos e baixos. Há boa variação de texturas e cores, mas os plásticos são rígidos e trazem rebarbas. Por outro lado, a posição de dirigir é alta e mesmo com a regulagem de altura para o assento e a coluna de direção as opções de ajuste são bem limitadas. 

Fiat Cronos Drive 1.3

Mas o painel tem instrumentos bem posicionados e de fácil leitura. O acesso aos comandos também é fácil e não exige esforço. E se torna ainda mais fácil com o volante multifuncional.

Diferente de concorrentes como o Chevrolet Onix Plus, o Cronos segue com a mesma distância entre-eixos do hatch Argo. O resultado disso é um espaço apenas adequado para os passageiros do banco traseiro. 

Como em qualquer compacto, é possível levar tranquilamente três crianças. Ou três adultos no aperto. Um ponto forte do sedã da Fiat é o porta-malas com capacidade de 525 litros. Um dos maiores disponíveis no mercado automotivo brasileiro.

Fiat Cronos Drive 1.3

Outro ponto positivo do Fiat Cronos é o seu motor 1.3 Firefly. O propulsor é bastante elástico e garante um desempenho satisfatório tanto em uso urbano quanto em uso rodoviário. 

Contribui para essa agilidade o câmbio, que poderia ter engates mais precisos, mas não chega a incomodar. Com relações curtas, faz com que o motor gire por volta de 3.500 rpm a 120 km/h. O que se reflete no aumento do ruído dentro da cabine.

O sedã agrada em termos de consumo. No PBE Veicular, do Inmetro, o modelo obteve classificação A na categoria, com médias de consumo urbano de 9 km/l (etanol) e 13 km/l (gasolina) e rodoviário de 11 km/l (etanol) e 15,6 km/l (gasolina).

Concorrentes

Em sua faixa de preço, o modelo da marca italiana concorre diretamente com o Chevrolet Onix Plus LTZ manual e Hyundai HB20S Platinum.

O modelo da Chevrolet traz um espaço interno mais amplo (embora com porta-malas menor) e se destaca pela presença dos faróis com acendimento automático, e os airbags laterais e de cortina como itens de série. Além do motor 1.0 turbo de 116 cv combinado com um câmbio de seis marchas.

Já o HB20S tem um espaço interno muito semelhante ao do Cronos. Mas também traz um motor 1.0 turbo (de 120 cv), combinado a um câmbio manual de seis marchas. Em equipamentos, destaque para os airbags laterais e os faróis com acendimento automático.

Conclusão

Fiat Cronos Drive 1.3

O bom desempenho e o baixo consumo do motor 1.3, além do porta-malas de 525 litros e o visual atraente da carroceria são os principais pontos altos do Fiat Cronos Drive 1.3 S-Design.

Mas a vida do modelo importado da Argentina fica difícil quando comparado a outros modelos na mesma faixa de preços, que trazem mais espaço, motores mais potentes e listas de equipamentos mais recheadas.

Outra opinião: Fernando Naccari

foto fernando naccari

O Fiat Cronos Drive 1.3 com o pacote S-Design é uma ótima opção para quem precisa de um carro com bom porta-malas, confortável e com boa lista de itens de série.

Além disso, o sedã da Fiat é bonito, isso é inegável, tem acabamento agradável e ainda consegue ser beber pouco combustível para o seu porte. Para você ter uma ideia, em meus testes na cidade, o Cronos conseguiu atingir a média de 10 km/l com etanol no tanque.

Mas quando colocamos no papel os seus atributos frente aos principais concorrentes, o peso da idade já mostra que a Fiat vai precisar se mexer se quiser manter o sedã relevante na categoria.

Perdendo versões com a saída do Cronos com motorização e.TorQ e do câmbio automático, concordo com a análise do Evandro: o sedã suplica por modernidade, como motores turbo e transmissão CVT.

Enquanto isso não ocorrer, será veículo desejado apenas por frotistas e motoristas de aplicativo, por exemplo. Mas se receber o upgrade que merece, a concorrência vai ter trabalho. Mais trabalho.

Galeria de fotos do Fiat Cronos Drive 1.3 S-Design

Ficha Técnica Fiat Cronos Drive 1.3 S-Design

MotorFlex
TipoDianteiro e Transversal
Número de cilindros4
Cilindrada em cm31.332
Válvulas8
Taxa de compressão13,2:1
Injeção eletrônica de combustívelMultiponto
Potência Máxima109 cv a 6.250 rpm
Torque Máximo14,2 kgfm a 3.500 rpm
Transmissão
TipoManual de 5 marchas
Tração
TipoDianteira
Freios
TipoDiscos ventilados (dianteira) e tambor (traseira)
Direção
TipoElétrica
Suspensão
DianteiraIndependente, McPherson
TraseiraEixo de torção
Rodas e Pneus
RodasRoda de 15 polegadas
Pneus185/60 R 15
Dimensões
Comprimento total (mm)4.364
Largura (mm)1.726
Altura (mm)1.508
Distância entre os eixos (mm)2.521
Capacidades
Capacidade de carga (kg)525
Tanque (litros)48
Peso vazio em ordem de marcha (kg)1.139
Peso bruto total (kg)n.d
Coeficiente de arrasto (Cx)n.d
Fonte: Stellantis

Posts relacionados

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Em levantamento em mais de 115 países, Tesla Model Y desbanca Corolla e se torna carro mais vendido do mundo,…
Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…

2 Comments

  1. Antônio Alves

    Tenho um cronos. Carro é muito bom

  2. Edivalter santos.

    Tenho um cronos também e casei com ele. O melhor sedan que tenho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *