Teste: RAM 1500 Rebel é uma picape tão absurda que até parece mentira
RAM 1500 REBEL -

Teste: RAM 1500 Rebel é uma picape tão absurda que até parece mentira

RAM 1500 Rebel consegue ser forte, rápida e muito bem equipada, tudo isso num pacote de 2.600 kg e quase 6 metros de comprimento.

A RAM 1500 Rebel é sinônimo de tudo o que é superlativo no mercado automotivo brasileiro. No segmento das picapes então, ela só não é a maior porque perde para as irmãs RAM 2500 e RAM 3500, no mais, é superior em tudo.

cta blog venda seu carro

É a picape mais rápida, na minha opinião a mais bonita, a mais confortável e bem equipada, fora que também é a única com teto-solar panorâmico no Brasil. É também a mais beberrona do mercado, mas no final do texto devo te convencer que você precisa ter uma em sua garagem.

RAM 1500 REBEL -

Fiz um teste relâmpago com a esportiva RAM 1500 Rebel incluindo teste na cidade e na estrada. Confira nas próximas linhas como foi essa experiência.

Design e espaço da RAM 1500 Rebel

Visualmente falando a RAM 1500 Rebel surpreende não só pelo porte avantajado, mas também pelo design invocado e que inspira “maldade”.

RAM 1500 REBEL - frente

Com todos os logos e rodas escurecidos, aplique no capô com saídas de ar voltadas para o motorista e um belo teto-solar panorâmico, é o carro perfeito para fazer aqueles filmes de perseguição onde um vilão te segue incessantemente com uma picape escura, com cara de má e imparável.

RAM 1500 REBEL -

O tamanho é mais do que generoso e foge bastante à regra dos modelos vendidos no Brasil. Maior do que as picapes médias do mercado, como a Hilux, S10 e Ranger, por exemplo, é um desafio rodar com ela nas grandes cidades.

São 5,92 m de comprimento, 3,67 m de entreeixos, 2,08 m de largura (!) e incríveis 2,01 metros de altura. É quase um contêiner com rodas e que pesa 2.610 kg.

RAM 1500 REBEL - lateral

E se ela é grande por fora, por dentro o espaço é tão generoso quanto. Quem segue na frente ou no banco traseiro tem espaço suficiente para esticar as pernas e apoiar a lombar confortavelmente.

Entre os dois bancos dianteiros há um gigantesco console central que coube com certa facilidade a minha mochila cheia, mais uma blusa e duas garrafas de 1,5 litros.

Caberia, inclusive, um outro banco no mesmo espaço e daria para transportar 3 passageiros na frente sem prejudicar o conforto. O mesmo daria para fazer no banco de trás, se fosse o caso.

Por ser uma picape do porte que tem, os 1.100 litros da caçamba parecem pouco, mas são compensados pelas RAM Box: dois “porta-objetos” posicionados sob a caixa de rodas da traseira, nas laterais da caçamba.

Outro ponto interessante é que RAM 1500 Rebel tem PBT (peso bruto total) inferior a 3,5 toneladas, portanto, apesar do porte, pode ser dirigida por quem tem carteira de habilitação B, ao contrário de suas irmãs que exigem a C.

E como curiosidade, a RAM 1500 Rebel tem capacidade de carga de apenas 610 kg, 40 kg a menos que a da Fiat Strada cabine dupla por exemplo. Em contrapartida, tem capacidade de reboque de ótimas 5 toneladas.

RAM 1500 Rebel tem desempenho avassalador

Mais um ponto em que a RAM 1500 Rebel se supera: na motorização. Ela vem equipada com o famoso motor V8 HEMI a gasolina de 400 cv e 56,7 kgfm, o mesmo motor do muscle car americano Dodge Challenger.

RAM 1500 REBEL - motor HEMI 5.7 V8

Com tração 4×4 e câmbio automático de oito marchas, ela é aquele tipo de carro em que você precisa saber dosar o pé para não receber um belo de um empurrão do eixo traseiro.

Ela acelera com vigor e sobe de giro muito rápido, portanto, é preciso saber dosar o pé para não brincar com essa gigante pelo trânsito das grandes cidades.

Inclusive, o maior desafio nem é dosar o pé – pois ela sabe ser dócil quando você descobre como cuidar dela – mas sim guiá-la em vias que não foram pensadas para carros deste porte.

Portanto, esqueça entrar em drive-thrus de restaurantes de fast-food, vagas na rua ou até mesmo ir a estacionamento fechados de shopping. Sair com ela significa se planejar bem e estudar o trajeto.

Fora tudo isso, é elogiável o quanto uma picape tão grande e pesada anda tão bem e é tão confortável.

A suspensão usa amortecedores Bilstein de curso longo com molas helicoidais. Eles proporcionam ótimo equilíbrio e filtram bem as imperfeições das vias. É como aquele seu tio falava: andar de Dojão é como dirigir sentado num sofá. É exatamente essa a sensação na 1500 Rebel.

RAM 1500 REBEL - frente

Na estrada então, esse equilíbrio se replica para uma boa firmeza e segurança, embora a picape pareça ter mais tração do que capacidade de fazer curvas em alta velocidade.

Itens de série

Como era de se esperar, a RAM 1500 Rebel se destaca também pela quantidade de itens de série, com destaque para a enorme central multimídia Uconnect de 12 polegadas e que espelha celulares Android e Apple sem a necessidade de uso de fios, sistema de câmeras 360° de alta resolução, sistema de iluminação por LED para a caçamba, filtros de cabine padrão N95, controle de cruzeiro adaptativo e teto solar panorâmico.

RAM 1500 REBEL - interior

Como opcionais, o pacote “Level II” acrescenta ainda som Harman Kardon de 900watts, retrovisor interno que se transforma em câmera digital (para facilitar visão traseira em caso de cargas altas na caçamba), head-up display (projeção de informações no para-brisa), tampa traseira multifuncional com logotipo cabeça de bode e terceira luz de freio em LED.

RAM 1500 REBEL - logo RAM cabeça de bode

Veredito

É até difícil quantificar o quanto é racional ter uma picape que não dá para dirigir em qualquer via, que não caiba em qualquer vaga e que faça 3,2 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada com gasolina.

RAM 1500 REBEL -

É loucura, irracionalidade, nada justifica, mas é por conta de tudo isso e muito, muito mais que todos estes problemas viram motivo de diversão quando você tem a oportunidade de guiar a RAM 1500 Rebel.

Ela é uma picape linda, extremamente confortável, muito bem equipada e uma delícia de dirigir. Fora isso, é tudo e muito mais que um verdadeiro apaixonado por carros gostaria de ter em mãos. Uma experiência quase que extrassensorial.

Talves os quase meio milhão de reais cobrados sejam um motivo para repensar o investimento, mas aí a RAM 1500 Classic chegará ao mercado muito em breve para suprir esse desejo.

Ficha técnica RAM 1500 Rebel

MotorHEMI oito cilindros em V, 5.7, 16 válvulas, injeção multiponto e aspirado
Cilindrada5.654 cm3
Combustívelgasolina
Potência400 cv a 5.600 rpm
Torque56,7 kgfm a 3.950 rpm
CâmbioAutomático de 8 marchas ZF 8HP
Direçãoeletroassistida
SuspensõesBraços sobrepostos (dianteira) e eixo rígido (traseira)
Freiosdiscos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira)
TraçãoIntegral temporária
Dimensões5.929 mm (comprimento), 2.084 mm (largura), 2.012 mm (altura)
Entre-eixos3.672 mm
Pneus275/65 R18
Caçamba1.200 litros
Capacidade de carga610 kg
Tanque98 litros
0-100 km/h6,4s
Vel. máxima174 km/h
Consumo cidade (Inmetro)5,4 km/l
Consumo estrada (Inmetro)6,8 km/l

Galeria de Fotos RAM 1500 Rebel

Posts relacionados

Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

O novo Nissan Sentra 2025 foi lançado em duas versões, sendo a opção de entrada Advance com o preço inicial…
Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Que tal conhecer um pouco da garagem do astro de Hollywood chileno Pedro Pascal? Pedro Pascal, aclamado ator chileno, não…
Chuvas no RS causam R$ 1,3 bilhão em indenizações para seguradoras

Chuvas no RS causam R$ 1,3 bilhão em indenizações para seguradoras

Levantamento Confederação Nacional das Seguradoras mostra que por causa das chuvas no RS, o maior valor já pago no setor…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *