9 cuidados diários que você precisa ter com seu veículo

16/11/2018

Não tem como fugir: muitos brasileiros sonham em ter um carro próprio. Essa é uma forma de ter mais autonomia no deslocamento, além de proporcionar ótimos momentos de lazer.

Depois de conquistar e levar um veículo para sua garagem, muitos compradores acabam esquecendo que ter um carro exige muito cuidado. Esse zelo, por sua vez, demanda tempo e atenção, mas é a melhor forma de conservá-lo e evitar muita dor de cabeça.

Se você quer conhecer alguns cuidados diários com o veículo que deve adotar, então está no lugar certo. Veja agora mesmo 9 dicas que elencamos aqui. Vamos lá?

1. Dê atenção para o motor

motorização de um veículo é um ponto muito importante e merece atenção diária. O ideal é ficar de olho sempre que usar o carro — e isso envolve observar seu desempenho e possíveis barulhos e/ou ruídos. Além disso, atente para a emissão de fumaça, pois ela pode sinalizar problemas maiores e que devem ser prevenidos.

2. Mantenha o veículo limpo

Andar em um veículo limpo traz uma sensação ainda melhor, pois o ambiente fica mais confortável. O que poucos motoristas sabem é que essa prática também tem uma forte associação com a tarefa de aumentar sua vida útil do carro. Portanto, adote essa ideia e tenha em mente que esse é um dos principais cuidados diários com o veículo!

Se o orçamento está apertado, lembre-se de que você mesmo pode se responsabilizar pela limpeza. Um aspirador, pano molhado e outros cuidados ajudam muito a manter o carro limpo. Embora algumas pessoas não acreditem, a sujeira pode impregnar depois de algum tempo, então é bom tomar cuidado.

Os estofamentos, por exemplo, podem ser ainda mais danificados, já que têm a possibilidade de ficar permanentemente sujos. Caso ele seja de couro, uma dica é usar produtos específicos que ajudam a evitar rachaduras e fortalecer o material. Por essas e outras, não deixe de investir em uma limpeza consistente e perceba os benefícios que essa prática tem!

3. Calibre os pneus e mantenha alta performance do carro

Esse é outro cuidado simples e que você pode adotar sem grandes dificuldades. Como não é difícil e nem demanda muito tempo, você pode fazer isso no caminho para o trabalho ou quando estiver se deslocando para qualquer outro compromisso.

Para quem não sabe, ter os pneus calibrados é uma forma de aumentar a durabilidade. deles. Isso acontece porque ele passa a se desgastar de forma regular e lenta, então é importante evitar andar abaixo da calibragem recomendada. Caso não saiba qual é o calibre que deve manter, consulte o manual do seu veículo e descubra sem grandes dificuldades.

4. Observe o consumo de combustível

O consumo de combustível é outro ponto que merece atenção diária. Embora nem sempre seja necessário abastecer, é bom ficar de olho se tem a quantidade necessária para se deslocar.

Esse ponto é importante considerando que um tanque vazio é mais propenso ao acúmulo de sujeira e outras impurezas. Isso pode parecer pouco significativo, mas pode trazer grandes problemas para o seu funcionamento (principalmente a médio e longo prazo). Sem contar, ainda, que pane por falta de combustível é fator passível de multa.

5. Esteja atento aos freios

Os freios são importantíssimos quando o assunto é o bom funcionamento de um carro. Para isso, esteja de olho em qualquer ruído ou barulho sempre que precisar acioná-los. Por mais que passe desapercebido para alguns, esse barulho pode revelar algum problema no disco ou na pastilha.

Para não ficar na mão ou até mesmo sofrer com algum problema inesperado, adote essa prática nos cuidados diários com o veículo. Assim você trafega com segurança e preserva a vida de quem você ama!

6. Tenha cuidado com a maneira de dirigir

A forma como dirigimos pode influenciar diretamente na deterioração ou cuidado com o carro. Por isso, ter cautela, prudência e direção defensiva na hora de conduzir são apenas alguns exemplos de como cuidar bem do seu carro.

Dirigir sem cuidado é mais um hábito que pode parecer despretensioso, mas ajuda a desgastar a embreagem e outras peças. Isso porque alguns motoristas insistem em acelerar muito sem grandes necessidades — além de outros comportamentos que não são recomendados.

Quando o assunto é o cuidado com a maneira de dirigir, um ponto que não poderíamos deixar de abordar é o fato de que muitos motoristas mantêm o pé na embreagem. Esse ponto a desgasta, torna seu funcionamento menos eficaz e exige uma troca com mais frequência. Evite essa prática para trafegar sem grandes dificuldades.

7. Analise a situação da pintura

Sempre que for entrar no carro, dê aquela olhada na pintura e perceba se está tudo OK. Se você consegue manter o carro limpo, então consegue cuidar um pouco melhor da pintura.

O cuidado de perceber a situação da pintura é muito importante, pois essa é uma forma de reparar sempre que alguma parte se desgastar. Nesse caso, os cuidados diários com o veículoenvolvem remover as sujeiras acumuladas durante o dia, como dejetos de animais e outras substâncias.

Para manter a pintura em dia, evite os descascados, oxidação de metais e até mesmo estacionar no sol. Caso a situação já esteja ruim, uma alternativa é repintar o carro.

8. Observe a condição dos vidros

Os vidros são sensíveis e merecem ser analisados diariamente. Um teste importante é conferir a condição do limpador de para-brisa, pois quando eles estão desgastados podem provocar desgaste na borracha e no próprio vidro.

Somado a isso, esteja atento a qualquer trincado ou desgaste. Algumas vezes pedras e outros materiais são lançados e acabam desgastando essa parte.

9. Cheque o volume de água e óleo

Se você é um apaixonado por carro, então sabe que os cuidados diários com o veículo vão além daqueles aparentes. Olhar e verificar o nível de água e óleo é um cuidado muito importante, pois garantem que ele funcione conforme foi programado.

Quando for realizar essa checagem, uma alternativa é olhar também o sistema de arrefecimento (o radiador). Assim você garante que o funcionamento acontece da melhor forma possível.

Agora que você já conhece alguns dos principais cuidados diários com o veículo, não deixe de adotar cada um deles! Essas práticas fazem toda diferença na performance do seu carro e preservam a desvalorização natural.

Se você está pensando em comercializar o seu veículo, então entre em contato com a InstaCarro agora mesmo. Estamos aqui à disposição para facilitar esse momento.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *