Teste: Peugeot 3008 é um SUV que oferece muito do que mais do que parece
peugeot 3008 gt pack - azul

Teste: Peugeot 3008 é um SUV que oferece muito do que mais do que parece

Apesar de vir com mecânica que já não é tão moderna assim, conjunto do Peugeot 3008 é muito bom e merecia maior destaque na categoria.

O Peugeot 3008 com visual renovado foi apresentado no Brasil em junho de 2021 e trouxe boas novidades para a linha 2022.

cta blog venda seu carro

Agora alinhado ao modelo Europeu, o SUV carregado de tecnologias automotivas ficou devendo apenas em um ponto: a atualização no conjunto mecânico.

peugeot 3008 gt pack - azul

Se na Europa já há versões mais baratas e mais econômicas do Peugeot 3008 com motor 1.2 turbo de 130 cv, ou híbridas com 225 cv ou 300 cv, por aqui permaneceu o mesmo bom e velho 1.6 THP de 165 cv.

E mesmo assim dá para afirmar: se você estiver pensando em comprar um SUV na casa dos R$ 280 mil, você precisa fazer um teste drive com o Peugeot 3008. As chances de se apaixonar são enormes.

quanto vale esse carro na instacarro

Design do Novo Peugeot 3008

O maior destaque do Novo Peugeot 3008, sem dúvidas, é o seu design futurista e arrojado.

A dianteira traz a iluminação diurna em LED no formato de “presas” (assim como no Peugeot 208 que avaliei aqui para o Blog) que também acumulam função de farol de neblina.

peugeot 3008 gt pack - dianteira

Os faróis mudaram de formato (e são full LED na versão GT Pack, a que avalio neste texto) e junto à grade com efeito 3D, criam um efeito muito interessante, digno de carros-conceito.

Na traseira, embora o design em si não tenha mudado, as lanternas em LED ganharam novo desenho interno, seguindo a ideia das garras de um leão.

peugeot 3008 gt pack - traseira

No interior, o Peugeot 3008 teve alterações discretas no visual do i-Cockpit 2.0, mas isso não é necessariamente um problema, já que esteticamente ele era bem acima da média.

peugeot 3008 gt pack - interior i-cockpit 2.0

De mudança mesmo, só a central multimídia que saiu de 8 para 10 polegadas, nova iluminação em LED, painel digital com novo conceito, teto-solar panorâmico e revestimento dos bancos em Alcântara.

Os bancos, por sinal, ainda possuem os amados massageadores, muito bem-vindos em dias de trânsito pesado ou viagem longa.

peugeot 3008 gt pack - bancos com massageador

Vale ressaltar ainda que o habitáculo tem ótimo espaço interno, abrigando bem todos os ocupantes e ainda traz um ótimo porta-malas de 520 litros.

Desempenho

Apesar de continuar com o 1.6 THP de 165 cv e 24,5 kgfm de torque, entregues já a 1.600 rotações, caberia por aqui evoluções nesse aspecto.

peugeot 3008 gt pack - motor 1.6 THP

Lá fora, há opções por motorizações mais econômicas e até mais eficientes que essa, incluindo opções híbridas que, alerta de spoiler, devem chegar ao Brasil nos próximos meses.

Mas enquanto isso não acontece, não dá pra dizer que o THP seja ruim de guiar ou que seja beberrão, muito pelo contrário.

No modo Eco, focado em economizar combustível, o consegui fazer com que o SUV Peugeot 3008 registrasse 9,7 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada.

Há ainda outros dois modos de condução, o Normal e o Sport que, como o próprio nome diz, é focado em oferecer uma experiência de direção mais esportiva.

peugeot 3008 gt pack - alavanca de câmbio

Com este ativado em estrada, o 3008 torna-se um carro ainda mais legal de dirigir, se comportando bem em curvas fechadas, sem sair exageradamente de frente e sem a carroceria rolar mais do que deve.

A aceleração também é boa, com o SUV ganhando velocidade rapidamente e as trocas de marchas são feitas com rotação mais alta, aproveitando ainda mais o torque do motor.

E sempre é bom ressaltar o quanto o pacote ADAS+ (alerta de ponto cego, frenagem autônoma de emergência, leitor de placas de velocidade, detector de fadiga, assistente de farol alto e ACC adaptativo) é útil na cidade e na estrada, funcionando com primazia em ambas as condições.

Itens de série

O Peugeot 3008 GT Pack 1.6 THP é muito bem equipado, trazendo itens de série como ar-condicionado de duas zonas, pacote ADAS+, bancos em Alcantara, multimídia com tela de 10 polegadas, sistema Cart, Android Auto e Apple CarPlay, câmera com monitoramento em 360 graus, estacionamento automático, teto solar panorâmico, faróis full LED com função neblina, lanternas full LED, rodas aro 19 polegadas, modos de condução, carregador wireless, seis airbags, tampa do bagageiro elétrica com sensor, bancos com ajustes elétricos e massageadores, sistema de som premium Focal, detalhes externos em preto brilhante e interior Frameless.

Veredicto

Se você pensa em comprar em SUV moderno, bonito, confortável, que não beba tanta gasolina e ainda por cima ande bem e Peugeot 3008 pode ser uma excelente opção para você.

peugeot 3008 gt pack - frente

O que ele fica devendo, no entanto, é se você tem alguma expectativa de uso do modelo no offroad leve.

Ele não tem tração própria para isso e é baixo, mesmo sendo um SUV. Se você pensa em usos fora de estrada, talvez seja bacana você conferir o teste do Ford Bronco, por exemplo.

O 3008 é uma ótima opção tecnológica e moderna frente a modelos mais caros, como os alemães Audi Q3 e BMW X1, e até ao recém eletrificado Volvo XC40.

Ficha técnica Peugeot 3008 GT Pack 2022

Motorquatro cilindros em linha 1.6, 16V, duplo comando variável, turbo, injeção direta
Cilindrada1.598 cm3
CombustívelGasolina
Potência165 cv a 6.000 rpm
Torque24,5 kgfm de 1.400 a 4.000 rpm
Câmbioautomático sequencial, seis marchas
Direçãoeletroassistida
SuspensõesMcPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira)
Freiosdiscos ventilados (dianteira) discos sólidos (traseira)
TraçãoDianteira
Dimensões4.447 mm (comprimento), 1.906 mm (largura), 1.625 mm (altura)
Entre-eixos2.675 mm
Pneus235/50 R19
Porta-malas521 litros
Tanque53 litros
0-100 km/h8,9s
Vel. máxima206 km/h
Consumo cidade (Inmetro)9,8 km/l
Consumo estrada (Inmetro)12,1 km/l

Galeria de Fotos do Peugeot 3008 GT Pack

Posts relacionados

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Índice de roubos e furtos caí em 11% no primeiro trimestre de 2024, Fiat Strada entra no ranking dos carros…
Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

O novo Nissan Sentra 2025 foi lançado em duas versões, sendo a opção de entrada Advance com o preço inicial…
Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Que tal conhecer um pouco da garagem do astro de Hollywood chileno Pedro Pascal? Pedro Pascal, aclamado ator chileno, não…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *