Teste: Mercedes-Benz EQC 400 4Matic é um elétrico de luxo digno da marca
Mercedes-Benz EQC 400 4Matic

Teste: Mercedes-Benz EQC 400 4Matic é um elétrico de luxo digno da marca

Mercedes-Benz EQC 400 pode até não ser unanimidade no design, mas itens de série e acabamento primoroso ratificam o que há de melhor na marca.

A Mercedes-Benz é uma das principais montadoras de carros de luxo do mundo e, recentemente, tem se destacado no mercado de veículos elétricos.

cta blog venda seu carro

E o precursor de toda essa história é o Mercedes-Benz EQC 400 4Matic, primeiro da marca a oferecer uma experiência de condução 100% elétrica combinada com o luxo e sofisticação típicos de um Mercedes-Benz.

Mercedes-Benz EQC 400 4Matic

Testei o modelo 2021, com preço na casa dos R$ 600 mil por uma semana e te conto nesta matéria todos os detalhes do SUV elétrico, seus principais recursos e quais são os pontos que o tornam um dos carros elétricos mais interessantes atualmente disponíveis.

Design do Mercedes-Benz EQC 400

O EQC 400 4Matic é um SUV elétrico elegante e sofisticado que combina linhas modernas com detalhes clássicos da marca Mercedes-Benz.

A grade dianteira preta brilhante e os faróis LED elegantes são características distintivas do design exterior, no melhor estilo “retrô”, enquanto o interior é igualmente impressionante com materiais de alta qualidade e acabamento quase artesanal.

Frente do Mercedes-Benz EQC 400 4Matic

O painel de instrumentos digital com tela sensível ao toque de 10,25 polegadas é fácil de usar e inclui várias opções de personalização para atender às preferências do motorista.

Interior do Mercedes-Benz EQC 400 4Matic

Outro destaque está na qualidade do acabamento interno, com mescla de couros, metais e madeira em um nível muito acima do que estamos acostumados a ver. A impressão é de que estamos sentados em uma sala ampla, na melhor e mais confortável cadeira possível e que podemos curtir um vinho ao pé de uma lareira.

Interior do Mercedes-Benz EQC 400 4Matic

Desempenho do Mercedes-Benz EQC 400 4Matic

O EQC 400 4Matic é equipado com dois motores elétricos que oferecem uma potência combinada de 408 cavalos de potência e 77,5 kgfm de torque. A tração é integral sob demanda.

Frente do Mercedes-Benz EQC 400 4Matic

Na prática, o conjunto é esperto e faz o SUV acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,1 segundos, números dignos de um esportivo.

O sistema de tração integral (4Matic) garante ótima aderência em todos os tipos de terreno, enquanto a suspensão a ar adaptativa ajusta a altura do carro em tempo real para garantir uma condução suave e confortável sob qualquer condição.

Interessante é que, apesar de não ter marchas, o volante possui as tradicionais paddle shifts para as trocas. Porém, no EQC 400 elas permitem aumentar ou diminuir a recuperação do sistema de freios regenerativos.

Volante do Mercedes-Benz EQC 400 4Matic

O EQC 400 é alimentado por uma bateria de íon-lítio de 80 kWh que oferece uma autonomia estimada de até 471 quilômetros com uma única carga, dependendo das condições de condução e do estilo do motorista, claro.

No meu teste, usando o veículo em trânsito pesado e parte em estrada, a autonomia era de pouco menos de 300 km.

Já o tempo de recarga varia dependendo do tipo de carregador utilizado: em um carregador rápido de 110 kW, o EQC pode ser carregado de 10% a 80% em cerca de 40 minutos, enquanto em um carregador doméstico de 7,4 kW, a carga completa pode levar até 11 horas.

Itens de série EQC 400 4Matic

O EQC 400 4Matic é equipado um SUV muito bem equipado e com uma ampla variedade de recursos de segurança e tecnologia. Entre eles, destacam-se o controle de cruzeiro adaptativo, assistente de manutenção de faixa, assistente de estacionamento ativo, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, suspensão pneumática adaptativa, bancos dianteiros com regulagem elétrica, 6 airbags, entre outros.

Traseira do Mercedes-Benz EQC 400 4Matic

Inclui-se à lista o sistema de som Burmester de alta qualidade de áudio e sistema de infoentretenimento MBUX com tela sensível ao toque de 10,25 polegadas e espelhamento de celulares Android e Apple.

Conclusão

O Mercedes-Benz EQC 400 4Matic é um SUV elétrico de luxo que combina design elegante, desempenho de esportivo e tecnologia de ponta.

Mercedes-Benz EQC 400 4Matic e Fernando Naccari

Como ponto negativo, a suspensão é mais mole do que eu gostaria e muitas vezes o carro raspa a região central (onde fica montado o banco de baterias), e a autonomia real é bem menor do que a declarada.

Mas os recursos de segurança e tecnologia avançados do carro garantem uma experiência de condução segura e confortável, enquanto o interior luxuoso e o design sofisticado da Mercedes-Benz se destacam.

Ficha técnica do Mercedes-Benz EQC 400 4Matic

MotorDois motores elétricos, um dianteiro e um traseiro, com 204 cv
Potência combinada408 cv
Torque combinado77,5 kgfm
Autonomia471 km
CâmbioAutomático de 1 marcha
Direçãoelétrica
SuspensõesBraços sobrepostos (dianteira) e multibraços (traseira)
Freiosdiscos ventilados (dianteira e traseira)
TraçãoIntegral temporária
Dimensões4.762 mm (comprimento), 1.884 mm (largura), 1.624 mm (altura)
Entre-eixos2.873 mm
Pneus235/50 R20
Porta-malas500 litros
0-100 km/h5,1s
Vel. máxima180 km/h

Galeria de Fotos do Mercedes-Benz EQC 400 4Matic

Posts relacionados

Koenigsegg CC850 traz câmbio revolucionário que é automático e manual ao mesmo tempo

Koenigsegg CC850 traz câmbio revolucionário que é automático e manual ao mesmo tempo

Koenigsegg CC850 nasceu como homenagem ao aniversário do fundador, mas o que chama a atenção é o incrível câmbio automático…
F1: GP da Emilia Romagna em Ímola, veja horários e onde assistir

F1: GP da Emilia Romagna em Ímola, veja horários e onde assistir

Confira como assistir e os horários do retorno da F1 2024 no GP de Emilia Romagna em Ímola neste final…
Lula sanciona novo DPVAT, SPVAT, com veto à multa por inadimplência

Lula sanciona novo DPVAT, SPVAT, com veto à multa por inadimplência

Confira tudo o que você precisa saber sobre o novo DPVAT sancionado por Lula, e o que muda em comparação…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *