Teste: Honda City Sedan EXL é confortável e econômico na medida certa
Honda City Sedan EXL

Teste: Honda City Sedan EXL é confortável e econômico na medida certa

Novo Honda City Sedan EXL é um caso perfeito de carro muito bom em seu segmento, mas que sofre com a concorrência apertadíssima

O Honda City Sedan, inegavelmente, melhorou se comparado à sua antiga geração vendida no Brasil.

cta blog venda seu carro

Em sua 5ª geração no mercado automotivo mundial, o Honda City ficou maior, mais tecnológico e ocupa, por enquanto, a vaga como único sedã da marca no Brasil. Isso até o Novo Civic importado chegar por aqui.

Vendido em três versões no mercado brasileiro, todas equipadas com o motor 1.5 flex e câmbio CVT, avaliei a intermediária, a EXL que custa R$ 122.400 e te conto nas próximas linhas as minhas percepções.

Design do Honda City Sedan EXL

Frente do Honda City Sedan EXL

Do ponto de vista do tamanho, o Novo Honda City Sedan ficou maior que antigo. São 4,549 metros de comprimento (94 mm maior), 1,477 m de altura (8 mm maior) , 1,748 m de largura (53 mm maior) e entre-eixos de 2,600 m. Já o porta-malas comporta 519 litros.

Porta-malas do Honda City Sedan EXL

Esse porte maior aliado ao visual mais moderno deram ao City um aspecto mais requintado. Mas a versão EXL não conta com alguns mimos, como os faróis Full LED e o sensor de estacionamento na dianteira.

O City Sedan EXL é equipado com o farol projetor e lâmpadas halógenas. O LED é presente apenas na luz diurna e na seta.

Farol halógeno do Honda City Sedan EXL

De lado, usa a mesma roda de 16 polegadas da versão de topo e, na traseira, também nada de mudanças. Na traseira, destaque para a grande lanterna em LED que dá ao veículo um visual charmoso e moderno.

Traseira do Honda City Sedan EXL

Por dentro, o volante multifuncional é mais simples que o do City Touring e tem botões apenas para acesso ao computador de bordo, regulagem de áudio, atendimento de chamadas e para o controlador de cruzeiro. Há ainda, atrás do volante, as aletas para trocas de marchas.

Interior do Honda City Sedan EXL

Outra mudança em relação à versão de topo é que a versão EXL conta somente com bancos em couro na cor preta, enquanto a Touring tem opção pela cor cinza claro.

Desempenho do Honda City Sedan EXL

Ao contrário do que ocorre com os concorrentes de um modo geral, o City é vendido no Brasil somente com uma configuração mecânica: motor 1.5 flex aspirado com injeção direta de 126 cv e até 15,8 kgfm de torque, além de câmbio CVT que simula até 7 marchas.

Motor 1.5 do Novo Honda City Sedan EXL

Na cidade o sedã até que é bem espertinho, principalmente se estiver com o câmbio na função S. Mas na estrada demonstra que sua vocação é para ser “City” mesmo.

Quando com o câmbio em D e com a função Econ ativada, a suavidade predomina e o City Sedan EXL foca no baixo consumo de combustível. Nos testes, chegou à picos de 12 km/l com etanol na cidade. Na estrada chegou a 16 km/l, também com etanol no tanque.

Alavanca de câmbio do Honda City Sedan EXL

A suspensão também tem ótima calibração e o City Sedan é, sem sombra de dúvidas, melhor de andar que o City hatch. A carroceria em três volumes ajuda a equilibrar o carro e toda essa massa suspensa faz com que as imperfeições sejam melhor distribuídas.

TESTE: HONDA CITY TOURING HATCHBACK SUPREENDE NO CONSUMO E ITENS DE SÉRIE

Itens de série do Honda City Sedan EXL

Central multimídia do Honda City Sedan EXL

O Honda City Sedan EXL é bem equipado e traz, como itens de série seis airbags, câmera de ré, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, freios ABS com EBD, vidros elétricos nas quatro portas, ar condicionado digital, bancos em couro, volante multifuncional, computador de bordo e central multimídia com conectividade Android Auto e Apple Car Play.

Concorrentes do Honda City Sedan EXL

Volkswagen Virtus Highline

carros ate 80 mil volkswagen virtus

Um dos principais concorrentes do Honda City Sedan e prestes a ganhar um facelift para acompanhar o visual do novo Polo, o Volkswagen Virtus Highline têm nível de equipamentos e porte semelhantes ao sedan nipo-brasileiro, mas oferece, principalmente, melhor desempenho com mecânica 200 TSI.

Chevrolet Onix Plus Premier

carro chinês - chevrolet onix plus

O Onix Plus também não faz feio no quesito “equipamentos de série”. Na versão Premier, por exemplo, oferece até wi-fi nativo e carregador wireless de smartphones.

Toyota Yaris Sedan XLS

Toyota Yaris 2023

Apesar da plataforma e visual envelhecidos, o Yaris Sedan oferece um bom conjunto e dirigibilidade, embora maior consumo e menor desempenho que o rival.

Em nível de equipamentos, praticamente empata com o rival, mas oferece teto solar elétrico, algo quase exclusivo no segmento.

Conclusão

Os quase R$ 10 mil cobrados a mais pela versão Touring não fazem falta se você é um motorista das antigas, assim como eu, e não é muito fã de sistemas semiautônomos e que interferem no seu modo de condução.

Traseira do Honda City Sedan EXL

De qualquer forma, não tem como negar que alguns deles são importantes, como a frenagem autônoma de emergência e controle de cruzeiro adaptativo.

No dia a dia você só percebe mesmo a falta dos farois em LED automáticos e o sensor de estacionamento dianteiro.

O City Sedan EXL é bom de dirigir, confortável, espaçoso e é inimigo do posto de gasolina. Só isso mais a chancela da Honda já são motivos suficientes para você levá-lo para a sua garagem. Eu levaria.

Ficha Técnica do Honda City Sedan EXL

Motorquatro cilindros em linha, 1.5, 16 válvulas, injeção direta com comando variável I-VTEC e VTC
Cilindrada1.497 cm3
Combustívelflex
Potência126 cv a 6.200 rpm (gasolina/etanol)
Torque15,8 kgfm (etanol) / 15,4 kgfm (gasolina) a 4.600 rpm
CâmbioCVT de sete marchas simuladas
Direçãoeletroassistida
SuspensõesMcPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira)
Freiosdiscos ventilados (dianteira) e tambores (traseira)
Traçãodianteira
Dimensões4.549 mm (comprimento), 1.748 mm (largura), 1.477 mm (altura)
Entre-eixos2.600 mm
Pneus185/55 R16
Porta-malas519 litros
Tanque44 litros
0-100 km/h10,1s
Vel. máxima186 km/h
Consumo cidade (Inmetro)13,1 km/l (gasolina) e 9,2 km/l (etanol)
Consumo estrada (Inmetro)15,2 km/l (gasolina) e 10,5 km/l (etanol)

Galeria de Fotos do Honda City Sedan EXL

Posts relacionados

Carro elétrico entra na mira do "imposto do pecado": Abeifa critica

Carro elétrico entra na mira do "imposto do pecado": Abeifa critica

Presidente da Abeifa classifica a inclusão de carro elétrico no Imposto Seletivo como “anomalia do sistema” e pede debate aberto…
Como consultar multas pela placa do carro?

Como consultar multas pela placa do carro?

Saiba como funciona o sistema de consulta de multas pela placa do carro e como é feita em cada estado…
Peugeot 208 Griffe Turbo é a versão topo de linha do melhor hatch do mercado

Peugeot 208 Griffe Turbo é a versão topo de linha do melhor hatch do mercado

Peugeot 208 Griffe Turbo combina ótima dirigibilidade, visual atrativo e traz até ADAS, se credenciando como a melhor opção do…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *