Teste: Honda City Sedan EXL é confortável e econômico na medida certa
Honda City Sedan EXL

Teste: Honda City Sedan EXL é confortável e econômico na medida certa

Novo Honda City Sedan EXL é um caso perfeito de carro muito bom em seu segmento, mas que sofre com a concorrência apertadíssima

O Honda City Sedan, inegavelmente, melhorou se comparado à sua antiga geração vendida no Brasil.

cta blog venda seu carro

Em sua 5ª geração no mercado automotivo mundial, o Honda City ficou maior, mais tecnológico e ocupa, por enquanto, a vaga como único sedã da marca no Brasil. Isso até o Novo Civic importado chegar por aqui.

Vendido em três versões no mercado brasileiro, todas equipadas com o motor 1.5 flex e câmbio CVT, avaliei a intermediária, a EXL que custa R$ 122.400 e te conto nas próximas linhas as minhas percepções.

Design do Honda City Sedan EXL

Frente do Honda City Sedan EXL

Do ponto de vista do tamanho, o Novo Honda City Sedan ficou maior que antigo. São 4,549 metros de comprimento (94 mm maior), 1,477 m de altura (8 mm maior) , 1,748 m de largura (53 mm maior) e entre-eixos de 2,600 m. Já o porta-malas comporta 519 litros.

Porta-malas do Honda City Sedan EXL

Esse porte maior aliado ao visual mais moderno deram ao City um aspecto mais requintado. Mas a versão EXL não conta com alguns mimos, como os faróis Full LED e o sensor de estacionamento na dianteira.

O City Sedan EXL é equipado com o farol projetor e lâmpadas halógenas. O LED é presente apenas na luz diurna e na seta.

Farol halógeno do Honda City Sedan EXL

De lado, usa a mesma roda de 16 polegadas da versão de topo e, na traseira, também nada de mudanças. Na traseira, destaque para a grande lanterna em LED que dá ao veículo um visual charmoso e moderno.

Traseira do Honda City Sedan EXL

Por dentro, o volante multifuncional é mais simples que o do City Touring e tem botões apenas para acesso ao computador de bordo, regulagem de áudio, atendimento de chamadas e para o controlador de cruzeiro. Há ainda, atrás do volante, as aletas para trocas de marchas.

Interior do Honda City Sedan EXL

Outra mudança em relação à versão de topo é que a versão EXL conta somente com bancos em couro na cor preta, enquanto a Touring tem opção pela cor cinza claro.

Desempenho do Honda City Sedan EXL

Ao contrário do que ocorre com os concorrentes de um modo geral, o City é vendido no Brasil somente com uma configuração mecânica: motor 1.5 flex aspirado com injeção direta de 126 cv e até 15,8 kgfm de torque, além de câmbio CVT que simula até 7 marchas.

Motor 1.5 do Novo Honda City Sedan EXL

Na cidade o sedã até que é bem espertinho, principalmente se estiver com o câmbio na função S. Mas na estrada demonstra que sua vocação é para ser “City” mesmo.

Quando com o câmbio em D e com a função Econ ativada, a suavidade predomina e o City Sedan EXL foca no baixo consumo de combustível. Nos testes, chegou à picos de 12 km/l com etanol na cidade. Na estrada chegou a 16 km/l, também com etanol no tanque.

Alavanca de câmbio do Honda City Sedan EXL

A suspensão também tem ótima calibração e o City Sedan é, sem sombra de dúvidas, melhor de andar que o City hatch. A carroceria em três volumes ajuda a equilibrar o carro e toda essa massa suspensa faz com que as imperfeições sejam melhor distribuídas.

TESTE: HONDA CITY TOURING HATCHBACK SUPREENDE NO CONSUMO E ITENS DE SÉRIE

Itens de série do Honda City Sedan EXL

Central multimídia do Honda City Sedan EXL

O Honda City Sedan EXL é bem equipado e traz, como itens de série seis airbags, câmera de ré, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, freios ABS com EBD, vidros elétricos nas quatro portas, ar condicionado digital, bancos em couro, volante multifuncional, computador de bordo e central multimídia com conectividade Android Auto e Apple Car Play.

Concorrentes do Honda City Sedan EXL

Volkswagen Virtus Highline

carros ate 80 mil volkswagen virtus

Um dos principais concorrentes do Honda City Sedan e prestes a ganhar um facelift para acompanhar o visual do novo Polo, o Volkswagen Virtus Highline têm nível de equipamentos e porte semelhantes ao sedan nipo-brasileiro, mas oferece, principalmente, melhor desempenho com mecânica 200 TSI.

Chevrolet Onix Plus Premier

carro chinês - chevrolet onix plus

O Onix Plus também não faz feio no quesito “equipamentos de série”. Na versão Premier, por exemplo, oferece até wi-fi nativo e carregador wireless de smartphones.

Toyota Yaris Sedan XLS

Toyota Yaris 2023

Apesar da plataforma e visual envelhecidos, o Yaris Sedan oferece um bom conjunto e dirigibilidade, embora maior consumo e menor desempenho que o rival.

Em nível de equipamentos, praticamente empata com o rival, mas oferece teto solar elétrico, algo quase exclusivo no segmento.

Conclusão

Os quase R$ 10 mil cobrados a mais pela versão Touring não fazem falta se você é um motorista das antigas, assim como eu, e não é muito fã de sistemas semiautônomos e que interferem no seu modo de condução.

Traseira do Honda City Sedan EXL

De qualquer forma, não tem como negar que alguns deles são importantes, como a frenagem autônoma de emergência e controle de cruzeiro adaptativo.

No dia a dia você só percebe mesmo a falta dos farois em LED automáticos e o sensor de estacionamento dianteiro.

O City Sedan EXL é bom de dirigir, confortável, espaçoso e é inimigo do posto de gasolina. Só isso mais a chancela da Honda já são motivos suficientes para você levá-lo para a sua garagem. Eu levaria.

Ficha Técnica do Honda City Sedan EXL

Motorquatro cilindros em linha, 1.5, 16 válvulas, injeção direta com comando variável I-VTEC e VTC
Cilindrada1.497 cm3
Combustívelflex
Potência126 cv a 6.200 rpm (gasolina/etanol)
Torque15,8 kgfm (etanol) / 15,4 kgfm (gasolina) a 4.600 rpm
CâmbioCVT de sete marchas simuladas
Direçãoeletroassistida
SuspensõesMcPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira)
Freiosdiscos ventilados (dianteira) e tambores (traseira)
Traçãodianteira
Dimensões4.549 mm (comprimento), 1.748 mm (largura), 1.477 mm (altura)
Entre-eixos2.600 mm
Pneus185/55 R16
Porta-malas519 litros
Tanque44 litros
0-100 km/h10,1s
Vel. máxima186 km/h
Consumo cidade (Inmetro)13,1 km/l (gasolina) e 9,2 km/l (etanol)
Consumo estrada (Inmetro)15,2 km/l (gasolina) e 10,5 km/l (etanol)

Galeria de Fotos do Honda City Sedan EXL

Posts relacionados

InstaCarro realiza venda de carros em até 24H

InstaCarro realiza venda de carros em até 24H

Há mais de 10 anos a InstaCarro vem inovando no Brasil vendendo carros em ritmo acelerado, pelo aplicativo e sem…
Congresso aprova programa MOVER de incentivo ao setor automotivo

Congresso aprova programa MOVER de incentivo ao setor automotivo

Com a aprovação do Programa MOVER, ANFAVEA prevê um futuro promissor para o setor automotivo, com foco em sustentabilidade e…
Ford Territory 2024: SUV é ótima opção no mercado, mas ainda comete pecados bobos

Ford Territory 2024: SUV é ótima opção no mercado, mas ainda comete pecados bobos

Ford Territory 2024 é uma surpresa agradável para quem busca um SUV espaçoso, tecnológico e com bom custo-benefício, mas raiz…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *