VW Nivus Highline 2023 é bonito e anda bem, mas é a melhor opção do segmento?
VW Nivus Highline 2023 vermelho Sunset com teto preto

VW Nivus Highline 2023 é bonito e anda bem, mas é a melhor opção do segmento?

VW Nivus Highline 2023 traz como novidade o start stop para ficar mais econômico, mas, na prática, isso ficou à segundo plano

O VW Nivus é um caso raro de carro que dá mais certo do que a própria montadora imaginava. Projetado para ser o SUV do Polo aqui no mercado automotivo brasileiro, o Nivus agradou tanto à matriz que teve sua ideia exportada para Europa.

E assim como aconteceu por aqui, faz sucesso no velho continente, mas rebatizado como VW Taigo que, além do novo nome, ficou mais equipado e refinado.

cta blog venda seu carro

Mas qual é o segredo do sucesso do Nivus Highline 2023? Design, desempenho, consumo de combustível ou itens de série? Ou seria um pouco de tudo isso? Por R$ 143 mil vale a pena? Confira nas próximas linhas.

Design do VW Nivus Highline 2023

O design do Volkswagen Nivus Highline é moderno e arrojado, e mesmo sendo um modelo baseado no Polo, pouco lembra o irmão hatch. Sua frente é maior e a grade com acabamento tridimensional e elementos em cinza se destaca por se integrar perfeitamente ao design.

VW Nivus Highline 2023 vermelho Sunset com teto preto

Os faróis são de LED e, na versão de topo Highline, o Nivus conta ainda com faróis de neblina também em LED, sensores de estacionamento na dianteira e radar do ACC posicionado atrás do enorme logo da VW.

Faróis de neblina e faróis principais do VW Nivus Highline 2023 vermelho Sunset com teto preto

De lado, as rodas de liga leve de 17 polegadas e teto ao melhor estilo “SUV-coupé” lhe conferem uma aparência ainda mais esportiva. O acabamento em plástico preto que contorna toda a lateral também dão a impressão de o Nivus ser mais alto do que realmente é.

Lateral do VW Nivus Highline 2023

Na traseira, a tradicional lanterna interligada permanece, mas ao contrário do VW Taigo na Europa, somente as laterais acendem com a porção central sendo um mero acabamento estético.

Se por fora o Nivus tem um design praticamente impecável, no interior a herança do Polo não lhe cai tão bem. Por dentro, ambos os modelos VW compartilham do interior. Seu concorrente, o Fastback ou Pulse, como preferir, apesar de derivarem da mesma plataforma do Argo, não compartilham do mesmo interior.

interior do VW Nivus Highline 2023

O design até é bem resolvido no interior do Nivus, mas o acabamento é ruim e abusa dos plásticos duros, sem contar o tanto de rebarbas que tem. Barulhos internos de acabamento roçando, assim como no Polo, continuam nesse SUV-coupé.

Até os bancos com revestimento em couro ecológico em dois tons não agradam. Apesar de seu acabamento ser bom, não são tão confortáveis como se esperaria de um veículo dessa categoria. São duros e o apoio lombar mais te empurra para frente do que te mantém seguro em curvas.

Bancos dianteiros do VW Nivus Highline 2023

O que agrada mesmo é o painel de instrumento 100% digital, com multiplas visualizações diferentes, um computador de bordo completíssimo e muito rápido na execução das tarefas.

Painel digital do VW Nivus Highline 2023

Também merece elogio a central multimídia VW Play com conectividade Androi Auto e Apple CarPlay sem fio. Com ótimo tamanho e nitidez, pecou em alguns momentos ao perder a reprodução das músicas na conexão via fio, mas nada que tirar o fio e conectar novamente não resolvesse.

Central multimídia VW Play do VW Nivus Highline 2023

Ainda falando em interior, se na frente o espaço é bom, quem segue no banco traseiro não anda tão confortável assim. Há pouco espaço para a cabeça e se passageiro tiver as pernas longas, melhor ir em trajetos curtos. Já o porta-malas é ótimo: 415 litros, cerca de 100 litros a menos do que o Fiat Fastback.

Desempenho do Volkswagen Nivus

Aqui, para mim, está um dos maiores trunfos do modelo: como é bom de dirigir. O motor 1.0 de três cilindros 200 TSI gera 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. O câmbio é automático de seis marchas.

Motor do VW Nivus Highline 2023

Na verdade, o câmbio nem é tão bom assim. Por vezes mostra-se lento nas resposta, e por outras indeciso sobre qual marcha deve ficar. Fora isso, troca de marchas de maneira suave, portanto, quase ninguém irá perceber estes comportamentos tortos.

Alavanca de câmbio do VW Nivus Highline 2023

Outro comportamento torto do Nivus Highline 2023 é o sistema Start Stop, que estreou na linha 2022 do modelo. Ele desliga e religa o veículo de maneira abrupta e é nítido quando isso acontece, pois, literalmente, o carro chacoalha.

Se você frear o carro para parar e o sistema começa a desligar o motor e por algum motivo, antes de parar por completo, você volta a acelerar (situação clássica de um trânsito anda-para), o sistema fica confuso e nem desliga e nem liga o motor. Ele simplesmente entra em um meio termo com rotação baixíssima parecendo que o motor vai desligar, mas por fim, acelera e estabiliza. São entre 3 e 5 segundos que parecem uma eternidade.

No consumo de combustível, após encarar trechos com muito trânsito e subidas, a média ficou em 6 km/l com etanol na cidade. Na estrada o número subiu para 8,9 km/l.

Mas falando em dirigibilidade, o conjunto motor-direção-suspensão são muito bem calibrados entre si e replicam quase com maestria o estilo de direção do brasileiro.

Traseira do VW Nivus Highline 2023

O volante tem o peso certo para manobras e em movimento. A suspensão tem a maciez certa e o curso adequado. Já o motor TSI dá aquele gostinho de que sempre pode te oferecer mais do que você pediu.

Vale lembrar que o Nivus foi um dos primeiros modelos da categoria a adotar o piloto automático adaptativo, e isso é ótimo, pois é item de série em todas as versões, mas com o passar do tempo ele não evoluiu.

Ele desliga em velocidades abaixo de 20 km/h e não tem sistema de manutenção em faixa, o que tornaria o modelo quase um “semiautônomo”.

Itens de série do VW Nivus Highline

O Nivus Highline, como um modelo topo de linha, traz itens de série como:

Interior do VW Nivus Highline 2023
  • Start stop;
  • Faróis 100% em LED com DRL;
  • Faróis de neblina e sensor de estacionamento dianteiro;
  • ACC e alerta de colisão frontal;
  • Rodas de 17 polegadas escurecidas;
  • Rack de teto;
  • Freio a disco nas 4 rodas;
  • Lanterna traseira com assinatura em LED;
  • Logos com acabamento escurecido na traseira;
  • Sensor de estacionamento e camera de ré;
  • Porta-malas com 415 litros;
  • Estepe temporário;
  • Ar condicionado de uma só zona;
  • Carregador de celular por indução;
  • Modos de visualização diferentes no painel;
  • Retrovisor interno fotocromático;
  • Central multimída VW Play com espelhamento sem fio (ou com fio) de celulares Android e iOS;
  • Abertura do porta-malas na central multimídia;
  • 6 airbags.

Concorrentes do VW Nivus

O maior concorrentes do VW Nivus, atualmente, são o Nissan Kicks, Hyundai Creta, Fiat Pulse e, claro, o Fiat Fastback.

De modo geral, o Nivus tem aos seu favor um mercado recheado de fãs apaixonados pelo seu bom desempenho, belo design e boa lista de itens de série.

No entanto, perde em desempenho para o Fastback e o Creta em ambas as motorizações e também no tamanho SUV-coupé da Fiat. Contra o Kicks, ganha de lavada.

Conclusão

O Nivus é bonito, gostoso de dirigir, bom de mercado e muito bem equipado. É claro que tem lá seus defeitinhos chatos, mas já tá mais do que na hora da Volkswagen dar uma renovada nele.

Lanterna traseira do VW Nivus Highline 2023

Se você precisa de um carro bom espaço interno, porta-malas generoso e desempenho na medida certa, pode ir sem medo, que fará uma ótima escolha.

Agora se quer algo maior, que gaste menos combustível ou mesmo que seja mais bem equipado, é bom fazer um teste drive nos concorrentes. Eles podem te surpreender.

Ficha técnica do VW Nivus Highline 2023

Motortrês cilindros em linha, 1.0, 12 válvulas, turbo
Cilindrada999 cm3
Combustívelflex
Potência128 cv / 116 cv a 5.500 rpm (etanol/gasolina)
Torque20,4 kgfm (etanol/gasolina) a 2.000 rpm
Câmbioautomático de 6 marchas
Direçãoeletroassistida
SuspensõesMcPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)
Freiosdiscos ventilados (dianteira) e tambores (traseira)
Traçãodianteira
Dimensões4.266 mm (comprimento), 1.757 mm (largura), 1.493 mm (altura)
Entre-eixos2.566 mm
Pneus205/55 R17
Porta-malas415 litros
Tanque52 litros
0-100 km/h10s
Vel. máxima189 km/h
Consumo cidade (Inmetro)12,1 km/l (gasolina) e 8,3 km/l (etanol)
Consumo estrada (Inmetro)14,2 km/l (gasolina) e 12,1 km/l (etanol)

Galeria de Fotos do VW Nivus Highline 2023

Posts relacionados

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Índice de roubos e furtos caí em 11% no primeiro trimestre de 2024, Fiat Strada entra no ranking dos carros…
Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

O novo Nissan Sentra 2025 foi lançado em duas versões, sendo a opção de entrada Advance com o preço inicial…
Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Que tal conhecer um pouco da garagem do astro de Hollywood chileno Pedro Pascal? Pedro Pascal, aclamado ator chileno, não…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *