Teste: Novo Nissan Sentra Advance é ótima opção para os órfãos do Civic
Novo Nissan Sentra Advance

Teste: Novo Nissan Sentra Advance é ótima opção para os órfãos do Civic

Sentra Advance, versão de entrada do sedã aqui no Brasil, oferece ótimo conjunto para quem não quer um SUV, mas também quer sair da mesmice do Toyota Corolla

O segmento de sedãs médios sempre foi dominado pelo Toyota Corolla, não só aqui no Brasil, mas também ao redor do mundo. Aliás, o Toyota Corolla carrega o peso de ser o carro mais vendido da história, o que mostra o tamanho que o sedã tem no mercado automotivo mundial.

cta blog venda seu carro

VEJA TAMBÉM:

No Brasil, o modelo tinha como rivais a até pouco tempo o Honda Civic, que sempre o seguiu de perto, mas deixou de ser vendido por aqui em 2021, o Chevrolet Cruze, que deixará de ser fabricado ao final deste ano, o Volkswagen Jetta, vendido somente na versão esportiva GLi e o próprio Nissan Sentra, que havia deixado de ser vendido por aqui em 2020.

cta blog venda seu carro

O Civic até voltou a ser vendido no Brasil em 2023, mas dessa vez importado da Tailândia e em versão híbrida, com preço muito acima do Corolla, o que fez do sedã da Toyota ainda assim um caso isolado no mercado.

Mas isso mudou com o lançamento do Novo Nissan Sentra. O Novo Sentra ficou maior, com visual mais esportivo e mais econômico, mas estes atributos são suficientes para ser um concorrente à altura do Toyota Corolla? Confira nas próximas linhas a avaliação completa.

Novo Nissan Sentra Advance

Design do Nissan Sentra Advance

Muita gente fala que o Novo Nissan Sentra parece muito com o Versa, mas tem explicação: tanto ele quanto o Leaf seguem a nova identidade visual da marca e isso vale não só para o Brasil, mas para o mundo todo. Algo semelhante ao que acontece na Volkswagen, na Audi, entre outros.

No Sentra os elementos são mais encorpados, dando um visual mais esportivo para o sedã médio em relação ao Versa. Sabe a “cara de tiozão”? Hoje a gente não pode mais falar isso!

Na dianteira, o Novo Sentra traz o mesmo padrão de grade em V com detalhe em cromado, a grade também cresceu e tem interior em formato de colmeia.

Novo Nissan Sentra Advance

Os faróis estão mais afilados, mas não são 100% em LED, já que as setas usam lâmpadas halógenas, o que não é muito comum de acontecer. Já o farol de neblina é em LED.

Farol e farol de neblina do Novo Nissan Sentra Advance

Um detalhe legal de falar é como essa frente dele é comprida e dá um ar mais esportivo pro carro, recurso de design que foi bastante explorado ao longo do tempo pelo Civic.

Farol do Novo Nissan Sentra Advance

Falando em tamanho, o Novo Sentra é 1 cm no comprimento que o antigo, 0,7 cm maior no entreeixos e 6,5 cm mais largo. Todas essas medidas deixam ele maior do que o Corolla e “mais parrudo” que o Sentra antigo. Ainda falando em medidas, um detalhe: ele é 5 cm mais baixo.

Novo Nissan Sentra Advance

Essa combinação de teto mais baixo, com o capô comprido e a frente mais baixa deixa o Sentra realmente com um visual mais esportivo.

De lado, dá pra destacar que mesmo na versão de entrada, o Sentra usa rodas de 17″ diamantadas e calçadas com pneus 215/50, detalhe cromado na base do vidro e um elemento que liga o vidro lateral com o vidro traseiro.

Traseira do Novo Nissan Sentra Advance

Atrás outra curiosidade: nada de lanterna em LED: as peças tem iluminação 100% halógena.

Traseira do Novo Nissan Sentra Advance

O porta-malas dele é muito bom, são 466 litros, pouquinha coisa menor que o do Corolla (470 litros), só que ele tem como vantagem aqui uma área de abertura bem maior que facilita a colocar a bagagem em seu interior sem precisar se inclinar tanto.

Traseira do Novo Nissan Sentra Advance

O interior é um caso à parte: qualidade do acabamento é excelente. Tudo desde a região das portas, painel, bancos é revestido em couro ou tem material emborrachado, soft touch.

Interior do Novo Nissan Sentra Advance

Para mim o que deixa um visual menos requintado é o acabamento plástico que envolve o botão da abertura dos vidros que tenta imitar uma textura de fibra de carbono. Desnecessário, pois frustra a iniciativa de ser esportivo e remonta ao visual brega do passado.

botões dos vidros elétricos do Novo Nissan Sentra Advance

Outro ponto negativo está nos botões dos vidros elétricos, onde só o do motorista tem acionamento automático para descida e subida. Nos outros, é preciso fazer todo o movimento. E para finalizar os pontos de crítica na região, o modelo tem o arcaico freio de estacionamento em pedal.

O volante multifuncional tem regulagem de altura e profundidade e é o mesmo já utilizado no restante da linha do Nissan com revestimento em couro costurado. Do lado esquerdo estão os controles do computador de bordo, controle de volume, adiantar e trocar uma música e voltar a função. E do lado direito estão os controles do piloto automático do veículo, para atender ou desligar uma chamada e comandos de voz.

Volante do Novo Nissan Sentra Advance

O painel de instrumentos em um computador de bordo em TFT de 7 polegadas e os mostradores analógicos para velocidade e RPM.

Painel de instrumentos do Novo Nissan Sentra Advance

A central multimídia tem a possibilidade de espelhamento de celulares Android e Apple apenas por fio mas o que é legal aqui é que ela é muito rápida. O problema dela, no entanto, é a questão de layout, bem antiquado, com fontes e interface que dão a ideia de algo ultrapassado.

Central multimídia do Novo Nissan Sentra Advance

Ah, e dois pontos mais do que positivos para o sedã: o ar-condicionado digital de duas zonas e o aquecimento para os bancos dianteiros, itens raros em uma versão de entrada.

Painel do ar-condicionado do Novo Nissan Sentra Advance

Desempenho do Nissan Sentra Advance

O Novo Sentra vem equipado com motor 4 cilindros 2.0 a gasolina, 16 válvulas e injeção direta. Com este conjunto, a potência máxima é de 151 cv e o torque máximo é de 20 kgfm. Este conjunto é sempre acoplado ao câmbio CVT que simula 8 marchas.

Motor do Novo Nissan Sentra Advance

Não são números que, em um primeiro olhar, tirem suspiros, mas a prática é bem diferente. O Novo Sentra tem calibração esperta no acelerador, sem delay, o que deixa o sedã bom de dirigir na cidade e na estrada.

Em nenhum momento o modelo de 1,3 toneladas mostrou-se cansado, pelo contrário. O câmbio CVT dá show e aproveita o melhor do torque em todas as situações, tudo isso sem deixar o motor rodar em rotações altas ou mesmo com qualquer tranco perceptível.

Traseira do Novo Nissan Sentra Advance

Tudo isso ainda com um consumo de combustível elogiável: em nossos testes, registrou 13,2 km/l na cidade e 18 km/l na estrada.

Além do bom desempenho e economia de combustível, é preciso ressaltar também o acerto dinâmico do sedã, que beira à perfeição. Muito estável em curvas, sem a carroceria rolar em excesso, e macia o suficiente para rodar na cidade como se não existissem buracos e emendas de asfalto. Suspensão bem melhor que a do Corolla e o do Civic anterior, por exemplo.

Itens de série do Nissan Sentra Advance

Como uma versão de entrada de um sedã médio, não era esperado que o Sentra fosse muito bem equipado, mas neste quesito surpreendeu. Ele traz:

Interior do Novo Nissan Sentra Advance
  • Acabamento dos bancos em material sintético na cor preta;
  • Acendimento inteligente dos faróis (sensor crepuscular);
  • Airbags duplos na frente, laterais e cabeças (6);
  • Alerta Avançado de Colisão Frontal (I-FCW);
  • Alerta de Objetos no Banco Traseiro;
  • Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA);
  • Ar-condicionado automático digital de duas zonas;
  • Assistente Inteligente de Frenagem (FEB);
  • Assinatura dos faróis dianteiros em LED;
  • Banco do motorista com regulagem elétrica;
  • Banco traseiro bipartido e dobrável com tecnologia Zero Gravity®;
  • Bancos dianteiros aquecidos e com tecnologia Zero Gravity®;
  • Câmera de estacionamento traseira;
  • Central multimídia de oito polegadas;
  • Faróis dianteiros e de neblina em LED;
  • Fixadores traseiros para cadeiras de crianças (ISOFIX);
  • Freios a disco nas quatro rodas, com ABS, controle eletrônico de frenagem (EBD) e Assistência de frenagem (BA);
  • Painel de instrumentos com display central em TFT de sete polegadas;
  • Portas USB dianteiras (Tipo A + Tipo C) e traseira (Tipo A);
  • Retrovisores externos com regulagem elétrica e LED indicador de direção;
  • Rodas de liga leve de 17″ diamantadas e pneus 215/50 R17;
  • Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS);
  • Sistema inteligente de partida em rampa (HSA);
  • Sistema de som com seis alto-falantes;
  • Troca de marchas no volante (paddle shift).

Vale a pena comprar o Novo Nissan Sentra Advance?

Com um pacote tão completo de equipamentos, o Novo Nissan Sentra Advance se mostra uma opção atraente para os consumidores que buscam um sedã médio repleto de recursos tecnológicos e de segurança.

Novo Nissan Sentra Advance e Fernando Naccari

Para responder se o Novo Nissan Sentra é um bom negócio, basta analisar o seu posicionamento de mercado. Com preço partindo de R$ 149.990, é melhor equipado, mais espaçoso e confortável que o Corolla GLi, que custa R$ 148.990.

No entanto, o mercado brasileiro de seminovos ainda prioriza modelos incontestáveis, e o Corolla é um deles. Na hora de vender, é o modelo que terá melhor valorização e certeza de venda rápida. Mercadologicamente falando, é a escolha certa.

Mas se você fizer um teste drive no Sentra Advance, acabará se apaixonando por ele. Oferece mais que o rival japonês, bem mais. Minha escolha hoje, nesta faixa de preço, seria o Sentra.

Ficha técnica do Nissan Sentra Advance 2.0

Motor4 cilindros em linha, 2.0, 16 válvulas, aspirado, injeção direta
Cilindrada1.997 cm3
Combustívelgasolina
Potência151 cv a 6.000 rpm
Torque20 kgfm a 4.000 rpm
CâmbioAutomático CVT de 8 marchas simuladas
Direçãoeletroassistida
SuspensõesMcPherson (dianteira) / Multibraços (traseira)
Freiosdiscos ventilados (dianteira e traseira)
Traçãodianteira
Dimensões4.646 mm (comprimento), 1.816 mm (largura), 1.456 mm (altura)
Entre-eixos2.707 mm
Pneus215/50 R17
Porta-malas466 litros
Tanque47 litros
0-100 km/h9,4s
Vel. máxima200 km/h
Consumo cidade (Inmetro)11 km/l
Consumo estrada (Inmetro)13,9 km/l

Galeria de Fotos do Nissan Sentra Advance 2.0

Posts relacionados

Novo Polo Rock in Rio: VW lança versão especial, confira

Novo Polo Rock in Rio: VW lança versão especial, confira

Em comemoração aos 40 anos do festival Rock in Rio, a Volkswagen lança uma edição especial do Polo Track A…
Lexus ES 300h e NX 350h chegam em 2025 com novidades

Lexus ES 300h e NX 350h chegam em 2025 com novidades

Modelos híbridos da Lexus ES 300h e NX 350h recebem novos equipamentos como sistema de som Mark Levinson e carregador…
Stellantis investe de R$ 3 bilhões no Brasil para produção de carro

Stellantis investe de R$ 3 bilhões no Brasil para produção de carro

Investimento da Stellantis em Porto Real terá foco na plataforma CMP do C3 e C3 AirCross, mas Jeep Avenger pode…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *