Honda ZR-V Touring surpreende pela dirigibilidade, mas peca pelo desempenho
Honda ZR-V Touring

Honda ZR-V Touring surpreende pela dirigibilidade, mas peca pelo desempenho

Honda ZR-V Touring traz ótimo acerto de suspensão e direção, tem posição de dirigir de sedã, mas motor com baixo torque deixa a desejar

Os carros com mecânica turbo estão cada vez mais populares em nosso país. Na verdade, se olharmos o que temos disponível no mercado automotivo brasileiro, mais de 50% (chutando por baixo) dos modelos disponíveis são turbo ou possuem algum tipo de eletrificação.

E o Honda ZR-V Touring é uma das poucas exceções a essa regra: tem motor aspirado 2.0 litros e torque abaixo dos 20 kgfm. Para se ter ideia, os veículos da Stellantis que possuem o motor 1.0 Turbo T200 (como o C3 You) tem torque de 20,4 kgfm. É uma bela diferença.

Honda ZR-V Touring

Mas este não é o grande problema deste SUV: seu posicionamento de mercado também parece errado. Quando você vê esse carro pela primeira vez, é difícil entender que ele é superior ao Honda HR-V. Por imagem, foto ou vídeo, não se percebe que ele chega a ser maior que o Jeep Compass, o Volkswagen Taos e o Toyota Corolla Cross, que são concorrentes diretos deste modelo, cujo preço parte de R$ 214.000.

Mas autenticidade ele tem: ele não segue uma linguagem visual familiar e padronizada como acontece em muitas marcas. No caso do ZR-V, a Honda rompe completamente com o design dos outros modelos da linha, o que, para mim, é positivo, pois confere personalidade ao veículo.

Apesar de tudo isso, e de ter concorrentes diretos muito fortes, ele não visa ser o líder do mercado, mas sim atender a um público específico: quem está órfão dos sedãs. Externamente, ele continua tendo a aparência de um SUV, com as mesmas características de altura e visual. No entanto, ao entrar no carro, a posição de dirigir, a forma como você está posicionado, o volante e os pedais são muito semelhantes aos de um sedã, já que ZR-V herda a plataforma do Civic híbrido. E aqui, talvez, seja o principal trunfo do carro. Te conto sobre isso no vídeo da avaliação e no texto a seguir.

Por dentro e por fora do Honda ZR-V

Uma das características que mais me atraem são os faróis afilados, que conferem um caráter mais esportivo ao carro. A grade exclusiva, com o logo da Honda em destaque, também confere um certo charme. Além disso, o acabamento na parte inferior do para-choque, com o preto brilhante, é algo que remete ao HR-V nas versões Touring, trazendo um caráter mais esportivo e refinado ao acabamento.

Honda ZR-V Touring

O SUV conta ainda com rodas de 17 polegadas com detalhes mistos de diamantado e grafite, criando um visual bem interessante. O acabamento preto brilhante se estende às caixas de roda e à parte inferior do veículo, mantendo uma harmonia visual.

Na traseira, as lanternas são em LED, proporcionando um visual mais limpo e menos agressivo que a dianteira. O porta-malas tem 389 litros, o que pode ser considerado um ponto fraco em termos de espaço interno. Outro ponto negativo é que o ZR-V não herda o sistema “Magic Seat” do HR-V, o que significa que não é possível baixar todos os bancos para obter um assoalho plano.

Mas, ao abaixar a segunda fileira, temos um volume de cerca de 1.300 a 1.350 litros. Um detalhe curioso é o tampão traseiro, que parece um rebatedor fotográfico, sendo bastante leve, mas incapaz de carregar muito peso. No entanto, ele é prático, pois não fica batendo ou fazendo barulho enquanto se dirige.

No interior, o que mais se destaca é a posição de dirigir. O banco é bem baixo, e os pedais ficam mais próximos, oferecendo uma característica similar à de um sedã. A posição das pernas é praticamente reta, algo que considero uma das melhores posições de dirigir. Embora um SUV geralmente ofereça uma posição mais alta, com melhor visibilidade, para mim, a posição de dirigir do ZR-V é a melhor, talvez até a melhor do mercado entre os SUVs.

Interior do Honda ZR-V Touring

Quanto às características de acabamento, o ZR-V apresenta um padrão muito bom. Tudo é macio ao toque, seja na parte superior do painel ou nas portas. Apesar de ter plásticos, eles são de alta qualidade, e o revestimento em couro oferece um toque de sofisticação. O interior é decorado em duas cores, com o painel contrastando entre o creme e a parte superior mais escura, acompanhando o padrão dos bancos. Se você não gostar da posição mais baixa do banco, é possível ajustá-lo para uma posição mais alta, mais característica de um SUV, embora, se você for mais baixo, isso possa resultar em uma posição desconfortável, com a cabeça próxima ao teto.

O ZR-V também conta com o sistema Honda Sensing, que inclui itens de série como piloto automático adaptativo e assistente de faixa, tornando-o um carro muito seguro. Ele possui oito airbags, o que o coloca entre os carros mais bem equipados da categoria nesse quesito.

O espaço na parte traseira também é bem confortável. Há uma boa distância em relação ao banco da frente, proporcionando um ambiente confortável para os passageiros. No entanto, um ponto negativo é a ausência de saídas de ar-condicionado para os passageiros. O ar-condicionado dianteiro é de duas zonas, mas os ocupantes do banco traseiro não conseguem aproveitar essa funcionalidade. Além disso, o acabamento traseiro é mais simples, com plástico em vez de materiais mais sofisticados nas portas, como na parte dianteira. Um detalhe que achei estranho é a ausência de porta-revistas no banco do motorista, enquanto o banco do passageiro dianteiro possui esse item, o que não faz muito sentido.

Teste drive do Honda ZR-V

O ZR-V vem equipado com um motor 2.0 aspirado a gasolina, que entrega 161 cv e 19 kgfm de torque. Esse motor é acoplado a uma transmissão CVT que simula sete marchas, e esse conjunto é mais do que suficiente para uso urbano.

Motor 2.0 aspirado do Honda ZR-V Touring

O câmbio consegue aproveitar bem a faixa de torque, permitindo uma condução tranquila e sem dores de cabeça. Você pode acelerar e realizar ultrapassagens sem grandes preocupações. No entanto, esse conjunto apresenta limitações em estradas, onde os 19 kgfm de torque podem ser insuficientes em situações como ultrapassagens ou subidas longas, deixando a sensação de falta de potência. Esse é um ponto em que o ZR-V realmente merecia uma tecnologia de motor mais avançada, como um turbo, que pudesse oferecer mais desempenho. Um motor com auxílio elétrico (híbrido), por exemplo, também faria uma grande diferença nesse conjunto.

Outro atributo interessante do ZR-V é o piloto automático adaptativo, que faz parte do sistema Honda Sensing. Ele pode ser acionado de maneira simples e controla automaticamente a aceleração e a frenagem conforme o tráfego à frente. Esse recurso é especialmente útil em viagens longas ou em situações de trânsito intenso, permitindo que o motorista descanse as pernas sem se preocupar com a condução.

Itens de série do Honda ZR-V Touring

Os itens de série do Honda ZR-V Touring no Brasil são:

Segurança

  • Honda Sensing®: Inclui assistente de ajuste automático de farol (AHB), controle de cruzeiro adaptativo (ACC), sistema de frenagem para mitigação de colisão (CMBS), sistema de permanência em faixa (LKAS), e sistema para mitigação de evasão de pista (RDM);
  • 8 airbags: Frontais, laterais, de joelhos (motorista e passageiro) e de cortina;
  • Freios com sistemas ABS e EBD: Incluindo assistente de frenagem de emergência (EBA);
  • Assistente de tração e estabilidade (VSA) e assistente de partidas em rampa (HSA);
  • Hill Descent Control (HDC): Controle de descida em ladeiras;
  • Câmera de ré com alta resolução, multivisão e linhas dinâmicas;
  • Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS) e monitor de atenção do motorista (Driver Attention Monitor);
  • Honda LaneWatch™: Assistente para redução de ponto cego.

Conforto e Tecnologia

  • Painel digital TFT de 7 polegadas;
  • Tela multimídia de 9 polegadas com interface para smartphones (Apple CarPlay™ e Android Auto™);
  • Ar-condicionado digital dual zone;
  • Teto solar;
  • Banco do motorista com ajuste elétrico;
  • Carregador de celular por indução (15W);
  • Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros;
  • myHonda Connect: Plataforma que integra informação, segurança e controle;
  • Sistema de áudio com 8 alto-falantes;
  • Seleção de modos de condução: ECON e SPORT.

Acabamento e Exterior

  • Lanternas traseiras e luzes de rodagem diurna em LED;
  • Faróis com acendimento automático (sensor crepuscular);
  • Rodas de liga leve de 17 polegadas;
  • Acabamento do volante em Black Piano e revestimento em couro.

Vale a pena comprar o Honda ZR-V Touring?

Em resumo, o Honda ZR-V é um SUV para quem busca autenticidade. Ele foge completamente do padrão visual da linha Honda, oferece uma posição de direção mais próxima dos sedãs e é extremamente bem equipado. No entanto, peca em termos de desempenho, devido ao motor aspirado que carece de tecnologia turbo para oferecer mais potência e torque, especialmente em comparação com concorrentes como o Jeep Compass, que possui 185 cavalos e 27,5 kgfm.

No geral, é um carro muito bem equipado, extremamente seguro, confortável e uma delícia de dirigir, com um dos melhores sistemas de suspensão do mercado. Mas, e você? Por R$ 214.000, compraria o ZR-V ou optaria por algum concorrente?

Ficha técnica do Honda ZR-V Touring

Motor4 cilindros em linha, 2.0, 16 válvulas, aspirado
Cilindrada1.996 cm3
Combustívelgasolina
Potência161 cv a 6.500 rpm
Torque19,1 kgfm a 4.200 rpm
CâmbioCVT de 7 marchas
Direçãoeletroassistida
SuspensõesMcPherson (dianteira) / multibraços (traseira)
Freiosdiscos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira)
Traçãodianteira
Dimensões4.568 mm (comprimento), 1.840 mm (largura), 1.611 mm (altura)
Entre-eixos2.655 mm
Pneus215/60 R17
Porta-malas389 litros
Tanque53 litros
0-100 km/h11s
Vel. máxima195 km/h
Consumo cidade (Inmetro)10,2 km/l
Consumo estrada (Inmetro)12,1 km/l

Galeria de Fotos do do Honda ZR-V Touring

Posts relacionados

Fiat Argo modelos: conheça as versões e escolha a ideal para você

Fiat Argo modelos: conheça as versões e escolha a ideal para você

O Fiat Argo é um dos carros mais populares do Brasil, conquistando diversos perfis de consumidores com seu design moderno,…
BYD Shark: picape híbrida plug-in entra em pré-venda no Brasil

BYD Shark: picape híbrida plug-in entra em pré-venda no Brasil

O modelo BYD Shark está em pré-venda no Brasil, trazendo tecnologia híbrida plug-in, motor 1.5 turbo e autonomia elétrica de…
Citroën Basalt é o SUV mais barato do Brasil por por R$ 89.990 

Citroën Basalt é o SUV mais barato do Brasil por por R$ 89.990 

O SUV cupê Citroën Basalt se posiciona como o modelo mais barato do Brasil, com preços variando entre R$ 89.990…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *