Como carro de entrada, Mercedes-Benz A 200 Sedan é bonito, anda bem, bebe pouco combustível e é bem equipado. Confira nossa avaliação completa.
Quando você pensava em ter um Mercedes-Benz na garagem, você pensava em ter um carro de luxo, de aspecto sóbrio e com conforto de nível superior.
Mas os novos Mercedes Classe A deixam claro que a marca da estrela mudou o foco, ou melhor dizendo, trouxe para si mais um público interessado em seus veículos: o jovem.
O teste de veículo desta semana foi com um modelo fundamental para esta mudança de foco, o Mercedes-Benz A 200 Advance, versão de topo do modelo de entrada da marca no País que, curiosamente, tem o hatch A 250 posicionado logo acima.
Com os preços oscilando nos últimos meses, para saber o preço do Mercedes-Benz Advance agora, confira abaixo:
Design e tecnologia do Mercedes-Benz A 200 sedan
O design do Mercedes-Benz A 200 sedan é o seu principal atributo, até você dar uma volta com o carro. A frente segue o mesmo conceito de design do superesportivo AMG-GT, com capô longo e frente baixa.
Os faróis de LED são pequenos e afilados, dando maior destaque para a grade com e para a estrela de três pontas, que fica em primeiro plano.
De lado, as linhas do sedã destacam a frente comprida e as enormes e belas rodas de 18 polegadas e pneus de medidas 225/45. Completa o visual esportivo o enorme teto-solar.
Na traseira, o visual é um pouco mais comportado, mas as lanternas em LED conseguem quebrar essa seriedade e fazer com que todo o conjunto orne.
Por dentro, o visual surpreende ainda mais do que o do exterior. As duas telas de 10,25 polegadas somadas ao design do console central e saída de ar dão a impressão de que o A 200 sedan não é um veículo de entrada, tudo graças a tecnologia automotiva empregada.
Ainda mais se considerarmos que o modelo chegou ao mercado para substituir o antigo e “sem sal” Classe C, que pecava, principalmente, pelo design e qualidade do acabamento interno.
As telas do sistema de MBUX (Mercedes-Benz User Experience) contam com tecnologia OLED de alta resolução e com funções customizáveis de acordo com o perfil de direção escolhido, ou então de maneira manual, conforme escolha do motorista.
De série, o MBUX conta ainda com navegação GPS nativa, espelhamento de celular Android ou Apple, alerta de tarefas, comandos de voz, painel do ar-condicionado, entre outros.
Desempenho do Mercedes-Benz A 200 sedan
A explicação para o A 200 sedan ser mais barato que a versão hatch está no motor. Enquanto o hatch vem de fábrica com o generoso 2.0 turbo de 224 cv, o A 200 Sedan vem de fábrica com o motor 1.3 turbo de 163 cv e 25,5 kgfm, feito em parceria com a Renault.
Com o câmbio de dupla embreagem e sete marchas, o modelo acelera de 0-100 km/h em 8,1 segundos e tem velocidade máxima de 230 km/h.
Na cidade, o sedan é ágil, faz ultrapassagens com vigor e enfrenta subidas sem maiores problemas. Na estrada, a boa impressão permanece e, apesar da baixa cilindrada, o turbo faz bem o seu trabalho e em nenhuma ocasião o motor mostrou-se fraco.
Consumo do Mercedes-Benz A 200
O motor turbinado de baixa cilindrada traz outro benefício para o Mercedes-Benz A 200 sedan: o baixíssimo consumo de combustível.
Na cidade e com o ar-condicionado o tempo todo, a média de consumo ficou em 12,2 km/l. Na estrada, também com ar ligado e em trechos que misturaram subidas de serra, descidas e trechos planos, o consumo médio foi de 17,1 km/l.
Itens de série do A 200 sedan
Como um Mercedes-Benz deve ser, o A 200 Sedan Advance é bem completo de fábrica. Entre os destaques, estão:
- Pacote de estacionamento autônomo;
- Pacote anti-furto;
- Pneus runflat;
- Bancos com ajuste elétrico e com regulagem de conforto automática;
- Câmera traseira;
- Banco do passageiro elétrico;
- Assistente ativo de frenagem com memória;
- Airbag para os joelhos do motorista;
- Sensor de chuva;
- Funções avançadas MBUX “Hey Mercedes” 413;
- Teto elétrico panorâmico;
- Volante com shift paddles;
- Controle de cruzeiro com limitador de velocidade;
- Suspensão comfort;
- Wireless Charging;
- Alarme de monitoramento interno.
Conclusão
A Mercedes-Benz acertou em cheio ao expandir seus horizontes e focar também no público mais jovem, assim como seus concorrentes alemães também fazem.
Com visual isento de críticas, acabamento elogiável, generosa lista de itens de série e baixo consumo de combustível, se você está buscando um sedã de luxo, o A200 Sedan pode ser o carro certo para você.
O único porém, talvez, seja o quão sua frente é baixa. Isso fará você raspar o parachoque dele com alguma frequência ao entrar em vagas de garagem com rampa ou pegar subidas íngremes.
Ficha técnica do Mercedes-Benz A 200
- Motor – M282DE14 / 4 em linha;
- Volume dos cilindros – 1.332 cm³;
- Tração – Dianteira;
- Combustível – Gasolina;
- Alimentação – Injeção Direta;
- Potência – 163 cv;
- Peso/torque – 54/31 kg/kgfm;
- Torque máximo – 25,5 kgfm a 1620 rpm;
- Aceleração de 0 a 100 km/h – 8,1 Segundos;
- Velocidade máxima – 230 km/h;
- Direção – Eletroassistida;
- Câmbio – Automatizado de 7 velocidades com embreagem dupla banhada a óleo;
- Freios – ABS Disco ventilado nas rodas dianteiras e sólido nas rodas traseiras;
- Peso – 1.385 kg;
- Comprimento – 4.549 mm;
- Distância entre-eixos – 2729 mm;
- Largura – 1.796 mm;
- Altura – 1.446 mm
- Porta-malas – 430 litros;
- Tanque de combustível – 43 Litros;